Prefeito Carlos Augusto assina termo de adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida
Convênio entre Município e União vai beneficiar famílias de baixa renda e servidores públicos
Com o objetivo de diminuir o déficit habitacional em Rio das Ostras, os governos municipal, representado pelo prefeito Carlos Augusto, e federal, por intermédio da Caixa Econômica Federal, firmaram o termo de adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
O Programa “Minha Casa, Minha Vida” vai viabilizar a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada.
Em Rio das Ostras, o programa vai garantir, a princípio, unidades habitacionais para famílias de baixa renda e para os servidores municipais. “As Secretarias de Planejamento e de Urbanismo e Obras, além do Fundo Municipal de Habitação, estão se reunindo para verificar uma área que atenda às necessidades do programa. O objetivo também é reduzir o déficit habitacional na cidade”, declarou a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira
As famílias com renda até 3 salários mínimos, terão subsídio integral com isenção do seguro. Aquelas com renda de 3 a 6 salários mínimos, terão aumento do subsídio parcial em financiamentos com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor. As famílias com renda de 6 a 10 salários mínimos terá um estímulo à compra, com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor.
O “Minha Casa, Minha Vida” vai compatibilizar a prestação da casa própria com a capacidade de pagamento da família. Entre os benefícios do Programa para os participantes estão o pagamento da 1ª prestação somente na entrega do imóvel, o pagamento opcional de entrada nos casos de financiamento, o comprometimento máximo de 20% da renda para financiamento, a redução do risco do financiamento com o Fundo Garantidor, o barateamento do seguro, a desonerações de custos cartoriais, a desoneração fiscal com a redução da alíquota do Regime Especial de Tributação da Construção Civil (RET) de 7% para 1%, substituindo a incidência de impostos e a regionalização do custo dos imóveis. Além disso, tem um papel estratégico na regularização fundiária urbana, fundamental para complementar o acesso à moradia.
Rio das Ostras realiza Caminhada na Natureza no próximo domingo
Rio das Ostras realizará no próximo dia 21 de junho a 6ª Caminhada da Natureza do Circuito Eco-Rural. A trilha de 10 km estará aberta aos caminhantes a partir das 9h e o ponto de encontro é a Praça Waldemar Barcellos, em Cantagalo, zona rural da cidade.
Qualquer pessoa pode participar, sem restrição de idade, já que a prática não é competitiva. Um dos objetivos do evento é incentivar esportes populares, além de incrementar a atividade turística.
O percurso terá dois postos de controle, onde o participante contará com apoio da equipe organizadora e receberá o carimbo na Caderneta de Caminhada. Quem tem a caderneta deverá levá-la para participar do evento. Aqueles que ainda não têm o documento poderão obtê-lo no local, ao fazer a inscrição.
Este esporte na natureza faz parte do Circuito Internacional de Caminhadas e conta com o apoio de entidades internacionais, entre outros parceiros que promovem esportes populares.
O evento é uma realização das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio da Anda Brasil, Emater, Associação dos Produtores Rurais e Associação de Caminhantes de Rio das Ostras.
Os interessados podem obter mais informações na sede da Secretaria de Turismo ou pelo telefone (22) 2764-6345.
Rio das Ostras realiza tradicional Festa de São João
Evento começa nesta sexta-feira, dia 19, e termina na quarta-feira, dia 24, com uma procissão
Começa nesta sexta-feira, dia 19, a tradicional Festa de São João, no bairro Operário, em Rio das Ostras. As comemorações vão até domingo, dia 24, com shows, brincadeiras, missa e procissão. A abertura acontece às 18h, e às 19h30 haverá uma missa. Às 22h, se apresenta o grupo Sanfoneiro.
No sábado a missa acontece às 19h30 e na seqüência se apresentam Duda Queiroz e Baiaco do Forró. No domingo, a abertura será às 9h, junto com o Domingo Alegre, que termina às 13h. Às 10h, haverá uma disputa de futebol entre Clube Kabinda (time da segunda divisão da África) contra a seleção local, no Estádio Julieta Carvalho Vianna.
A partir de 18h, o público pode começar a se divertir com o som mecânico. Às 19h30 haverá a missa e logo depois, às 20h30, acontece o desfile que vai escolher a Garota Operário. Às 22h30 se apresenta Nenel do Forró. A festa termina na quarta-feira, com uma missa e procissão, às 18h30.
A Festa de São João é uma realização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Rio das Ostras. A organização é da Associação de Moradores e Amigos dos Bairros Operário, Peroba, Casa Grande e Residencial Camping do Bosque (AMABO).
Prefeito de Rio das Ostras solicita ao governo do Estado reforço na segurança
Foram solicitados mais viaturas, policiais civis e militares
Com o intuito de intensificar a segurança pública em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto encaminhou essa semana um ofício ao Secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, solicitando reforço no contingente e no número de viaturas das polícias Civil e Militar no município.
“Ajudamos financeiramente a polícia, mas não podemos contratar policiais. Precisamos dessa parceria com governo Estadual. Por isso estamos mostrando a eles a nossa realidade, que é a de um dos municípios que mais cresce no país, e solicitando uma polícia mais condizente com as nossas necessidades”, destacou o prefeito.
Para dar mais autonomia ao município, a guarda municipal está sendo reformulada. Foi criada a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, que está tendo todo o seu efetivo capacitado e parte do grupo passará a utilizar armas não letais.
Para auxiliar às polícias, a Prefeitura realiza, regularmente, através da Guarda Municipal, várias ações como patrulhamento em bairros, operações em horários de maior movimento nas áreas comerciais e no trânsito.
O governo municipal doou o terreno e construiu a Delegacia Legal, cedeu viaturas às policias Civil e Militar e custeia, regularmente, a manutenção desses carros.
O efetivo da Guarda Municipal foi aumentado de 283 para mais de 580 agentes capacitados. Os guardas auxiliam polícia, bombeiros e departamentos de transporte estaduais, atuando em combate a incêndios, controle do trânsito, patrulhamento, salvamentos marítimos, dentre outras ações de competência do Estado.
Riostrense Esporte Clube está na semifinal do Campeonato Estadual de Juniores de Futebol
Time profissional estreia dia 16 de julho na segunda divisão do carioca
O município de Rio das Ostras tem se destacado no cenário estadual de futebol. O time Riostrense Esporte Clube está na semifinal do Campeonato Estadual de Futebol da Segunda Divisão, na categoria juniores, e disputa, no próximo sábado, dia 20, às 15h, no Estádio Julieta Carvalho Viana, no bairro Operário, a passagem para a final contra o time do ArtFlu.
O time profissional do Riotrense, que estréia na segunda divisão do Campeonato Carioca de Futebol contra o Profut no dia 16 de julho, realiza um amistoso neste domingo, dia 21, às 10h, contra a Seleção de Angola, também no Estádio do Operário.
O Riostrense Esporte Clube é o mais novo representante do futebol do município e conta com o apoio de vários empresários da cidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!