Pessoas com transtornos mentais e doenças crônicas poderão ter gratuidade nos serviços de cultura. Esporte e lazer | Rio das Ostras Jornal

Pessoas com transtornos mentais e doenças crônicas poderão ter gratuidade nos serviços de cultura. Esporte e lazer


As pessoas com transtornos mentais e doenças crônicas poderão ter direito à gratuidade no acesso aos serviços de cultura, esporte e lazer do Estado do Rio. A determinação é do Projeto de Lei 3.681/17, de autoria original do deputado Flávio Serafini (PSol), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (14/03), em segunda discussão. A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

A proposta assegura, no mínimo, 5% de lugares destinados ao acesso gratuito para esta parcela da população. Segundo Serafini, a atenção psicossocial de assistência não deve ser limitada somente às unidades de saúde. “A rede de atenção à saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como de base comunitária. É, portanto, fundamento para a construção desta rede a presença de um movimento permanente, direcionado para os outros espaços da cidade, em busca da emancipação das pessoas com transtornos mentais”, explicou o parlamentar.

Para usufruir da gratuidade, o beneficiário com transtorno mental deverá apresentar, no momento do acesso, uma declaração ou cartão de acompanhamento emitido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em que realiza seu tratamento de saúde. Em caso de diagnóstico de doença crônica, o beneficiário deverá apresentar cópia do cartão de consulta da unidade pública de saúde ou conveniada com o SUS onde realiza tratamento para usufruir do benefício.

Os estabelecimentos esportivos e de cultura e lazer deverão divulgar, por meio de cartazes ou avisos legíveis afixados nos guichês de venda, as condições previstas para a concessão desta gratuidade.

Também assinam o texto como coautores os deputados Carlos Minc (PSB), Martha Rocha (PDT), Munir Neto (PSD), Carla Machada (PT) e Renata Souza (PSol).

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE