| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS REGIÃO

Motociclistas recebem antenas protetoras contra linha com cerol

Salvar vidas. Este foi o objetivo da iniciativa promovida pela Associação dos Motociclistas de Macaé (Amoto), ao entregar cerca de 300 antenas protetoras contra linha com cerol aos motociclistas da cidade.
A ação foi realizada durante todo o dia de ontem, na praça Veríssimo de Melo, esquinas das ruas Dr. João Cupertino e Dr. Luiz Bellegard. Os motociclistas eram abordados ainda no sinal de trânsito e convidados a colocar a antena, de forma gratuita. Funcionários da Moto Classe Honda e Yamaha - parceiros da iniciativa junto com a Infraero - foram os responsáveis pelas instalações das antenas, que ficam presas próximo ao retrovisor das motos.
A distribuição das antenas é o segundo passo da campanha “Cerol, isso não é brincadeira”, realizada pela Amoto nas escolas municipais. Este ano, os colégios Zelita Rocha de Azevedo, Dr. Cláudio Moacyr e o Ciep Oscar Cordeiro já participaram das palestras de conscientização contra o uso do cerol.
Segundo o diretor presidente da Amoto, Cláudio Ramos, o objetivo da iniciativa é prevenir acidentes com linhas de pipa com cerol, que podem até matar. E apesar de salvar vidas, alguns motociclistas ainda resistem a colocar a antena: “Tem gente que não acha esteticamente bonito, mas mesmo assim é importante colocar para prevenir acidentes”, alertou. Para o motociclista Rafael Porto, a iniciativa da Amoto foi válida: “Com a correria do trabalho, a gente não tem tempo de parar e comprar uma antena dessa. Achei legal essa doação porque a antena ajuda no trânsito, protegendo contra as linhas com cerol, que muitas vezes a gente nem vê”, comentou.
O motoboy Felipe Pereira foi outro que parou um minuto durante o trabalho para colocar a antena: “O cerol é muito perigoso e a gente acaba mais exposto, por andar em todos os locais da cidade e na maioria das vezes com pressa. Nessa época em que as férias escolares estão chegando então é ainda mais importante a gente ficar protegido”, acredita. Além da Yamaha e Moto Classe Honda, que montaram stands na praça, a Macaé Trânsito e Transporte(Mactran) também participou da ação, distribuindo folhetos alertando sobre como utilizar a moto com segurança, alertando para a importância de usar o capacete, entre outros.
Na ocasião, Cláudio também distribuiu folhetos explicativos sobre a campanha contra o cerol e divulgou a Amoto, que entre outras iniciativas, oferece descontos em combustíveis, peças, medicamentos e cursos para os associados.

Nova empresa aérea deverá começar a operar no Aeroporto no próximo dia 20

Ainda neste mês, está previsto o início da operação da empresa aérea Trip, no Aeroporto de Macaé, que deverá realizar voos diários para Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá.
A expectativa foi confirmada ontem pelo superintendente da base, Hélio Batista dos Santos Filho, que apontou a possibilidade da implantação de novos voos, que deverão partir do município com destino ao Aeroporto de Congonhas e outras cidades do interior do estado de São Paulo, até o final deste ano.
O início da operação da Trip, que já realizou o serviço de voos domésticos em Macaé, foi definido durante a reunião entre representantes da empresa e o superintendente do Aeroporto, realizada na última terça-feira (30). Segundo Hélio, o encontro serviu para tratar da implantação da área de check-in e do box de apoio aos passageiros. “Está praticamente certo o início da operação da Trip. Essa empresa já realizou o transporte de passageiros domésticos em Macaé e o seu retorno representa o crescimento da demanda do serviço em nossa cidade”, informou Hélio.
De acordo com o superintendente, a empresa já apresentou a proposta de permissão para a utilização das novas linhas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que autorizou a operação do serviço. A expectativa é que as viagens sejam realizadas em uma aeronave modelo TR-42, com capacidade para 50 passageiros. “O início da operação do serviço depende apenas da empresa. Na reunião, ficou definido que os voos deverão ser iniciados no próximo dia 20. Da nossa parte já está tudo liberado”, garantiu Hélio.
Após receber representantes da Trip, Hélio se reuniu na última quarta-feira com profissionais da empresa aérea Pantanal, segunda empresa que apresentou interesse em realizar o serviço de voos domésticos no Aeroporto de Macaé neste ano. O superintendente explicou que a ideia é que voos diários partam de Macaé em direção a todos os aeroportos onde a Pantanal opera, entre eles o Aeroporto de Congonhas, no centro da cidade de São Paulo. “O Aeroporto de Congonhas também já liberou a operação dos voos que partirem de Macaé em direção a capital paulista. Além disso, a empresa tem a ideia de realizar voos para algumas cidades do interior de São Paulo, aumentando assim o número de destinos. Acredito que até a segunda quinzena de agosto esse serviço também comece a operar”, disse Hélio.
Diante do interesse das duas empresas em operar no Aeroporto de Macaé, além dos contatos realizados com outras empresas de transporte aéreo, Hélio disse acreditar que o serviço se tornará mais acessível aos passageiros do município. “Com a chegada de novas empresas, aumenta a concorrência do serviço, contribuindo assim para a redução do preço da tarifa. Outras empresas também já entraram em contato com a gente para saber informações sobre o Aeroporto. Isso significa o crescimento da importância da cidade”, apontou o superintendente.
Para receber os novos voos, a superintendência do Aeroporto de Macaé determinou a realização de alguns reparos na pista de pousos e decolagens. De acordo com Hélio, a medida tem como objetivo garantir a segurança do transporte dos passageiros. “Os reparos foram realizados no piso da pista, como a recuperação de alguns trechos avariados do asfalto. Esse é um procedimento de rotina, que foi intensificado devido ao início de novos voos”, garantiu. Voos internacionais Seguindo os passos do Aeroporto de Cabo Frio, o Aeroporto de Macaé começa a estudar a ideia de receber também aeronaves que realizam voos internacionais para serviço de transporte de cargas. O assunto foi debatido entre o superintendente da base e membros do departamento de logística de cargas da Infraero, durante uma reunião realizada em Brasília, na semana passada. “A Infraero tem o interesse de que esses voos sejam realizados também no Aeroporto de Macaé. Essa demanda existe no município, o que contribuiria também com a principal atividade econômica da cidade”, disse Hélio.
No entanto, para que a ideia se torne realidade, Hélio afirmou que é preciso uma maior vontade política do poder executivo do município em apresentar à presidência da Infraero o potencial econômico da cidade, para que esse serviço possa ser implantado no município. “O município já mostrou interesse pelo serviço, mas isso ainda não foi oficial. Estou solicitando ao poder executivo a presença de um secretário que conheça o potencial econômico da cidade para apresentar esses dados à presidência da Infraero para que esse entendimento inicial, acabe se tornando uma realidade em um futuro bem próximo”, afirmou o superintendente.
Definida equipe que vai representar Macaé no Mundial de Kart
Com apoio da prefeitura e da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Macaé foi escolhida para sediar o maior campeonato de kart Indoor do mundo, o “Indoor kart World Championship 2009” (IKWC), que acontecerá nos meses de julho e agosto.
Cerca de 120 pilotos de todas as partes do mundo virão e a cidade terá também a sua equipe, que foi definida através de uma seletiva. Para a realização do campeonato, já está sendo adaptada uma pista em uma área coberta de 10 mil metros quadrados.
