| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS

Educação ambiental e solidariedade

Representantes do Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras entregaram cerca de 100 quilos de alimentos não perecíveis na Paróquia de São Benedito, no Jardim Mariléa, que serão destinados às famílias carentes assistidas pela igreja. Os mantimentos foram recolhidos como taxa de participação nos cursos do projeto de Educação para o Meio Ambiente promovidos pelo núcleo, uma parceria das secretarias de Educação e de Meio Ambiente.

Participantes da horta familiar fazem curso de aproveitamento integral dos alimentos

Oficina aconteceu no Pólo da Secretaria de Bem-Estar Social em Rocha Leão e foi ministrada pelo Núcleo de Educação Ambiental

Os integrantes do Programa de Horta Familiar Orgânica do Pólo da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social, em Rocha Leão, participaram de oficina de aproveitamento integral dos alimentos. O curso foi ministrado pelo Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação, com o objetivo de ensinar receitas nutritivas que evitem o desperdício.

Quem ministrou o curso foi o técnico agrícola Leandro Lima, que também orientou a implantação das hortas familiares e presta consultoria aos participantes do programa. “Nosso objetivo é ensinar receitas nutritivas que possam ser incorporadas ao cardápio dessas famílias”, afirma.

Uma das participantes do curso, Zenilda de Andrade Chaves, diz que jogava fora os talos e cascas de legumes e verduras, já que não sabia como aproveitá-los. “Descobri que têm muitos nutrientes e ainda rendem pratos bem saborosos”, enfatiza.

Depois de conseguir curar a anemia do filho Júlio César, de 6 anos, com a implantação da horta em sua casa, Sônia Maria da Silva agora espera fazer receitas mais diversificadas e melhores. “Estou plantando jiló, berinjela, pepino, abóbora, almeirão, mostarda, couve, cebola e coentro e espero fazer ótimos pratos”, conta Sônia.

Rio das Ostras estimula cadastramento de hotéis e pousadas

Secretaria de Turismo e TurisRio incentivam meios de hospedagem a se inserir no Cadastur, sistema do Governo Federal

A secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras se uniu a TurisRio em uma campanha para incentivar os meios de hospedagem locais a se inscreverem no Cadastur, sistema on-line de cadastramento do Ministério do Turismo.

No próximo dia 9 de setembro, das 10h às 15h, representantes da TurisRio estarão na sede da secretaria de Turismo de Rio das Ostras para receber a documentação dos interessados em se cadastrar e tirar dúvidas.

Esta é a segunda campanha realizada pela Prefeitura de Rio das Ostras com o objetivo de incluir no cadastro do Ministério do Turismo todos os hotéis e pousadas da cidade. Uma resolução, que deverá ser promulgada no mês de setembro, restringirá a participação de serviços não cadastrados em folheterias, sites, feiras e eventos de turismo.

“Estamos preparando um novo material turístico para divulgação institucional e teremos que atender as exigências do Ministério de só incluir hotéis e pousadas cadastrados. Por isso vamos convocar todos os proprietários para que reúnam a documentação necessária e entregue na secretaria de Turismo no dia 9. O cadastro é gratuito”, explicou o secretário de Turismo, Alan Machado.

O Cadastur foi lançado em junho de 2006, e foi criado para que o Ministério tenha um inventário dos prestadores de serviço em todo país, e ainda para facilitar a participação em licitações e obtenção de financiamentos em bancos como Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Neste primeiro momento, a secretaria está convocando somente os meios de hospedagem, mas serão feitas campanhas para cadastrar todos os prestadores de serviços turísticos com fins lucrativos.

Documentos necessários

Para se cadastrar, é necessário apresentar cópias autenticadas do CNPJ, Contrato Social, Álvara de Funcionamento e a Ficha de Cadastro e o Termo de Responsabilidade, devidamente preenchidos. Estes dois últimos documentos podem ser obtidos na internet no site www.cadastur.turismo.gov.br

Quem levar a documentação no dia 9 de setembro na secretaria, não precisará autenticar as cópias e poderá obter as fichas para preenchimento no local.

Escola é reaberta pela Prefeitura de Rio das Ostras para atender a 300 alunos

Carlos Augusto reafirma, na solenidade, o compromisso do governo com Educação

Centenas de pessoas compareceram à solenidade de reabertura da Escola Estadual Municipalizada Dom Bosco, tradicional unidade de ensino da cidade, localizada no Operário, que passou por ampla reforma. A unidade está atendendo a 300 alunos do Ensino Fundamental em dois turnos. O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, reafirmou, durante a cerimônia, o compromisso do governo com a Educação pública de qualidade.

“Educação é prioridade em Rio das Ostras e, com o apoio de uma equipe comprometida e preparada de educadores, estamos conseguindo fazer um trabalho de excelência nas escolas”, disse o prefeito.

A unidade, que sofria com os alagamentos, teve esse problema solucionado com a elevação do piso da escola em 90 centímetros. O projeto de reforma modernizou a escola, priorizando materiais de fácil manutenção, e garantiu a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Presenças – O vice-prefeito, Wilton Broder, o presidente da Câmara, Carlos Afonso, os vereadores Orlando Ferreira Neto, Alcemir Jóia, Robson Carlos de Oliveira Gomes, Ademir Mendes de Andrade,

Alex Cabral, Luiz Roberto Gomes da Silva e Rosenildo Corrêa Viana; a secretária de Educação, Maria Lina Paixão, o secretário de Urbanismo e Obras, Paulo César Medeiros, entre outras autoridades municipais, participaram da solenidade de inauguração. O coral Vozes do Leripe, formado por alunos da rede municipal, apresentou músicas brasileiras na abertura da cerimônia.

Rádio Móvel e Baú dos Meus Sonhos levam cultura e diversão à comunidade

Rádio Móvel e Baú dos Meus Sonhos e Outras Histórias, ações do Projeto “Cena Aberta” da Fundação Rio das Ostras de Cultura, cumprem sua agenda neste fim de semana nos bairros Cidade Praiana, Palmital e Biblioteca Pública, respectivamente.

A Rádio Móvel começa suas atividades neste sábado, dia 29, às 8h e vai até às 10h, junto aos moradores de Cidade Praiana, e das 10h às 12h em Palmital. Já o Baú dos Meus Sonhos será na Biblioteca Pública também no sábado, às 15h, com entrada franca e muita história, contos e “causos” que vão fazer as crianças viajar num mundo mágico.

A Biblioteca fica na Avenida Amazonas s/nº, no Centro de Rio das Ostras.

Revista Exame cita Rio das Ostras como exemplo de parceria público-privada bem sucedida
Publicação destaca a agilidade das obra de esgoto, pavimentação e saneamento, segundo a revista, caso incomum no Brasil
Rio das Ostras foi apresentada pela Revista Exame, em matéria da edição de 26 de agosto, como exemplo de cidade que realizou uma bem sucedida parceria público-privada (PPP). A reportagem destacou o pioneirismo do município, que firmou a primeira PPP de saneamento do Brasil, e também a agilidade na conclusão da obra pública. A cidade assinou a parceria, em setembro de 2007, com a empresa Odebrecht, para viabilização do Projeto Reviver, que inclui coleta de esgoto, pavimentação e drenagem.
As obras da PPP em Rio das Ostras levaram menos de dois anos até sua conclusão. “Trata-se de um prazo incomum num país em que obras públicas costumam se arrastar por anos ou décadas”, descreve a reportagem.
A matéria da Exame aponta ainda que o exemplo de Rio das Ostras mostra o potencial de impulsionar investimentos na infraestrutura que existe nas parcerias público-privadas. Segundo a revista, o Governo Federal deveria investir nesse tipo de parceria, aprovada desde dezembro de 2004. Além de Rio das Ostras a reportagem cita outras iniciativas como as promovidas pelos governos do estado de Minas Gerais e São Paulo, e ainda por municípios como São Paulo e Paulínia, em São Paulo; Paiva, em Pernambuco e Jaguaribe, na Bahia.
“Rio das Ostras foi o primeiro município do Estado a buscar essa alternativa da PPP. Na verdade, queríamos melhorar as condições de vida dos moradores, que aguardavam por essas obras há mais de 15 anos. Também é importante preparar a cidade para o crescimento populacional, que segundo o IBGE ,é o maior do Estado”, disse o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto. Como descrito na revista, as parcerias público-privadas são contratos de longa duração em que o setor privado assume um investimento e é ressarcido pelo poder público, depois que o serviço está disponível.
Projeto Reviver - A assinatura da PPP viabilizou a implantação do Projeto Reviver - o maior conjunto de obras de infraestrutura e saneamento já feito no Brasil, que beneficiou mais de 12 mil famílias de Rio das Ostras. Foram executados 66 quilômetros da rede de esgoto e 10 mil ligações, além de 45 quilômetros de pavimentação e 40 quilômetros de drenagem.
A obra começou em setembro de 2007 e foi finalizada no início deste ano. O projeto inclui a construção da rede tronco de coleta de esgoto, que vai do limite do município com Casimiro de Abreu até a Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Mariléa e o Sistema de Esgotamento Sanitário – um dos mais completos do Brasil.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rio das Ostras foi ampliada e hoje tem capacidade de atender a 250 mil pessoas. A ETE tinha capacidade de tratar 180 litros por segundo e atender 100 mil habitantes. Também foram construídos dois reservatórios (bacias de acumulação) em Cidade Praiana, com a capacidade de absorver 12,6 milhões de litros de águas pluviais.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!