NOTICIAS REGIÃO | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS REGIÃO

Obras na Câmara seguem em ritmo acelerado
Na semana passada, após a última sessão ocorrida no Palácio do Legislativo, o presidente da Câmara Paulo Antunes (PMDB) fez nova vistoria nas obras de reforma do histórico prédio localizado no Centro. 
O imóvel, segundo o parlamentar, vai ficar todo renovado também em seu visual, buscando retornar ao que era há mais de uma década, quando chegou a se transformar num ponto turístico. 
“A pintura será ocre e o plenário vai ser igual ao de 13 anos atrás”, explicou o presidente, que foi também o responsável pela última reforma do espaço. Com o avanço das reformas no prédio, as sessões da Câmara já foram transferidas para a Sala de Audiências do Fórum - também no horário das 10 horas. Contudo, em função dos feriados de 21 e 23 de abril (Tiradentes e São Jorge, respectivamente), as reuniões não ocorreram esta semana.
Entretanto, a partir de agora, as sessões deixam de acontecer às quartas e passam a ocorrer às terças-feiras. Além da reforma no prédio que abriga a sede do Poder Legislativo, Paulo Antunes inovou ao firmar parceria com a prefeitura e também assumir a gerência da Praça Ge Sardemberg, em torno da Câmara. O local também está sendo reformado.
O vereador adiantou que a praça vai receber chafariz e iluminação especial. “Estamos nos empenhando para entregar não apenas um imóvel reformado à população, mas um lugar que se torne referência e orgulho de todos os macaenses”, disse. A expectativa é que a entrega da estrutura reformada seja feita durante as comemorações do aniversário de Macaé, no dia 29 de julho. Depois disso, setores do Legislativo como arquivamento e controle interno devem continuar no prédio da Rua Télio Barreto.
CPI ouvirá dois funcionários lotados no TCE-RJ na próxima quinta-feira
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio criada para investigar fatos relativos a denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) já indiciados pela Polícia Federal realizará uma reunião na próxima quinta-feira (30), às 10 horas, na sala 311 do Palácio Tiradentes. 
Foram convidados para depor Maria Verônica Madureira, técnica analista do tribunal, e José de Azevedo Santos, serventuário da Justiça, requisitado para o TCE-RJ.
De acordo com a presidente da CPI, deputada Cidinha Campos (PDT), o objetivo da comissão é ouvi-los para aprofundar a ligação de ambos com o conselheiro José Gomes Graciosa. "Maria Verônica é funcionária do tribunal e chefe de Gabinete do conselheiro. Ela é citada em um e-mail como suposta facilitadora de transações envolvendo dinheiro. Já em relação a José Antônio, a comissão conseguiu informações sobre possíveis negócios imobiliários envolvendo ele e Graciosa, que seriam suspeitos. Iremos averiguar tudo nesta reunião", explicou a pedetista.
Casimiro de Abreu discute a implantação de trem
A equipe da Secretaria de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu participou no último dia 17 do seminário Rio Nos Trilhos, que aconteceu no Centro Cultural Leopoldina, no Rio de Janeiro.
O Seminário abordou tendências e novas tecnologias para as ferrovias no Brasil e no mundo. Também foram apresentados trabalhos brasileiros para implantação de trens de alta velocidade no trecho Rio-São Paulo e representantes de instituições como Fundação Vale do Rio Doce e CBTU falaram sobre projetos e financiamentos. Durante o evento, o subsecretário de Turismo, Maurício Weichert, aproveitou para fazer contatos com estes representantes, assim como com o professor Eduardo David da COPPE-UFRJ, que possui um projeto de trem magnético de alta velocidade para uma possível implantação em Casimiro de Abreu.
Maurício também conversou com o secretário de Turismo de Rio das Ostras, Alan Machado, para tentar trazer, em setembro, uma locomotiva com carros de passageiros, que foi recentemente reformado pelo Governo do Estado, para uma passagem comemorativa nos municípios de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.
PARCERIA 
No dia 23 de abril, o subsecretário Mauricio esteve em Rio das Ostras para dar continuidade a parceria para trazer para a região a locomotiva. Ficou acordado que cada município iria arcar com parte dos custos do estudo de viabilidade, que será feito pelo professor Eduardo David, e com os custos de trazer a locomotiva para os municípios.
A ideia é fazer uma semana comemorativa na região, durante o feriado de 7 de setembro em Rio das Ostras e durante a festa da cidade de Casimiro de Abreu que comemorará 150 anos no dia 15.
Município capacita educadores e líderes comunitários para o Programa Agenda Água na Escola
Desenvolver um programa de mobilização e educação ambiental para gestão das águas através da capacitação de professores e da formação de Jovens Gestores Ambientais. 
Esse é o principal objetivo do programa “Agenda Água na Escola”, que foi iniciado no último dia 16 em 22 municípios do estado. Casimiro de Abreu foi o primeiro pólo a receber a capacitação. Aproximadamente 50 educadores e lideres comunitários de três municípios (Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio Bonito) participaram dos dois dias de treinamento.
Na oportunidade, os secretários de Educação e Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, respectivamente, Maria Inês Ávila e Marco Antônio Lobo, a coordenadora geral do Programa Agenda Água na Escola, Fátima Casarin e a representante do Comitê de Bacia Lagos São João - RJ, Denise Pena, assinaram um termo de compromisso para execução do Programa nas escolas do município. Ao todo, 110 unidades de ensino participarão do Programa. Em Casimiro, as escolas participantes são E.M. Christiane Siqueira Salles de Carvalho, E.E. Mataruna, E.M. Pastor Abel de Souza Lyrio e CIEP Brizolão 406 Ludevis Teixeira Bastos. Cerca de 80 alunos do município estarão envolvidos no Programa.
De acordo com Fátima Casarin, a intenção é mobilizar diferentes segmentos sociais e uma rede de parceiros institucionais (rede de ensino municipal e estadual, Comitês de bacia hidrográfica, consórcios e associações não governamentais) para o desenvolvimento do programa. “Os cursos e ações promovidas pelo Programa pretendem contribuir na promoção de condições para que os diferentes segmentos sociais participem ativamente na gestão integrada das bacias hidrográficas e possam intervir positivamente na adoção de políticas sustentáveis e de participação da Agenda 21 Local e de Comitês de Bacia”, afirmou Fátima.
A diretora do departamento de meio ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Renata Gomes, explica ainda que o programa irá formar grupos de jovens gestores ambientais que, ao longo do ano, monitorarão rios e lagoas da região, formulando uma agenda de ações para recuperação e conservação ambiental. “A ideia é incentivar o envolvimento dos jovens no processo de gestão integrada do ambiente. Além disso, o Programa pretende também monitorar e controlar a ocupação e conservação da Faixa Marginal de Proteção (FMP)”, disse.
O Programa Agenda Água na Escola, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é implementado na região através de uma parceria entre a ONG Gema – Grupo de Educação para o Meio Ambiente, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e a Secretaria de Estado do Ambiente.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!