| Rio das Ostras Jornal
REGIÃO
TRE convoca eleição em Carapebus para o dia 7 de fevereiro de 2010.
Resolução, aprovada por unanimidade pelo Colegiado
Ontem o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) marcou para o dia 7 de fevereiro de 2010 a eleição suplementar no município de Carapebus, no Norte Fluminense. A resolução, aprovada por unanimidade pelo Colegiado, também dispõe sobre o cronograma da eleição.
A resolução segue orientação do TSE, que no dia 10 de novembro último, confirmou a decisão da corte fluminense, negando o registro à candidatura de prefeito a Eduardo Nunes Cordeiro.
CONTAS REJEITADAS NO TSE
Por unanimidade, no dia 12 de novembro, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acompanharam o voto do ministro Arnaldo Versiani no sentido de rejeitar recurso apresentado por Eduardo Nunes Cordeiro, candidato mais votado para a prefeitura de Carapebus nas eleições de 2008.
Eduardo teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado referente ao mandato que ele exerceu como prefeito da cidade até 2004.
Suas contas foram rejeitadas porque o então prefeito teria deixado de aplicar uma verba de convênio na finalidade definida em contrato. Segundo a defesa, o convênio seria repassado ao município em parcelas e apenas a primeira parcela não foi completamente investida na finalidade, sendo que tal valor seria deduzido nas próximas parcelas.
No entanto, para o relator, a Justiça Eleitoral não pode desconstituir um acórdão do Tribunal de Contas e, se o administrador recebe verba de convênio, deve aplicar a verba na finalidade própria, pois se não aplica, “evidentemente que a rejeição das contas por esse fundamento se reveste de natureza insanável”, afirmou.
CASSAÇÃO DO REGISTRO
Eduardo Nunes Cordeiro (PMDB), obteve 4227 votos nas eleições municipais do ano passado, o que representou 50,24% dos votos válidos. No entanto, os votos não foram computados devido ao indeferimento do registro. Com isso, quem atualmente ocupa a cadeira de chefe do Poder Executivo municipal é o presidente da Câmara dos Vereadores, Sebastião Batista Messa. Desta decisão, que mantém o parlamentar como prefeito interino, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
Uma pessoa morreu e três ficaram feridas na BR 101
Os acidentes aconteceram na altura de Casimiro de Abreu
Dois acidentes aconteceram na BR 101, na manhã desta quinta-feira (17), na altura de Casimiro de Abreu. Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas.
O primeiro acidente foi por volta das 3h da madrugada numa curva da rodovia, em Rio Dourado, Distrito de Casimiro de Abreu. O caminhão, que estava no sentido Rio de janeiro – Macaé, capotou. O motorista Vanderson Fonseca Miranda, de 40 anos, morreu na hora. O carona, Joaquim de Souza Remanso, de 54 anos, sofreu ferimentos leves. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado para o Hospital Municipal de Casimiro de Abreu. Como a carga de mármore espalhou na pista foi preciso interromper o fluxo para a limpeza no local.
O congestionamento em cada sentido ultrapassou 4km mais adiante, num outro trecho sinuoso só que no Distrito de Professor Souza, também em Casimiro de Abreu.
O segundo acidente aconteceu por volta de 8h30min. O motorista do caminhão, Dirceu, dirigia no sentido capital – interior, disse que foi surpreendido pelo carro na direção oposta. Ele e os dois acompanhantes não se machucaram. Já a motorista do outro veículo, Raquel Guimarães Miranda da Silva, de 26 anos, e a carona foram levadas para o Hospital de Casimiro de Abreu. O trânsito fico lento do local.
Jovens lançam filme em Casimiro de Abreu
Será exibido na sala Humberto Mauro o filme “A contaminação”, nesta sexta,18, a partir das 18h.
O curta retrata jovens que entram em contato com as águas contaminadas de um rio e se transformam em zumbis.A obra é de ficção e mistura terror com comédia. O roteiro foi produzido pelos participantes da oficina audiovisual dos programas Jovem Cidadão e Pro Jovem Adolescente. Entrada franca.
O filme também é uma produção dos alunos realizada pelo instrutor Wanderson da Cruz, que ficou conhecido por chegar às etapas finais de seleção do novo repórter para o programa CQC, exibido na Band.
O papel das oficinas é tornar esses jovens cidadãos conscientes e difusores de informação para sua comunidade, além de também ser uma forma de ocupar o seu tempo livre.
Os programas são ligados ao PAIF(Programa de Atendimento Integral á Família), através da Secretaria de Assistência Social. Podem participar adolescentes de 14 a 17 anos, que estejam freqüentando a escola e tenham boas notas.Membros do Projeto Construir também podem, desde que hajam vagas ociosas, pois a prioridade é de um aluno para cada projeto do PAIF.Os programas tem os módulos de capacitação e oficina e os alunos podem ficar neles por até quatro anos.
Prefeitura e Cefet fazem parceria para processo seletivo de estudantes
Cerca de 70 alunos da Rede Municipal e Estadual de Casimiro de Abreu participaram de um curso preparatório para ingressar no Cefet - Centro Federal de Educação Tecnológica de Macaé.
Isto porque a Secretaria de Educação fez uma parceria para que professores da instituição ministrassem aulas. A Secretaria forneceu condução e alimentação para os educadores e alunos.
As aulas aconteceram no CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim e na Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio, durante quatro finais de semana dos meses de novembro e dezembro. As provas acontecem no próximo dia 20, quando a Secretaria também disponibilizará condução para os alunos.
O professor do Cefet, Alexandre Pereira, informou que é a primeira vez que acontece uma parceria como essa. Ele declarou que acha uma iniciativa “maravilhosa” e que certamente, ajudou os estudantes a melhor se prepararem para o ingresso na instituição.
O estudante do CIEP de Casimiro de Abreu, Arthur de Souza, de 15 anos, vai tentar o curso Técnico em Automação. Ele está otimista com o resultado, pois além das aulas do preparatório, ainda se dedica aos estudos em casa. “As aulas e os professores são excelentes”, complementa.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Inês Ávila, a idéia de fazer uma parceria para o preparatório veio depois que a Secretaria firmou um convênio com a instituição de ensino para garantir que 45 vagas sejam destinadas a estudantes da Rede Pública. A contrapartida da Prefeitura foi a cessão de 10 funcionários administrativos de Casimiro de Abreu para o Cefet.
Showbol: organização e clima de festa reúne quase 2 mil torcedores
O Ginásio Poliesportivo Albertino Francisco, em Barra de São João, ficou pequeno para acomodar as milhares de pessoas que prestigiaram a partida entre Flamengo e Vasco válida pela última rodada da fase classificatória III Torneio Rio-São Paulo de Showbol.
Em uma noite inspirada, Bruno Carvalho, autor de três gols, garantiu a vitória do time cruzmaltino por 8 a 4. Com o resultado, o Vasco terminou a primeira fase da competição na liderança do Grupo A, com 7 pontos, um a mais que o Flamengo que ficou logo atrás.
Apesar do título de melhor jogador de showbol do país, o craque Djalminha não conseguiu impedir o resultado negativo da equipe rubro-negra. Melhor desde o início, o Vasco ficou a frente do placar durante toda a partida. Os gols do time da colina foram marcados por Pedrinho (2), Cássio (2), William (1) e Bruno Carvalho (3). Pelo Flamengo, marcaram Fabinho (1), Djalminha (2) e Nélio (1). Agora, as duas equipes aguardam a definição do grupo dos paulistas. Santos e Palmeiras brigam pela última vaga, já que o Corinthians já está classificado. As semifinais acontecem na próxima sexta-feira no município de Volta Redonda.
