Começa julgamento de recurso de cardenal francês acusado de acobertar pedofilia | Rio das Ostras Jornal

Começa julgamento de recurso de cardenal francês acusado de acobertar pedofilia

Imagem de arquivo mostra o cardeal francês Philippe Barbarin,
 arcebispo de Lyon — Foto: Bob Edme/AP Photo

Philippe Barbarin, o mais alto dignatário da Igreja católica na França, reconhece ter cometido erros, mas nega sua culpa.
O julgamento em segunda instância do cardeal Philippe Barbarin começou nesta quinta-feira (28) na França, oito meses depois de ter sido condenado por ter acobertado abusos sexuais, um caso que se tornou símbolo do silêncio da Igreja frente à pedofilia.
Philippe Barbarin, o mais alto dignatário da Igreja católica na França, reconhece ter cometido erros, mas nega sua culpa.
"Qual é a razão de sua apelação?", questionou no início da audiência o presidente da corte de Lyon, Eric Seguy.
"Não consigo entender do que sou culpado e pelo o que me reprovam", respondeu o arcebispo de 69 anos, condenado em março a 6 meses de prisão com suspensão de pena por seu silêncio sobre os ataques pedófilos cometidos pelo padre Bernard Preynat nos anos 1980 e 1990 e sobre os quais ele havia sido informado por uma vítima em 2014.
Ele garante que antes de 2014 não sabia nada de concreto das ações de Preynat e que pode "dar os nomes de cerca de quinze famílias que sabiam e que agora se arrependem de não terem dito nada".
Sabe-se que em 2010, Barbarin convocou Preynat para interrogá-lo sobre seu passado, antes de voltar a nomeá-lo para assumir uma paróquia.
Em março, após a condenação de Barbarin, o papa Francisco recusou sua renúncia, invocando "a presunção da inocência". Ele continua sendo arcebispo de Lyon à espera da decisão de seu julgamento em apelação.
Entretanto, deixou a gestão cotidiana a um administrador apostólico, Michel Dubost, por sugestão do papa.
Por France Presse

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!