| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS REGIÃO

Wal-Mart inaugura loja em Macaé

Será inaugurado hoje o mais novo hipermercado de Macaé, o Wal-Mart Ecoeficiente, localizado no Shopping Plaza Macaé.
A cerimônia de abertura está marcada para às 8 horas e contará com a presença do vice-presidente de operações SE, Luiz Antonio Zacharia e do diretor de operações, Edson Celentano. O Wal-Mart iniciou suas atividades nos Estados Unidos em 1962, pelo fundador Sam Walton. No Brasil a rede internacional de supermercados chegou em 1995 e hoje conta com 355 unidades espalhadas em 18 estados brasileiros. O hipermercado Wal-Mart de Macaé é o segundo do Estado do Rio de Janeiro e a terceira loja ecoeficiente da rede.
A empresa tem três princípios básicos necessários para a satisfação do consumidor: respeito pelo indivíduo, atendimento ao cliente e busca pela excelência, com a missão de vender por menos para que as pessoas possam viver melhor. Em Macaé, foram geradas mais de 200 vagas de empregos para a nova unidade, dando mais oportunidades de trabalho para os macaenses. Entre as atividades oferecidas estão a de operador de caixa, repositor, vendedor de eletrônicos, patinador, empacotador, fiscal de loja, cartazista e auxiliar (administrativo, de manutenção de piso, perecíveis, padaria, limpeza, peixaria e de açougue). Também foram selecionados candidatos portadores de deficiência para as chances de emprego na rede varejista.
Toda a população será privilegiada com a nova rede de supermercado da região que trará conforto e qualidade a todos os clientes em um ambiente agradável e cômodo. Além disso, o hipermercado também oferecerá uma grande variedade de produtos com ótimos preços e promoções.

Prefeito reafirma intenção de transformar área do Pecado em Parque Municipal

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, reafirmou nesta quarta-feira (26) a disposição de transformar a área desapropriada na Praia do Pecado em 2008 em uma unidade de conservação de uso sustentável.
A declaração foi dada em função da audiência pública convocada pelo Ministério Público Estadual que será realizada nesta quinta-feira (27), sobre o assunto, da qual devem participar representantes da prefeitura (Procuradoria e Secretaria de Meio Ambiente), do Movimento SOS Praia do Pecado, e da empresa Lagra, que contesta o ato desapropriatório. O prefeito, que não poderá participar da audiência devido a compromisso anteriormente agendado, instruiu os procuradores municipais no sentido de reafirmar o interesse da prefeitura em concretizar a desapropriação com o pagamento do valor venal da área, cerca de R$ 8 milhões. Riverton explica que era sua intenção realizar este pagamento ainda este ano, mas que foi obrigado a rever este prazo em função dos cortes orçamentários derivados da queda na arrecadação dos royalties.
“Não é um recuo. Não vamos voltar atrás. Não vamos abrir mão desta área”, declarou categoricamente o prefeito. “Infelizmente tivemos que adiar este pagamento, porque a redução do orçamento me obrigou a priorizar projetos de infra-estrutura em vários bairros da cidade, mas se houver um aumento da arrecadação vamos fazer este pagamento ainda este ano”, disse, lembrando que caso isso não seja possível, há planejamento orçamentário para por um fim nesta questão ainda no primeiro semestre do ano que vem.
Segundo a Procuradoria, assim que o pagamento for realizado, a prefeitura tomará posse da área para iniciar a implantação de um Parque Municipal, através de um projeto apresentado pela Ong SOS Praia do Pecado ,que há mais de 20 anos reivindica a transformação da área de cerca de 15 hectares em área de proteção. O projeto prevê além da recuperação de parte da restinga degradada, construção de uma arena para shows, viveiros, garagem para pranchas e bicicletas, trilhas educativas e um centro de educação ambiental.
Manifestações culturais marcam dia do folclore em Casimiro de Abreu
O Dia do Folclore foi comemorado em Casimiro de Abreu com uma festividade que trouxe à terra do poeta pessoas de vários municípios do Estado.
O I Festival de Folclore, organizado pela Fundação Cultural Casimiro de Abreu, foi realizado no último sábado, dia 22, na Praça Feliciano Sodré, e reuniu centenas de pessoas durante todo o dia. Diversas foram as manifestações que mostraram que a cultura é um dos principais bem de um povo. Casimiro de Abreu não poderia ficar de fora. A Folia de Reis “Estrela da Guia” revelou que a arte pode ser perpetuada através das gerações. É o caso da história de um dos integrantes do grupo: Antônio da Silva, que com seus 78 anos tem o orgulho de fazer parte da Folia junto com cinco netos. O mais novo chama-se Daivid e tem 8 anos. Ele diz que se sente feliz em poder conhecer, através do avô, um pouco mais sobre a tradição.
Entre os diversos grupos que se apresentaram para a platéia composta por crianças, jovens, adultos e até idosos, o Mana Chica, que veio do distrito de Gargaú, em São Francisco do Itabapoana, marcou presença pelo fato de ser o único ainda existente no Brasil. Trata-se de uma dança em que se mistura um pouco da cultura européia, através da viola de 10 cordas; da africana, com o pandeiro e o tambor, e da indígena, com o chocalho. Na ocasião, a professora Geny Guarabú, com sua já conhecida voz, recitou o poema A Valsa, de Casimiro de Abreu. Apresentação de capoeira, contação de histórias, ciranda, boi pintadinho, entre outras manifestações marcaram o dia do Folclore.
A presidenta da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, Cláudia Rejane Souza, espera poder trazer muito mais grupos no próximo festival e quiçá realizá-lo em um final de semana inteiro, visto a riqueza das apresentações.

Prefeitura convida comunidade do Arroz para grande evento
No próximo sábado, dia 29, a partir das 14h, a comunidade do Arroz, em Barra de São João, está convidada para participar de um grande evento promovido pela Prefeitura de Casimiro de Abreu: “Assistência Social em Movimento”. Esta é a terceira edição da ação organizada pela Subsecretaria de Assistência Social.
O evento é aberto a todos os moradores. Na ocasião, os participantes receberão orientações sobre programas sociais, vão poder participar de oficinas de meio ambiente, entre outras. Além disso, poderão se inscrever para diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social.
Vale ressaltar que durante o evento, a Secretaria de Habitação, Saneamento e Urbanismo viabilizará aos moradores de Casimiro de Abreu a inscrição para o programa Federal “Minha Casa Minha Vida”, que permite o financiamento da casa própria para a população de baixa renda.
O Assistência Social em Movimento já foi realizado nos bairros Palmital e Peixe Dourado 2.
Casimiro de Abreu realiza I Encontro Técnico e Sócio-Econômico dos Produtores de Banana
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Cooperativa Agropecuária Casimiro de Abreu (CACAL), promove no próximo dia 3 de setembro o I Encontro Técnico e Sócio-Econômico dos Produtores de Banana de Casimiro de Abreu. O encontro será realizado no Sítio Agrícola da Fundação Municipal, a partir das 13h.
De acordo com o secretário Ubirajara Pina, a intenção do evento é promover o desenvolvimento da atividade na região visando o aumento da produção. “O encontro será uma ótima oportunidade dos produtores conhecerem as novas tecnologias utilizadas na produção de banana. Queremos revitalizar o setor de forma que o produtor tire seu sustento apenas da atividade”, disse o secretário.
Cerca de 80 pessoas, entre produtores, técnicos e empresários ligados ao setor, deverão participar do encontro, que também abordará assuntos relacionados à comercialização, acesso a mercados, controle de doenças e organização de cooperativas. “Diversos assuntos serão abordados durante o encontro. Vamos discutir maneiras de agregar valor ao produto. Não adianta produzir e não saber como comercializar. Nossa intenção é incentivar a da banana e dos seus derivados”, revelou Bira Pina.
Durante o encontro, será apresentado um estudo de implantação do Arranjo Produtivo Local da Banana (APL) no município, feito pela Universidade. Atualmente, Casimiro de Abreu conta com aproximadamente 40 produtores de banana.
Reunião de prefeitos fortalece saúde na região
O prefeito Antônio Marcos de Lemos Machado, o vice-prefeito, Heleno Ribeiro, o secretário de Saúde, Evaldo Scarpini e o presidente da Câmara Legislativa de Casimiro de Abreu, João Medeiros, participaram da segunda reunião de prefeitos e secretários de saúde durante mais um encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos municípios da Baixada Litorânea.
O objetivo foi traçar as metas a partir da formalização do Consórcio, aderido por 10 municípios, sendo o último a integrá-lo, Silva Jardim, através do prefeito Marcelo “Zelão”. O Consórcio viabilizará que cada município ofereça à população o que tem de melhor em termos de especialidade e permitirá a articulação entre as cidades para que juntas tomem decisões de como serão investidos os recursos advindos do Governo do Estado e Governo Federal.
A reunião aconteceu na última sexta-feira, dia 21, na Câmara Municipal de Vereadores de Rio das Ostras, e reuniu centenas de pessoas. Na ocasião, foram apresentadas informações a respeito da saúde. O prefeito Antônio Marcos vê o Consórcio como a saída mais inteligente para a resolução de problemas que afetam a saúde na região. Ele ressaltou que a união dos municípios e a articulação entre os secretários de Saúde são fundamentais para o êxito do Consórcio.
Antônio destacou também que o Hospital Estadual de Barra de São João, por ser localizado em um ponto estratégico, precisa de muitos investimentos, de forma a viabilizar um atendimento mais adequado para a população de toda a região.Ele enalteceu o apoio do Governo do Estado como fator importante para a consolidação do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
O secretário de Saúde de Casimiro de Abreu, Evaldo Scarpini, declarou que o Consórcio permitirá que cada município socialize suas potencialidades para dar condições de salvar vidas e manter a qualidade de vida de toda a população.
Scarpini informou que até dia 30 a Secretaria de Saúde apresentará à Câmara de Vereadores a proposta de criação de uma lei que permita a adesão do município ao Consórcio. Ele explica que a partir do momento em que três municípios conseguirem cumprir esta etapa, o Consórcio poderá ser formalizado, ou seja, ser constituído com CNPJ, o que possibilitará o recebimento e administração de verbas, entre outras especificidades.
O secretário de Saúde de Rio das Ostras, Sérgio Manhães, fez um panorama mundial sobre o tema saúde e abordou temas como SUS, medicina curativa e preventiva, legislação de saúde, além de apresentar um pouco sobre os investimentos da área no município.
O secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Marcelo Paiva, um dos pioneiros na Articulação do Consórcio, destacou que através da união entre os municípios será possível organizar e planejar os atendimentos de média e alta complexidade. Ele também apresentou dados sobre as deficiências da saúde em toda a região para mostrar o quanto é necessário que os municípios se unam para resolver problemas comuns.
Diversas autoridades participaram do Encontro, entre elas o coordenador geral da Defensoria Pública Regional, Petrúcio Malafaia. No último dia 11, o prefeito Antônio Marcos oficializou a adesão do município de Casimiro de Abreu ao Consórcio, em uma solenidade realizada em São Pedro D´Aldeia, onde esteve presente também o secretário de Saúde, Evaldo Scarpini.
Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio das Ostras, Araruama, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro D´Aldeia, Arraial do Cabo e Armação de Búzios e Saquarema são os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea.
Comissão de Ações Emergenciais começa a elaborar planos de operações para áreas de risco
Criada este ano com o principal objetivo de preparar melhor o município para enfrentar situações de risco, a Comissão Permanente de Ações Emergenciais e Preventivas de Macaé já começou a elaborar o Plano Municipal de Emergência.
Em reuniões semanais, os membros da Comissão – composta por representantes de 13 órgãos municipais - estão acertando os primeiros detalhes do Plano, que será dividido por setores.Como Macaé apresenta diferentes realidades, mapeamos o município e vamos criar planos específicos para cada situação de risco. Nosso principal objetivo é que, numa situação de emergência, a prefeitura esteja cada vez mais preparada para atender bem a comunidade, disse o presidente da Comissão, o coordenador de Defesa Civil Municipal, Eric Shueler.
O primeiro local que terá o plano elaborado será o loteamento Novo Paraíso, na Aroeira, onde existe uma situação de risco. Quatro casas já foram interditadas pela Defesa Civil devido à ameaça de deslizamento de pedras em uma encosta. A prefeitura já tem pronto o projeto para obras no local: as pedras menores serão removidas por jateamento sob pressão de água, e as maiores, receberão concretagem. Vamos iniciar no Novo Paraíso um levantamento completo sobre a realidade dos moradores, e definirmos como agir em caso de emergência. Apesar de as obras já estarem previstas para resolver o problema, temos que estar preparados, explicou o vice-presidente da Comissão, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, Edmilson Jório. Comissão faz parte do Sistema Municipal de Defesa Civil A Comissão Permanente de Ações Emergenciais e Preventivas esta incluída no Sistema Municipal de Defesa Civil, criado este ano por decreto do prefeito Riverton Mussi. O Sistema tem como principal objetivo planejar e promover a defesa permanente do município contra desastres naturais, bem como atuar em situações de risco. A Comissão é formada por representantes da Coordenadoria de Defesa Civil, Câmara Permanente de Gestão, Gabinete de Gestão Integrada, Subsecretaria de Comunicação Social, e as secretarias de Obras Públicas, Serviços Públicos, Interior, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.
Trabalho e Renda divulga relação de vagas de emprego
Mais uma oportunidade para quem está à procura de trabalho.
A Central do Trabalhador de Macaé (CTM), vinculada à Subsecretaria de Trabalho e Renda, divulgou uma nova listagem com vagas de emprego, com cargos para diferentes perfis. A CTM oferece também diversos serviços para o trabalhador, como emissão de carteira de trabalho e atendimento com uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, assistente social e contador.
O serviço é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. Os documentos necessários para se cadastrar são: CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de residência e Registro Profissional (caso tenha). Desde 2005, quando passou a funcionar, a subsecretaria já atendeu a aproximadamente 80 mil pessoas, cadastrando, encaminhando e capacitando pessoas para as vagas de emprego que são identificadas. Mesmo que o trabalhador não tenha perfil adequado no momento, o seu cadastro fica arquivado, podendo ser encaixado assim que identificada uma vaga ou curso de qualificação. A CTM funciona na Subsecretaria de Trabalho e Renda, localizada na Rua Doutor Télio Barreto, número 28, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone para contato é (22) 2762-4740.
Centro de Referência do Adolescente promove palestras sobre aleitamento materno e oficinas sobre Shantala
O Centro de Referência do Adolescente (CRA) de Macaé está promovendo uma série de atividades na Semana do Aleitamento Materno.
Evento promovido pela prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde e da coordenação da Área Técnica Alimentação e Nutrição (Catan), o objetivo da Semana é aumentar a prevalência do aleitamento materno. Nesta quarta-feira (26), profissionais da área de saúde ministraram palestras e oficinas de Shantala para gestantes e nutrizes.
A nossa missão é acompanhar as gestantes e nutrizes, de 11 a 19 anos. O centro é formado por assistente social, dermatologista, enfermagem, fisioterapeuta, ginecologista obstetra, nutricionista e psicóloga, onde são compartilhadas informações sobre a gestação, o parto, aleitamento materno, vacinação e cuidados ao bebê, incluindo práticas complementares como a Shantala, disse a coordenadora do Centro de Referência do Adolescente (Cra), Monique Rangel. Ela ressalta ainda que o evento trata de forma simples os conceitos, ‘mitos e verdades’, e incentiva o apoio à amamentação no convívio familiar. “O nosso objetivo é ampliar a divulgação do tema e incentivar as gestantes a amamentarem seus bebês. Ver a experiência de amamentação de outras mães desperta o desejo do aleitamento”, explicou. Durante o evento, as fonoaudiólogas Nilce Braga Brasil e Luciana Velasco, falaram sobre o estímulo à inteligência do bebê, a fonoaudiologia e o aleitamento materno. Além das palestras, o evento contou com vídeo sobre Shantala e sorteio de enxovais. Aqui eu aprendi a importância da amamentação, o carinho, o afeto além da Shantala que é de extrema importância para o bebê e a mãe. Cheguei no centro sem saber nada e tenho que aprender muito mais ainda, comentou Deysilaine Bernardo, 15 anos, que completa dois meses de gestação. Segundo a fisioterapeuta do CRA, a Shantala é uma técnica de massagem indiana descoberta por um obstetra francês, que a transformou em livro na década de 70. “Além dos benefícios físicos que são proporcionados, a integração da mãe com o bebê é muito ampla, criando uma relação de mais carinho e confiança. É um tipo de massagem apropriada para o bebê, que tem o efeito de relaxar, tranqüilizar, além de aumentar a imunidade e com isso ajuda a estreitar os laços afetivos entre a mãe e o bebê”, enfatizou a fisioterapeuta. Ela completa ainda que quando a criança é tocada, tem a tendência de crescer mais centrada, mais equilibrada, tranquila e amorosa. Para o bebê, o toque traz lembrança dos movimentos do útero, onde o líquido aminiótico envolvia e protegia durante a gestação. Prática da Shantala A Shantala deve ser feita após o bebê completar um mês de vida: antes disso a pele ainda é muito fina e sensível. No primeiro passo, a mãe deve estar em posição confortável e de frente para o bebê. O ambiente deve ser tranquilo, aquecido e de preferência com música bem calma. O segundo passo é usar um óleo vegetal puro sem perfume, esfregar as mãos para aquecer o óleo , não conversar e não falar ao telefone. O bebê deve estar de barriga pra cima. A massagem começa pelo peito, deslizando as mãos abertas do centro em direção aos ombros. Depois, estende o movimento até as mãos, deslizando por todos os braços. Massageie bem os dedos, um por um, ato que estimula a dentição. Depois a massagem continua, com a barriguinha sempre no sentido horário, pois assim alivia cólicas e evita prisão de ventre . Deslize pelas perninhas até os pezinhos e repita o mesmo movimento feito nas mãos. De barriga pra baixo deslize por toda a região das costas, assim estará ativando um bom funcionamento dos rins do bebê.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!