Puderam participar da seletiva todos os pilotos que estejam atuando no esporte, que estavam filiados e que já participaram de corridas profissionais realizadas pela Associação Macaense de Kart. Na seletiva, foram realizadas seis baterias de 12 minutos cada, em que todos os pilotos inscritos correram entre si e em karts sorteados. No final de todas as baterias foram somados os pontos com um descarte do pior resultado. Os quatro pilotos mais pontuados ficaram com as vagas de Macaé, cidade sede do evento. Os competidores definidos foram: em primeiro lugar, com 43 pontos, Willian Robert (Convidativa - Água Vale do Sol – Puma - Yamalagos). Em segundo lugar, totalizando 40 pontos, Bruno Vieira (Cantinho do Sabor). Na terceira colocação, Roberto Tutomi (Convidativa - Puma – Asics), com 37 pontos. A quarta vaga ficou com Hélder Miloch, que terminou a seletiva com 35 pontos. Willian, que também é representante da Associação Macaense de Kart, está confiante e acredita na conquista de bons resultados. "Estamos aguardando a pista ficar pronta para que possamos começar a treinar. Como a pista é nova e o traçado é desconhecido de todos, os pilotos terão igualdade de condições para as disputas. Nosso objetivo é levar o nome de Macaé ao local mais alto do pódio", relevou. O Kart World Championship (KWC) é realizado na América do Norte e na Europa. Pela primeira vez acontece em Macaé. O campeonato, constituído de seis corridas, tem duração de uma semana. A expectativa é de que quatro mil pessoas compareçam para assistir as disputas. Além do KWC, acontecerão também as disputas do Campeonato Brasileiro de Cadete, que é a corrida de kart para crianças de até 12 anos e a Copa das Nações, com quatro pilotos de países distintos.
Mostra de Dança de Rua movimenta Teatro Municipal
Depois de explodir nos anos 80 nos Estados Unidos, a Dança de Rua se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. E
com todos os ingredientes latinos, o Programa Art Luz abraçou o movimento e promove nesta sexta-feira, dia 3, a Mostra de Dança de Rua - Encontro das Ruas - no Teatro Municipal, às 19h30, com entrada franca.
De acordo com o produtor artístico do programa, Rafael Cassius, a mostra constará com apresentação de todos os alunos dos pólos do programa e da Cia de Dança Art Luz. “Cada núcleo já promoveu o seu encontro em suas respectivas ruas e agora todas se apresentarão no teatro”, declara Rafael. Os núcleos que terão representantes serão: Aeroporto, Malvinas, Morro de São Jorge, Fronteira e Morro de Santana. O objetivo deste evento, segundo o produtor, é divulgar a dança de rua e promover um intercâmbio entre os núcleos. “Será um evento informal, onde haverá uma interação com a platéia entre outras atividades surpresas”, finaliza. Para Sheila Polly, presidente da Fundação Macaé de Cultura e Secretária de Cultura, a dança de rua possui uma repercussão mundial que retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo.
Grupamento da Guarda de Macaé combate incêndio no Parque Atalaia
Esta semana o Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé combateu incêndio na área de amortecimento do Parque Municipal Atalaia.
O incêndio foi detectado pela equipe do Projeto da Patrulha Aérea de Prevenção Ambiental, Reconhecimento, Apoio, Salvamento e Informações – Paparasi da Guarda Municipal de Macaé, realizado com ultraleve.
Logo ao constatar o fogo, foi feito comunicado ao gerente do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda, Madson Nazareno, que realizou, com sua equipe, varredura na área serrana de Macaé. Foram encontradas diversas armadilhas para pássaros, como a arapuca, que é feita com pequenos pedaços de gravetos; o alçapão; o lacinho; ratoeira e armadilha para tatu. Vários sanhaços e papa-capim foram encontrados nas armadilhas, que foram recolhidas e os pássaros soltos pela equipe de Meio Ambiente da Guarda. O Grupamento de Meio Ambiente da GM O Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé foi criado em 2007, possui 24 homens e tem diversas atribuições. Todos do grupamento trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo a população 24 horas. As ações do Grupamento são realizadas nas praias dos Cavaleiros, Pecado, Campista e Barra; Lagoa de Imboassica; Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; Parque Atalaia e na serra macaense. O Grupamento mantém parcerias com o Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Marinha do Brasil; Policias Militar, Florestal e Federal; Empresas Bj do Brasil e Sampling; Poço das Antas; Instituto Chico Mendes; Guarda Florestal de Rio das Ostras; Escola de Pescadores; Defesa Civil de Macaé e de Carapebus e subsecretaria de Comunicação Social de Macaé. A equipe do Grupamento ajuda o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios e já foram solucionados 80% dos focos de incêndios detectados; 377 animais foram capturados, uma média de 20 por mês. Logo após o resgate, os animais são levados para tratamento com veterinário da Prefeitura de Macaé e soltos em seus habitats naturais. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-2820949 ou 2773-0466, ou ainda pelo 153.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!