Presentes ao evento, o prefeito Antônio Marcos, secretários de governo, os vereadores Bitó, Paulo Nova Barra e, em meio a torcida do Flamengo o presidente da Câmara João Medeiros.
As torcidas deram um show à parte, e mesmo os não vascaínos, aplaudiram o golaço, por cobertura, marcado por Cássio. Na saída o comentário geral foi de satisfação em poder ver de perto jogadores que ainda esbanjam categoria, surpresos, alguns torcedores lembravam os lances e como os jogadores levaram a sério a disputa.
Prefeitura anuncia implantação de Zona Especial de Negócios
A prefeitura de Macaé anunciou que irá instalar uma Zona Especial de Negócios (ZEN) visando aumentar ainda mais a arrecadação de impostos do município, hoje, responsável por 60 % do orçamento, superando os royalties (40%).
A iniciativa partiu da mobilização da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e da subsecretaria de Indústria e Comércio. A cidade também irá receber três novas empresas: Citroën, Tok & Stok e C & C. Uma grande rede de hipermercado também já sinalizou sua vinda para Macaé e está em busca de uma área.
- Macaé já abriga a sede na Petrobras na Bacia de Campos e as principais empresas do Brasil e do exterior da cadeia produtiva do petróleo e gás. Nada mais justo que agora também tenhamos uma ZEN para cativar mais empresas ainda. Diante da diminuição dos recursos vindo dos royalties – fato que aconteceu este ano – a chegada de mais recursos próprios com a instalação de mais empresas será muito bem recebido -, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos. De acordo com o secretário, algumas áreas no município já estão em estudos, “mas nada menor do que um milhão de metros quadrados”, ressalta. Para o secretário de Fazenda, Cassius Ferraz, esse é um processo natural. “Não podemos perder investimentos por não termos um local adequado. Com a instalação da Zona Especial de Negócios poderemos aumentar a arrecadação de próprios que hoje superam os royalties. Esse é um processo evolutivo, que começou com as mudanças que o governo municipal iniciou a partir de 2005, visando diminuir a dependência de arrecadação com os royalties. Medidas como a implantação da nota fiscal eletrônica deram mais transparência ao processo e fizeram com que a prefeitura de Macaé conseguisse arrecadar hoje 60% de seu orçamento só com os impostos”, pontuou. A implantação da ZEN afasta de vez a ameaça de saída das empresas do município de Macaé para cidades vizinhas, de acordo com o presidente do Fumdec, Francisco Navega. “Toda o suporte a produção e exploração de petróleo, como a mão de obra e de serviços está instalada aqui. A implantação da Zona Especial de Negócios é fundamental neste momento na atração das empresas que farão parte do novo arranjo produtivo do petróleo em Macaé”, disse. No final de 2008, a Petrobras apresentou seu Plano de Negócios para o período de 2009-13 prevendo investimentos da ordem de U$ 174,4 bilhões, sendo U$ 104,6 (U$ 17 bilhões em exploração) só em Exploração e Produção (E&P). Atualmente a Petrobras UN-BC tem à disposição 223 contratos globais, sendo 83 próprios e 140 em parceria com outras unidades da companhia. - Esses investimentos apresentados pela Petrobras UN-BC só consolidam a implantação da ZEN pela prefeitura. A Bacia de Campos tem ainda grande potencial, com perspectivas de dobrar essas contratações de bens e serviços, consequentemente a arrecadação de próprios para Macaé. Por isso, temos que estar preparados para receber essas empresas que investem e que estarão se instalando na nossa cidade -, disse o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves. A contratação de serviços da Unidade da Bacia de Campos da Petrobras em 2008 chegou aos R$ 15.591.314.190,01, sendo R$ 7.481.229.170,36, no estado do Rio e R$ 2.217.005.574,90, em Macaé. Só em 2009, a UN-BC investiu quase R$ 7 bilhões em contratação de bens (R$ 6.702.494.287,51), sendo R$ 1.043.128.502,02, em Macaé. Na contratação de serviços em 2009, a UN-BC direcionou R$ 169.959.628.010,38: R$ 100 bilhões no exterior (com locação de sondas e navios que não são encontrados no Brasil), R$ 69 bilhões no Brasil, dos quais R$ 24.993.052.495,69, em Macaé. Segundo dados da Petrobras, em relação a E&P no Brasil em 2009 a previsão é promissora: além dos cinco novos sistemas de produção de óleo que entraram em operação em 2009, contribuirão para o aumento da produção a P-52 e a P-54, que atingirão seu pico de produção este ano, e a P-53 que entrou em operação em dezembro de 2008. O valor adicionado no país gerado pelas atividades da Petrobras, acrescido do impacto na cadeia produtiva de investimentos e dos gastos operacionais, estão apresentados abaixo, representando, em média, cerca de 10% do PIB nacional (valor adicionado gerado pela média anual 2009/13): Petrobras no país – U$ 170 bilhões Cadeia produtiva dos investimentos – U$ 73 bilhões Cadeia produtiva dos gastos operacionais – U$ 66 bilhões Total do valor adicionado – U$ 309 bilhões
Macaé Paraolímpica está na elite do Brasileiro de Basquete
A conversa informal uns dias antes da partida, e na véspera, com a equipe do Macaé Paraolímpica, era de quem apostava na vitória: “vamos para vencer e buscar a vaga na elite nacional do basquete em cadeira de rodas”.
A determinação para buscar esse troféu garantiu à equipe técnica e aos jogadores do Macaé Paraolímpica a conquista de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de Basquete em cadeira de rodas. Com isso, a equipe do Macaé Paraolímpica ingressa na série A do Campeonato Brasileiro de basquete em cadeira de rodas.
A vitória do Macaé foi conquistada nesta quinta-feira (17), a partir das 10h30m, no Ginásio Jones Santos Neves Avenida, em Vitória, sobre a equipe do All Star – Girls (PA) por 49 a 20. Onze equipes competiram no Brasileiro da Série B, divididas em três chaves, duas com quatro times e uma como três. As equipes do Adefepe (PE) Gadecamp (SP) e Adef(PA) disputaram com o Macaé na mesma chave. O projeto Paraolímpico começou em 2006 e, hoje, mantém 27 cadeirantes, que frequentam regularmente os treinos. Doze atletas, seis alunos e seis reforços, participaram do Campeonato Brasileiro da Série B. Entre eles estão, Geovanni, o Gigio, mineiro e que também participou das Olimpíadas de Pequim com a Seleção Paraolímpica de vôlei de chão; Mônica, 14 anos, participante também de Pequim 2008; Kennedy Martins (regularmente cestinha da equipe); Henrique Gomes de Souza (seleção brasileira sub-23), Josian da Silva (do Rio); Robson da Silva, o Robinho de São Paulo e Jadir Antunes, do Rio. A equipe do Macaé Paraolímpica tem apoio da prefeitura de Macaé, por intermédio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. “O projeto começou voltado para a elevação da auto-estima do cadeirante, por meio da prática esportiva. Mas, ao longo desses três anos, o projeto cresceu. Começamos a ter participação expressiva em competições e, com o grande incentivo da prefeitura e o apoio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer estamos conquistando hoje a vaga na elite do basquete em cadeira de rodas”, destacou o técnico do Macaé Paraolímpica, Antônio Carlos Magalhães, o Pulga. A conquista do campeonato começou no último domingo (13) com a vitória sobre o Adef (PA) por 58x25, em Vitória, passou pela semi-final, nesta quarta-feira (16), sobre o Cepe-Raposas do Sul (RS) por 81x44 e, a vitória nesta quinta-feira (17) sobre o All Star – Gilrs (PA) por 49x20.
Prefeitura divulga programação do réveillon
Muito samba para animar a chegada de 2010.
A prefeitura de Macaé divulgou nesta quinta-feira (17) a programação de shows para o ano-novo. A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer já está preparando a festa em cinco pontos do município, todas com queima de fogos – Praia dos Cavaleiros, Barra, Aeroporto, Lagomar e Glicério, na região serrana.
- Estamos preparando tudo com muito carinho não só para os macaenses, mas para os turistas que costumam passar o réveillon na cidade. Já estamos cuidando de detalhes como segurança e infraestrutura de palco e banheiros químicos em todos os locais de shows, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes. Na Praia dos Cavaleiros, o público esperado é de 40 mil pessoas, que terão a noite da virada animada pela bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Na Barra, na praça principal, a festa fica por conta da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, e no Aeroporto, na Praia do Coco, o show é com Neguinho da Beija Flor. No Lagomar, na Avenida Atlântica, quem comanda a contagem regressiva é p cantos Sandro Martins, e em Glicério, na região serrana, a festa fica por conta de Tom Mello. Fest Verão: parceria com a Schincariol A prefeitura fechou parceria com a Schincariol para o Fest Verão 2010. Os shows serão realizados no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Entre as atrações, estão o grupo de axé baiano Jammil, o pop rock dos Titãs, a MPB de Seu Jorge, o grupo de pagode Revelação e a dupla sertaneja João Bosco & Vinícius. Os shows começam no dia oito de janeiro, com entrada franca. - Essa parceria firmada entre a prefeitura e a Schin é de grande importância para o município. A população gosta dos grandes shows e no verão já é uma tradição o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, realizar o Fest Verão. A Arena Schin-Macaé será uma super estrutura para os grandes shows que acontecerão no Verão 2010, a partir do dia dois de janeiro. A entrada será franca, mas com todo o acesso fechado, com total segurança e detector de metais. A programação vai até o dia 11 de fevereiro, com o show do Exalta Samba -, explicou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes. Para quem quiser mais conforto, a prefeitura e a Schin estarão montando um camarote com capacidade para três mil pessoas. A programação esportiva do Fest Verão 2010 começa no dia nove de janeiro e vai até sete de fevereiro na Arena Esportiva, que será montada na Praia dos Cavaleiros. Veja a programação: - Shows: 08/JAN. – Sexta-feira – Inimigos da HP 09/JAN. Sábado – Seu Jorge 15/JAN. Sexta-feira – João Bosco e Vinícius 16/JAN. Sábado – Pitty 22/JAN. Sexta-feira – Jota Quest 23/JAN. Sábado – Titãs 30/JAN. Sábado – Marcelo D2 E Leandro Sapucahy 31/JAN. Domingo – Jammil 07/FEV. Domingo – Revelação 11/FEV. Quinta-feira - Exaltasamba - Esporte: - Janeiro: 9 e 10 – Futvôlei – Arena Cavaleiros 9 – Tae-Knwon-Do – Ginásio Municipal 10 – Skate – Parque da Cidade 10 – Judô – Ginásio Municipal 16 e 17 – Jiu-Jitsu – Ginásio Municipal 16 e 17 – Bodyboard – Praia do Pecado 16 e 17 – Vôlei de Praia Masculino – Arena Cavaleiros 17 – Aquatlon – Praia dos Cavaleiros 18 a 25 – Campeonato de Beach Soccer – Praia de Imbetiba 23 e 24 – Surf – Praia do Pecado 23 e 24 – Vôlei de Praia Feminino – Arena Cavaleiros 30 – Caratê – Ginásio Municipal 30 e 31 – Brasileiro de Frescobol – Arena Cavaleiros 31 – Encontro de Capoeira – Ginásio Municipal 31 – Travessia de Natação – Praia de Imbetiba
- Fevereiro: 6 e 7 – Hand Beach – Arena Cavaleiros 6 e 7 - Canoagem de Velocidade – Lagoa de Imboassica 6 – Corrida Noturna – Praia dos Cavaleiros 7 – Caminhada da Melhor Idade - Imbetiba
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE