Prefeitura instala primeira Estação Meteorológica em Casimiro de Abreu | Rio das Ostras Jornal

Prefeitura instala primeira Estação Meteorológica em Casimiro de Abreu

Dispositivos vão podem auxiliar no trabalho da Defesa Civil e também nas ações desenvolvidas no campo   

A partir de agora, Casimiro de Abreu terá dados concretos sobre o clima no município. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, instalou uma estação meteorológica que vai fornecer uma série de informações, como o índice pluviométrico, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e a velocidade do vento.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Samuel Barreto, esta é a primeira estação instalada no município e que vai servir de subsídio para as tomadas de decisões técnicas. “Até então tínhamos dados cruzados de estações próximas. A partir de agora teremos um diagnóstico real sobre o clima da cidade”, disse.

Os dados podem auxiliar vários segmentos, como o trabalho da Defesa Civil, que poderá prever com mais precisão situações de chuva forte ou seca prolongada.

Para o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, com aquisição da Estação Meteorológica a Defesa Civil Municipal fica ainda mais fortalecida. “Com os dados fornecidos pela Estação poderemos nos preparar com antecedência a uma precipitação acentuada (chuvas fortes) ou período de grandes estiagem”.

Outro benefício será no campo, pois permite um melhor planejamento das culturas, já que com o equipamento, é possível a formação de um banco de dados com informações sobre o volume de chuvas, velocidade do vento, entre outras informações importantes que podem auxiliar o agricultor.


Todas as informações obtidas pela estação serão disponibilizadas para o público. “A nossa proposta é multiplicar os dados para todos os interessados na internet. Além de conhecer o nosso clima com precisão e auxiliar a administração pública, as informações também servirão para pesquisadores e estudantes”, ressaltou Samuel.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE