| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS REGIÃO
Prefeitura garante saúde bucal para população de Casimiro de Abreu
Neste mês a Secretaria de Saúde viabilizará algumas novidades para beneficiar ainda mais a população de Casimiro de Abreu: a contratação de um odontopediatra (dentista especialista em tratamento com crianças) e a colocação de prótese dentária, através do Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona por conta de uma parceria entre o Governo Municipal e Governo Federal.
Segundo a coordenadora do CEO, Débora Motta, serão oferecidas 10 próteses dentárias por mês, sem qualquer custo para o interessado, e a disponibilidade de um profissional específico para atendimento infantil facilitará ainda mais a agilidade nos serviços oferecidos pelo Centro.
O Centro de Especialidades Odontológicas tem uma equipe de dentistas especialistas em ortodontia (correção dentária – colocação de aparelho), periodontia (tratamento de gengiva), endodontia (tratamento de canal), bucomaxilo (cirurgias, extração), e ainda um profissional específico para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais. Cerca de 500 atendimentos são realizados por mês.
Para se dar uma idéia da importância de serviços como estes viabilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, um canal na rede particular custa em média R$ 600. No CEO todo o tratamento é de graça, incluindo a manutenção, quando um paciente coloca aparelho para a correção dos dentes.
É válido ressaltar que antes do tratamento especializado, a comunidade tem a disposição a saúde básica bucal. Esse programa é oferecido em 10 postos da Estratégia Saúde da Família existentes no município. Todos eles possuem um consultório dentário, onde tratamentos básicos como os de limpeza, obturação e extração são realizados.
“É fundamental que o primeiro atendimento aconteça em um destes postos. A partir da avaliação feita pelos dentistas da saúde básica, os pacientes podem ser encaminhados para um tratamento mais especializado, oferecido no CEO”, informou a subsecretária de Saúde, Magna Miranda.
Para os interessados em cuidar da saúde bucal é necessário procurar uma das unidades da ESF para agendar uma consulta.
Prefeitura fará parceria com Estado para gerenciar Hospital de Barra de São João
O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos de Lemos Machado, esteve com o secretário de Estado de Saúde no último dia 18 para definir as diretrizes para o Hospital Regional de Barra de São João, que pertence ao Governo do Estado.
O prefeito declarou que o entendimento foi a criação de um consórcio entre Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Rio das Ostras e o Estado para gerenciar a unidade hospitalar e transformá-la em um policlínica com especialidade a ser definida de acordo com os anseios da população.
A primeira medida para a formalização da parceria, segundo ele, é a formação de uma comissão das duas esferas para apurar as principais necessidades do Hospital Regional.
Antônio Marcos informou que a Secretaria de Estado de Saúde se comprometeu em construir , em curto prazo, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no distrito Tamoios, de Cabo Frio.
No mais, o prefeito anunciou a compra de duas ambulâncias, sendo uma para ficar a disposição 24 horas para fazer o resgate de vítimas de acidentes na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no distrito Barra de São João.
Antônio disse ainda que a Prefeitura cederá um espaço para a instalação de um batalhão para o Corpo de Bombeiros, que auxiliará no apoio aos resgates e fará também atendimentos especializados.
Estiveram presentes à reunião com o secretário Sérgio Côrtes o vice-prefeito de Casimiro de Abreu, Heleno Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores, João Medeiros e o prefeito de Cabo Frio, Marquinhos Mendes.
O prefeito Antônio Marcos e o secretário de Saúde de Casimiro, Evaldo Scarpini já se reuniram com o atual diretor geral do Hospital Regional de Barra de São João, o médico Ronaldo Monte Santo, para estreitar o diálogo entre município e Estado a fim de acelerar o pleno funcionamento da unidade hospitalar e beneficiar a população.
É válido ressaltar que a Prefeitura mantém o Hospital Municipal Casimiro de Abreu com todas as especialidades médicas e proporciona atendimentos de emergência e ambulatoriais com qualidade e eficácia.
Ainda sobre resgate, uma estudante, moradora de Barra de São João, foi atropelada na Avenida Amaral Peixoto coincidentemente um dia antes de o prefeito Antônio Marcos se reunir com o secretário de Estado para cobrar providências para o Hospital Regional. A vítima esperou por socorro por mais de uma hora e faleceu dois dias após o acidente.
Antônio Marcos, o vice-prefeito de Casimiro de Abreu e o presidente da Câmara de Vereadores estiveram com os pais da estudante para prestar solidariedade e informar sobre as providências que o Poder Executivo e Legislativo estão tomando para mudar a situação da saúde no distrito.
Prosseguem obras dos laboratórios na Cidade Universitária
A prefeitura de Macaé continua as obras de construção dos laboratórios dos cursos de Química e Farmácia da Cidade Universitária.
As instalações vão atender provisoriamente aos cursos de graduação até que sejam concluídas as obras dos dois novos prédios do complexo, que devem começar ainda este ano. Também estão sendo construídos um pórtico e uma guarita, para a segurança de todo o local.
A obra acontece em parceria entre o município e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Está previsto também o início da construção dos laboratórios dos cursos de Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição e Biologia, que ficarão situados ao lado da Cidade Universitária. A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, acompanha a construção dos laboratórios, juntamente com a equipe da secretaria de Educação e coordenadores e representantes dos Institutos dos cursos sediados em Macaé. Segundo a secretária, os laboratórios servirão aos alunos de todos os cursos existentes, tornando possível centralizar todas as atividades que antes eram realizadas fora do campus universitário. As obras do laboratório, do pórtico e da guarita estão sob a responsabilidade da Construtora M. Alves e estão orçadas em R$ 895.685,25. Atualmente, a Cidade Universitária, é composta por dois prédios que incluem setor administrativo e outro com 30 salas de aula.
Saúde: Programa DST/HIV/AIDS participa do 13º Educaids
A equipe do Programa Municipal DST/HIV/AIDS da secretaria de Saúde de Macaé, participa a partir desta quarta-feira (1) do 13º Educaids, no Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo.
Com o tema “Da Violência à Solidariedade”, o evento é voltado para educadores e profissionais de saúde que trabalham com a prevenção da doença. O objetivo é mobilizar educadores de todo o país no apoio a uma política de Educação Preventiva. O Educaids prossegue até sábado (4).
O Educaids visa estimular e valorizar iniciativas de projetos e metodologias desenvolvidas por educadores, nas escolas e comunidades, que abordam assuntos sobre gravidez não planejada, sexualidade precoce e condições sociais desfavoráveis, comentou a coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS, Vera Andrade. Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, a participação dos educadores e profissionais de saúde no Educaids tem como objetivo qualificar as ações de prevenção e controle da epidemia de AIDS e DST. “O profissional que busca sempre a qualificação, amplia o acesso da população à informação, à educação e prevenção à Aids”, ressaltou Eduardo Cardoso. O tema desta edição,discute a violência do preconceito que rotula portadores do HIV e seus familiares e que atingem os idosos e os jovens. O evento conta com palestras, debates, painéis sobre violência, sexualidade e DST.
Equipe do Meio Ambiente resgata tartaruga marinha em extinção
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb) de Macaé resgatou esta semana uma tartaruga marinha da espécie Cabeçuda.
De acordo com informações da bióloga do setor de Fauna da Secretaria, Carmem Daumas, o animal recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado na tarde desta segunda-feira (29), para o Protejo Tamar da Petrobras, localizado na cidade de Campos dos Goytacazes.
Ela conta que o animal era jovem e media em torno de 25 centímetros. A tartaruga estava bastante debilitada quando chegou à secretaria. A tartaruga cabeçuda está em extinção e ela poderá crescer até um metro de diâmetro. Ela deve ser preservada para garantir que novas tartaruguinhas nasçam- acrescentou. A bióloga diz ainda que é muito importante a participação da sociedade, quando encontrar um animal, principalmente se ele estiver na lista de espécies em extinção.Quem encontrar um animal, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, pelo telefone: (22) 2762-4802, setor de Fauna. A tartaruga Cabeçuda é a que ocorre em maior número no Brasil e a que faz o maior número de desovas em nossas praias, tem a cabeça proporcionalmente maior do que as outras espécies, chegando a medir 25 centímetros e é também chamada de tartaruga mestiça. Seu dorso é marrom e o ventre é amarelado. A carapaça tem medida curvilínea média de 110 centímetros de comprimento e o peso médio do animal é de 150 kg, embora alguns exemplares cheguem a 250 quilos. A carapaça possui 5 pares de placas laterais, sendo que as placas são justapostas, a coloração é marrom-amarelada, a cabeça possui 2 pares de placas (ou escudos) pré-frontais e o tamanho é grande e relativamente desproporcional ao corpo. Esta espécie é onívora, podendo se alimentar de crustáceos, principalmente camarões, moluscos, águas-vivas, hidrozoários, ovos de peixes e algas. Habitam normalmente profundidades rasas até cerca de 20 m. Existem registros de mergulhos até cerca de 230 m de profundidade. Suas mandíbulas poderosas lhe permitem triturar as conchas e carapaças de moluscos e crustáceos.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE