Ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, é eleito novo presidente nacional do PT | Rio das Ostras Jornal

Ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, é eleito novo presidente nacional do PT

(Instagram)

O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi eleito nesta segunda-feira (7) como presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Apesar da apuração ainda não estar completamente encerrada, a ampla vantagem — superior a 60% dos votos — já garante sua vitória, segundo o atual presidente interino da legenda, senador Humberto Costa (PE).

A eleição foi realizada durante o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, que no domingo (6) definiu novos dirigentes em níveis nacional, estadual e municipal. A votação em Minas Gerais, terceiro maior colégio eleitoral do partido, foi adiada por conta de uma disputa judicial, mas a Justiça do Distrito Federal derrubou liminar nesta segunda, permitindo que o pleito no estado ocorra posteriormente.

Edinho Silva, que comandou Araraquara por oito anos, integra a corrente majoritária do PT, a Construindo Um Novo Brasil (CNB), da qual também faz parte o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele substitui o senador Humberto Costa, que estava no comando da sigla de forma interina após a saída da ex-presidente Gleisi Hoffmann, nomeada ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula em março.

A vitória de Edinho consolida a influência de um grupo dentro do PT que defende uma estratégia de maior diálogo e ampliação de alianças com partidos de centro e centro-direita. Dos 16 presidentes estaduais já definidos, pelo menos 11 seguem esse perfil. Essa linha é vista como um movimento para ampliar a base do partido e fortalecer a governabilidade, aproximando-se do discurso do atual governo federal.

Na disputa nacional, Edinho superou outros candidatos de diferentes correntes internas, como o deputado federal Rui Falcão (Novo Rumo), Valter Pomar (Articulação de Esquerda) e Romênio Pereira (Movimento PT).

O presidente eleito é reconhecido como um político conciliador e alinhado à postura adotada pelo presidente Lula, que defende o diálogo com setores mais amplos da sociedade, incluindo bancários e o mercado financeiro. Essa estratégia, segundo Edinho e outros membros da CNB, é essencial para consolidar os avanços conquistados pelo partido nas últimas eleições.

Ex-ministro no governo Dilma Rousseff, Edinho mantém contato direto com o Planalto e tem uma relação próxima ao presidente Lula, que inclusive conseguiu votar no processo mesmo durante sua participação como anfitrião da cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.

Gazeta Brasil

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade