Há um ano e
meio, Jonatam trabalha com Heitor da Silva Martins, 7 anos, aluno do 2º ano,
portador de Transtorno do Espectro Autista de grau severo e com deficiência
física que prejudica a sua locomoção – anda na ponta dos pés.
“Venho me
especializando nesse campo. Fiz um diagnóstico para entender o Heitor. Às vezes
ele fazia as aulas e logo depois rejeitava. Tinha aulas em que ele era
agressivo com os colegas e chutava tudo que via pela frente”, declara o
professor.
O conhecimento
e a persistência não fizeram Jonatan desistir do aluno. A recompensa veio nesta
semana. Pela primeira vez, o menino participou de 45 minutos de aula: fez o
circuito psicomotor, atividade de pareamento de cores, brincou de pique abraço,
fez cabo de guerra e futebol de pano. Os colegas socializam com ele.
“Não podemos
romantizar a Educação, mas não devemos ter medo, e ser ousados. A mensagem que
deixo para os colegas é jamais desistir de um aluno. Nós podemos fazer a
diferença na vida deles”, declarou Jonatan.
100% de
inclusão
Terceiro lugar no País entre os municípios que melhor aplicam recursos dos royalties na Educação e 8ª colocado no estado nos anos iniciais, Casimiro de Abreu é um dos poucos municípios no Brasil com 100% de alunos com deficiência em idade escolar nas salas de aula. Atualmente, são 525 pessoas nessa condição matriculadas na rede de ensino municipal.
A Inclusão precisa acontecer em todos os ambientes da sociedade e nas escolas
isso não poderia ser diferente, já que estamos contribuindo para a formação de
cidadãos.
“ Nesse
sentido, as aulas de educação física são um marco para nossos alunos inclusos.
Temos profissionais comprometidos não somente com o desenvolvimento motor e
cognitivo das crianças, mas que se preocupam com a socialização entre os
alunos”, concluiu o coordenador municipal de Esportes da Semed, Amarildo
Berbert.
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