| Rio das Ostras Jornal
BRASIL / MUNDO

'Lixômetro' vai medir quantidade de lixo jogado nas ruas do Rio

Medida tem como objetivo conscientizar a população. Contabilização de toda a sujeira será feita pela Comlurb

Depois de liberar a venda de coco nas praias cariocas, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou, nesta quarta-feira (26), que pretende criar o “lixômetro”, um indicador que irá medir a quantidade de lixo jogado nas ruas da cidade.

Quem fará a contabilização de toda a sujeira será a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

Para o prefeito, um dos motivos da grande quantidade de lixo encontrada nas ruas é a falta de educação dos cariocas. E o “lixômetro” ajudaria a conscientizar a população sobre esse problema.

Metas

No dia 7 de dezembro, Paes vai apresentar o plano estratégico da Prefeitura, que contém dezenas de metas. Uma delas, a redução do lixo nas ruas, deverá ser cumprida pela população.

Segundo a prefeitura, a proposta é diminuir a cada ano o orçamento destinado à Comlurb e o dinheiro economizado será investido em outras áreas, como a saúde, por exemplo.

Sem garis

Eduardo Paes também vai escolher um final de semana – sem avisar – para tirar a Comlurb da praia. O objetivo é mostrar para a cidade como a população está sujando demais as areias e os calçadões.

Guardas municipais do Rio treinam luta livre para atuar nas praias

Homens são do Grupamento Especial de Praia (GEP). Mestre afirma que eles estão mais preparados para próximo verão.

O verão se aproxima, as praias ficam lotadas e, com isso, a preparação dos guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) no Rio se intensifica. Na manhã desta quarta-feira (25), trinta guardas municipais passaram por duas horas de treinamento com o mestre Márcio Cromado, que tem no currículo 35 títulos de Mixed Martial Arts (MMA), uma modalidade de luta livre. Os guardas não utilizam armas no patrulhamento. Como a atuação é focada na areia, é preciso bom condicionamento físico para suportar o sol forte e a carga horária de mais de 12 horas de trabalho. Segundo mestre Cromado, o MMA trabalha com todas as artes marciais e, exatamente por isso, é importante para os homens do GEP, que enfrentam todo tipo de situação nas praias do Rio.

“A defesa pessoal e a luta em si, para eles que trabalham com o contato pessoal no dia a dia, acho que é fundamental. O MMA é mais pesado, envolve socos, chutes, pisadas, joelhadas, cotoveladas, imobilizações, acho que é mais a realidade deles”, explicou Cromado.

Essa não foi a primeira vez que os guardas treinaram com campeões de lutas. Em julho, os agentes tiveram aulas com o campeão mundial de vale-tudo Anderson Silva. Em setembro, foi a vez do mestre Nelio Naja ensinar as técnicas do Muay Thai, uma luta taildandesa, para esse grupo.

Guardas enfrentam arrastões e pessoas embriagadas

Arrastões e pessoas embriagadas são algumas das situações que os guardas precisam enfrentar, de acordo com o comandante Marcelo de Sousa. O GEP possui no total 120 homens e a intenção de Sousa é que todos os agentes passem pelo treino de MMA. “O MMA hoje é o que a gente tem de última geração pra defesa pessoal e é importante que a Guarda Municipal esteja preparada para ter essas técnicas misturadas e desempenhar bem seu papel”, disse o comandante.

Segundo ele, as areias trazem dificuldades como a presença de crianças e famílias no momento do incidente.

“A gente entende que esse dia aqui com certeza vai surtir efeito no nosso trabalho durante esse verão e a gente vai estar mais preparado para atender a população carioca”, afirmou Sousa. Ao fim dos treinos, o mestre deu nota 10 para os guardas e também garantiu que as praias do Rio estarão mais seguras: “Acho que é no verão que acontecem as coisas no Rio e com certeza eles estão bem preparados”.

Casos de Aids caem nos grandes centros, mas crescem em cidades menores

Maior crescimento registrado entre 97 e 2007 foi em Ananindeua (PA). Cidades maiores são responsáveis por 52% dos casos acumulados.

Dados do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2009, divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Saúde, mostram que o número de casos de Aids começa a crescer em cidades pequenas, enquanto cai nos grandes centros urbanos. Em 1997, a taxa nas cidades com menos de 50 mil habitantes era oito vezes menor que a das cidades com mais de 500 mil. Em 2007, segundo o órgão, a taxa passou para três vezes. Nos municípios com mais de 500 mil, houve redução da taxa de incidência neste período – de 32,3 casos por 100 mil habitantes em 97 para 27,4 casos por 100 mil em 2007. Ao mesmo tempo, a taxa nas cidades com menos de 50 mil pessoas passou de 4,4 para 8,2. De acordo com o ministério, as cidades maiores são responsáveis por 283.191 casos de Aids (52% dos casos acumulados); as menores por 15,4%. Em 4.867 municípios há pelo menos um caso. Nos municípios com mais de 500 mil, a maior redução aconteceu em Ribeirão Preto (SP) – queda de 72,5%, seguida por Sorocaba (SP), com 55,3%, e Santo André (SP), com 51,7%. Foram registradas taxas estáveis no Rio de Janeiro, Campinas (SP), Brasília e em outras 12 cidades – incluída ai Porto Alegre, que é a cidade com mais de 50 mil habitantes com maior taxa de incidência de casos (111,5 por 100 mil). Nesse quesito – municípios com mais de 50 mil habitantes –, os 20 primeiros colocados são da região Sul. O maior crescimento registrado entre 1997 e 2007 foi na cidade de Ananindeua (PA), com 380%. São Luís (272,1%) e Teresina (254,4%) estão logo atrás no ranking.

No ranking das capitais, Porto Alegre é líder no número de casos de Aids, seguida por Florianópolis e Porto Velho. Na capital gaúcha, a taxa é quase o dobro da capital catarinense (111,5 por 100 mil, contra 57,4). O Rio de Janeiro está em quarto lugar; São Paulo aparece na 12ª posição; Brasília, na 24ª. Palmas é a última colocada.

Histórico

Entre 1980 e junho deste ano, foram registrados 544.846 casos de Aids no Brasil, com 217.091 mortes neste período. Por ano, segundo o ministério, são notificados até 35 mil novos casos no país. Em relação à infecção pelo HIV, a estimativa é que haja 630 mil pessoas infectadas no país. Neste período, a região Sudeste concentra o maior percentual de casos (59,3%), seguida pela região Sul (19,2%) e pela região Nordeste (11,9%).

China anuncia redução de emissão de CO2 em 40% até 2020

EUA apresentarão meta de redução de emissões de gases-estufa em 17%. Brasil anunciou corte voluntário de pelo menos 36,1%.

O governo chinês anunciou nesta quinta-feira (26) meta de redução voluntária entre 40% e 45% na emissão de dióxido de carbono (CO2) por unidade de PIB em 2020, comparando os níveis de 2005, informou a agência de notícias estatal “Xinhua”. Entre 2006 e 2010, a China havia se comprometido a reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 20%.

O novo compromisso, assumido dez dias antes da reunião de Copenhague, supõe que o país dobrará seus esforços no combate às alterações nocivas ao clima. “Esta é uma ação voluntária tomada pelo governo chinês, e constitui uma contribuição fundamental para o esforço global no combate às alterações climáticas”, informa a Xinhua.

Entenda a importância de um novo acordo sobre mudanças climáticas

China e Estados Unidos são os maiores emissores de dióxido de carbono do mundo que ainda resistiam em alterar suas políticas de combate às alterações do clima. Agora, os dois países fazem promessas históricas sobre o tema.

EUA

O presidente norte-americano, Barack Obama, vai participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), e, segundo o jornal “The New York Times”, citando um funcionário da Casa Branca, fará um discurso aos delegados afirmando que os EUA pretendem reduzir as emissões de gases-estufa em 17% até 2020, na comparação com os níveis vigentes em 2005. A meta constava de projeto de lei aprovado pela Câmara dos Representantes no dia 26 de junho (por 219 votos contra 212). Em debate no Senado, uma emenda alterou a meta para 20%. Entre os dias 7 e 18 de dezembro, representantes de 193 países estarão reunidos em Copenhague (Dinamarca) para tentar chegar a um novo acordo sobre a redução das emissões de gases do efeito estufa. O novo acordo, se houver, substituirá o Protocolo de Kyoto, que deixa de vigorar em 2013. Líderes de mais de 60 países já tinham confirmado presença no encontro.

Antes de China e EUA estabelecerem seus objetivos, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, classificou de “desastre” a falta de metas dos dois países para a redução nas emissões de gases do efeito estufa. “O problema é sério. Os dois maiores emissores do mundo dizem que não vão levar número para Copenhague. Isso é um desastre, não vamos minimizar isso. É um desastre, uma frustração”, disse, durante reunião do Conselho Político do governo. Minc

O governo brasileiro anunciou uma “meta voluntária” de redução dos gases de efeito estuda entre 36,1% a 38,9% até 2020 em relação ao que poluiria se nada fosse feito para conter as emissões.

PIB

O cálculo das emissões de CO2 para gerar riquezas é o quociente entre o total de toneladas de CO2 emitidas por um país e seu Produto Interno Bruto (PIB). Isso dá uma medida da eficiência energética e ambiental das economias. Quanto mais eficiente for o país, menor o número.

Entretanto, analistas creem que a meta anunciada pela China não necessariamente significará uma redução nas emissões.

O cálculo chinês é o único a utilizar a mensuração de intensidade de carbono, ou seja, a quantidade de CO2 emitido por cada unidade do produto interno. A China se esforça para tornar as suas fábricas e sua infra-estrutura de energia mais eficientes na utilização de combustível, o que produziria menos gases causadores do efeito estufa. Isso, porém, não significa que os níveis absolutos de carbono seriam reduzidos.

Brasileiro é acusado de violar menino em provador de loja nos EUA

Ataque teria ocorrido durante a ausência da mãe da vítima. Diante de tribunal, brasileiro negou as acusações.

A procuradoria da cidade de Sturbridge, no estado americano de Massachusetts, acusou formalmente um brasileiro de ter violado um garoto em um provador de roupas de uma loja da rede J.C. Penney. O assédio teria ocorrido quando a mãe deixou o garoto sozinho e deixou o local para fazer uma chamada telefônica. Francisco Wellington Barros-Gomes, de 26 anos, que mora em Charlon, foi acusado de ataque indecente e assédio a menor de 14 anos. Ele teve de entregar seu passaporte. Ele declarou-se inocente diante de tribunal. Segundo seu advogado, ele não pode pagar a fiança, estabelecida em US$ 25 mil.

De acordo com a imprensa local, a loja afirmou que está colaborando com a investigação.

Casal 'invade' jantar na Casa Branca e coloca fotos no Facebook

Comemoração em homenagem ao primeiro-ministro indiano ocorreu terça. Michaele e Tareq Salahi estavam sendo cotados para reality show.

A segurança da Casa Branca investiga seus procedimentos de monitoramento, após a revelação de que um casal entrou em um jantar oficial na última terça-feira (24) mesmo não estando na lista de convidados. Michaele e Tareq Salahi, do estado da Virgínia, vestiram roupas de gala e postaram as fotos do jantar no site de relacionamentos Facebook.

O porta-voz da agência disse que o presidente e a primeira-dama não estavam em perigo, já que o procedimento para identificar armas funcionou normalmente entre os cerca de 300 convidados para o jantar de homenagem ao primeiro-ministro indiano Manmohan Singh.

O jornal Washington Post foi o primeiro a noticiar a história e informou que os Salahis são conhecidos na cena country do país e estavam sendo considerados para participar de um reality show. O serviço secreto americano soube da entrada do casal na quarta-feira.

Uma das fotos colocadas por Michaele Salahi no site de relacionamentos Facebook mostra o casal sorrindo ao lado do vice-presidente Joe Biden. Donovan não comentou se o casal foi contatado pelo serviço secreto nem deu mais detalhes da investigação.

Ex-mulher de Berlusconi pede pensão mensal de 3,5 milhões de euros, diz jornal

Pedido de divórcio foi entregue no mês passado. Veronica Lario teria rejeitado oferta de 200 mil euros mensais.

Veronica Lario, ex-mulher do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, pediu uma pensão compensatória de 3,5 milhões de euros mensais (mais de R$ 9,1 milhões) por seu divórcio, publicou nesta quinta-feira (26) o "Corriere della Sera". A publicação assegura que é de 42 milhões de euros ao ano, ou seja, 3,5 milhões ao mês, a quantia que a ex-atriz pedirá a seu marido após apresentar no mês passado o pedido de divórcio por culpa, por não querer aceitar uma separação pactuada.

Divórcio por culpa pode ser exigido por um dos cônjuges sempre e quando existir um motivo que seja atribuído ao outro cônjuge, sempre que houver uma violação grave aos deveres e as obrigações impostas pelo matrimônio. Miriam Raffaella Bartolini, à qual todos conhecem pelo nome artístico de Veronica Lario, rejeitou a oferta de uma pensão de 200 mil euros por mês negociáveis até os 300 mil, feita por Berlusconi, diz o jornal.

Sempre segundo o "Corriere della Sera", Berlusconi já teria depositado entre 60 milhões e 70 milhões de euros nas contas da esposa para a manutenção dos três filhos do casal. Além disso, nas primeiras tentativas de acordo da qual parece será uma longa e dura batalha legal, "Il Cavaliere", o segundo homem mais rico da Itália, se mostrou disposto a deixar sua mulher na mansão Belvedere, a residência de Macherio (nos arredores de Milão) onde até agora viveu com seus filhos. Veronica Lario anunciou o divórcio de Berlusconi em 28 de abril, após saber que seu marido tinha ido à localidade de Casoria para o aniversário de 18 anos de Noemi Letizia. O mal-estar da ex-atriz cresceu com as notícias das noitadas de seu marido com prostitutas de luxo em sua residência romana.

Tudo isso, segundo "Corriere della Sera", levou Veronica Lario, que durante seus 19 anos de casamento com Berlusconi se destacou por sua discrição e preservação de sua privacidade, a apresentar um pedido de divórcio litigioso. A imprensa italiana lança a hipótese que este divórcio se transformará no mais caro da história italiana, sobretudo porque estão envolvidos cerca de 9 bilhões de euros de patrimônio.Lario manifestou que gostaria nos acordos de divórcio tutelar a seus três filhos, Eleonora, Luigi e Barbara, para que recebam o mesmo tratamento que os outros dois, Marina e PierSilvio, do primeiro casamento de Berlusconi com Carla dall'Oglio.

Os cinco herdeiros dispõem de 7,5% do grupo da família, Fininvest, mas Marina preside o editorial Mondadori e Piersilvio é vice-presidente da Mediaset.

Light diz que fornecimento de energia foi restabelecido

Até a madrugada, faltava luz em 4 bairros e 2 cidades. Chuva forte que caiu no início da noite de quarta-feira prejudicou o serviço.

O fornecimento de energia foi restabelecido durante a madrugada desta quinta-feira (26), nos bairros do Rio e nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

De acordo com a empresa, o serviço foi normalizado por volta das 3h.

Quatro bairros sem luz

Segundo a Light, às 2h desta quinta-feira (26), trechos de quatro bairros do Rio ainda estavam sem luz por causa da chuva que atingiu o estado no início da noite de quarta (25). De acordo com a concessionária, partes dos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também estavam às escuras.

Segundo a Ligth, pontos isolados dos bairros Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá (ambos na Zona Oeste), Jardim Botânico (Sul) e na Ilha do Governador (Norte) estavam sem energia.

O fornecimento teria sido interrompido por causa do forte vento, que provocou queda de galhos sobre a rede elétrica.

Além dos bairros citados pela Light, a reportagem do G1 registrou falta de luz também naGávea, na Zona Sul do Rio. No entanto, o bairro não foi citado no balanço da concessionária.

Na terça-feira (24), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a Light teria 48 horas para prestar informações sobre as causas do apagão registrado em parte do Leblon, Ipanema e na Lagoa, Zona Sul, na segunda (23). Cerca de 12 mil clientes foram atingidos com a falta de luz.

Governo das Filipinas anuncia detenção de suspeito de chefiar massacre

Suspeito é filho do governador da província de Maguindanao. Autoridades também informaram que 20 supostos pistoleiros foram detidos.

O governo das Filipinas informou nesta quinta-feira (26) que um integrante de um poderoso clã e suspeito de planejar e executar o massacre de 57 pessoas na região sul do país, na segunda-feira (23), foi detido pela polícia. O anunciou foi feito pelo general Jesús Verzosa. O prefeito de Datu Unsay, cidade localizada na província de Maguindanao, Andal Ampatuan Jr., foi levado em helicóptero a um aeroporto próximo de Maguindanao de onde partiria para Manila, para ser interrogado, disse o secretario do Interior, Ronaldo Puno. Andal Ampatuan, filho do governador de Maguindanao (Andal Ampatuan), negou participação na matança. “Isso não é verdade”, afirmou à imprensa local.

Puno informou ainda que toda a polícia de Maguindanao está sendo investigada.

Mais 20 suspeitos

Pouco antes da detenção de Andal, 20 pessoas supostamente envolvidas nos assassinatos também haviam sido detidas. Esse grupo seria formado por pistoleiros. Durante a operação de detenção do grupo, as Forças de Segurança tomaram o controle de Maguindanao, e desarmaram 200 integrantes de um Exército privado da família de Andal, que controla a província. Na segunda-feira, 100 homens armados sequestraram cerca de 60 civis, que foram levados a uma região montanhosa e executados. Assim que militares iniciaram perseguição começaram a encontrar covas com muitos mortos, entre eles 24 jornalistas e vários advogados dos Direitos Humanos. A presidente das Filipinas, Gloria Macapal Arroyo, declarou estado de emergência por tempo indeterminado na terça-feira (24), afetando as províncias de Maguindanao, Sultan Kudarat e a cidade de Cotabato. A decisão atinge uma população 1,5 milhão de habitantes.

‘Pai do spam’ é preso por participar de fraude por e-mail

Esquema usava mensagens indesejadas com dicas falsas sobre ações. Ao todo, quatro homens foram condenados de 32 a 51 meses de prisão.

Um homem que se autodenomina ‘Pai do spam’ foi condenado à prisão, nos EUA, junto com outros três criminosos, sob acusação de integrar um esquema de fraude de ações com uso de e-mail. De acordo com o agente especial do FBI Andrew Arena, Alan Ralsky, de 64 anos, de Michigan, encheu caixas de e-mail com mensagens indesejada, na tentativa de usar um “botnet” para sequestrar computadores para auxiliá-lo no sistema. Ralsky e seu genro, Scott Bradley, 48, foram condenados a 51 meses e 40 meses de prisão. How Wai John Hui, 51, que mantinha residência em Hong Kong e no Canadá, foi condenado a 51 meses de prisão por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e conspiração para cometer fraude eletrônica, fraude de e-mail e por violar a Lei de Spam. Ex-diretor de uma empresa chamada China World Trade, Hui foi condenado a três anos de liberdade supervisionada e concordou em pagar multa de US$ 500 mil aos cofres dos EUA.

Morador da Califórnia, John Bown, 45, foi condenado a 32 meses de prisão por conspirar para cometer fraudes eletrônica, de computador e de e-mail, além de violar a Lei de Spam, de acordo com o Departamento de Justiça norte-americano.

A fraude ocorreu entre janeiro de 2004 e setembro de 2005, quando o grupo comprou ações baratas de empresas que não estavam muito bem financeiramente, informou o “Inquirer”. Em seguida, eles enviaram spams para milhares de pessoas, com supostas “dicas quentes”, estimulando a compra dessas ações e, conseqüentemente, elevando seu preço. Com as ações em alta, eles venderam todos os papeis que tinham em mãos, deixando os demais investidores com as ações superfaturadas. "A sentença de hoje manda uma mensagem poderosa para os spammers, cujo objetivo é manipular transações financeiras e do mercado através de anúncios ilegais por e-mail", disse o procurador-geral adjunto Lanny Breuer. "As pessoas que utilizam e-mails fraudulentos para elevar os preços das ações e colher lucros ilícitos serão punidos, e eles terão de enfrentar uma pena de prisão significativa", concluiu Breuer.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!