Onda de vandalismo atinge transporte público em Petrópolis: Ônibus e pontos de ônibus sofrem prejuízos | Rio das Ostras Jornal

Onda de vandalismo atinge transporte público em Petrópolis: Ônibus e pontos de ônibus sofrem prejuízos

Em um dos ônibus, vândalos arrancaram o estofado 
de três bancos. — Foto: Reprodução / Setranspetro

Atos criminosos prejudicam passageiros e geram custos adicionais para as empresas, impactando diretamente no valor da tarifa.

Uma das empresas que atuam no transporte público de Petrópolis identificou, pela segunda vez em cinco dias, um ato de vandalismo em um de seus ônibus. Desta vez, o veículo zero quilômetro teve sua placa traseira completamente danificada neste domingo (14). O mesmo tipo de ocorrência foi registrado na última terça-feira (9), na mesma linha.

Outra empresa também enfrentou situações semelhantes. Estofados de três bancos foram totalmente destruídos apenas durante a viagem de 13h.

Além dos ataques aos ônibus, os abrigos de pontos de ônibus instalados recentemente pela Prefeitura de Petrópolis têm sido alvo de vandalismo. Mais de 70 dessas estruturas foram montadas em toda a cidade, porém, estão sendo furtadas, pichadas e danificadas.

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) se pronunciou, destacando que os atos de vandalismo nos ônibus são frequentes e prejudicam não apenas os passageiros, mas também impactam no custo operacional, refletindo no valor final da tarifa.

Conforme dados fornecidos pelo sindicato, o conserto de danos causados por vandalismo pode exigir horas de trabalho e custos significativos. Um banco rasgado, por exemplo, pode levar até cinco horas para ser reparado, custando em média R$ 280. Já uma pichação interna requer até seis horas de trabalho e cerca de R$ 200 em materiais de limpeza e pintura. Esses custos adicionais, se excessivos, acabam sendo repassados e afetam diretamente o bolso dos passageiros.

Além disso, o vandalismo também resulta em inconvenientes para os passageiros, que muitas vezes precisam esperar mais tempo devido a necessidade de reparos nos veículos.

Em nota, o Setranspetro destaca que as empresas já estão intensificando a vigilância por meio das câmeras de circuito interno e incentiva os passageiros a denunciarem qualquer ato de vandalismo à Polícia Militar, ressaltando que a depredação de ônibus é crime previsto em lei.

Por Rhayssa Motta, g1 — Petrópolis

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE