Sabino altera projeto do Sistema Municipal de Cultura e população barra aprovação na Câmara Municipal | Rio das Ostras Jornal

Sabino altera projeto do Sistema Municipal de Cultura e população barra aprovação na Câmara Municipal

A revolta dos envolvidos com a cultura riostrense aconteceu na última sessão 
da câmara, na qual os artistas foram surpreendidos com a leitura do projeto e 
a retirada de mais de 40 artigos dos 60 aprovados pelo poder público
 e pela sociedade civil.  (Fotos: Júlio Leitão / Arte Rio das Ostras Jornal)
Chefe do executivo viola acordo com a sociedade civil organizada.
O Prefeito Sabino enviou para a Câmara Municipal de Rio das Ostras o Projeto de Lei que iria criar junto com a Sociedade Civil Organizada, o Sistema Municipal de Cultura e a votação acabou barrada pela população ao descobrir que o projeto teria sofrido alterações no texto final aprovado pelos artistas, produtores, produtores culturais, entre outros, após diversas reuniões realizadas para discutir o que seria melhor para a cultura do município.
A revolta dos envolvidos com a cultura riostrense aconteceu na última sessão da câmara da quarta-feira (29), na qual os artistas foram surpreendidos com a leitura do projeto e a retirada de mais de 40 artigos dos 60 aprovados pelo poder público e pela sociedade civil. Um das propostas aprovada no texto original sinalizava uma administração conjunta da Fundação de Cultura com a Sociedade Civil. A sistemática edição, modificando o projeto quase que por inteiro, na calada da noite, deixou os manifestantes indignados, os quais gritavam palavras de ordem na plenária, denunciando a alteração do texto e culpando o prefeito Sabino.
O grupo da sociedade composta por artistas, produtores, agentes culturais e a população se reuniu por mais de dois anos com o poder público para elaborar e aprovar o Projeto de Lei, que simbolizava uma mudança efetiva na realidade cultural do município, mas que com uma manobra de autoritarismo e oportunismo, ficou sem efeito, pela coragem da população que mais uma vez barrou uma votação que seria aprovada na Casa Legislativa por alguns vereadores “desavisados”.
O projeto com apenas 20 artigos voltou para o executivo para ser rediscutida pela Sociedade Civil Organizada, pela Prefeitura e pelos artistas e agentes culturais. O novo projeto será discutido na câmara assim que os vereadores voltarem do recesso parlamentar iniciado nesta última quarta-feira (29/06).

De acordo com as promessas da campanha em 2012, o candidato e eleito prefeito, Alcebíades Sabino, se comprometeu a proporcionar à população acesso e oportunidades à cultura. Dentre suas promessas havia revitalizar a Fundação Rio das Ostras de Cultura, recuperar suas unidades e valorizar seus servidores. Garantir a manutenção, recuperação e restauração do patrimônio histórico, artístico e cultural. Valorizar a cultura e os artistas locais. Ampliar locais para apresentações culturais e feiras de artesanatos. Resgatar a realização de eventos tais como o Festival de Dança, de Cinema, de Teatro e trazer de novo as apresentações das grandes orquestras. Muitas promessas, poucas (ou quase nada) cumpridas.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!