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Bandidos utilizam desde a oferta de máscaras e álcool gel até falsos
testes para enganar vítimas
A pandemia do coronavírus – Covid-19 está causando apreensão em todo o
País e, mais uma vez, bandidos estão se aproveitando das dúvidas da população
para aplicar golpes, pela internet e por telefone. No último dia 15, em Santos,
uma idosa foi enganada por estelionatárias que se passaram por funcionárias de
banco e teve R$ 14 mil de prejuízo.
De acordo com a delegada Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato
dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, já foram detectados golpes que
estão sendo aplicados por telefone e redes sociais, principalmente whatsapp.
“Os marginais ficam à espreita, aguardando uma situação que seja
favorável à aplicação do golpe. Com a quarentena e a desinformação que ocorre
na internet pela disseminação de fake news, os estelionatários encontram o
ambiente perfeito para agir, aproveitando as dúvidas das pessoas”, explica a
delegada Raquel.
No caso de Santos, uma mulher telefonou para a idosa informando ser
funcionária do banco e que ela teve o cartão clonado. Por conta disso, o banco
bloqueou o cartão e solicitou diversas informações para a vítima.
Após conseguir os dados, por telefone, a golpista informou que
mandaria uma funcionária buscar o cartão na casa da vítima, visto que ela é do
grupo de risco e não deveria sair de casa para entregar o cartão clonado na
agência.
Sem desconfiar de nada, a idosa Maria da Conceição Macena Pereira
abriu a porta para a suposta funcionária e entregou seu cartão. A golpista foi
flagrada pelas câmeras de monitoramento do prédio entrando com o rosto coberto
por uma máscara, para prevenir a transmissão do vírus.
Quando contou os fatos para o filho e ele fez o alerta de que ela foi
vítima de um golpe, as marginais já haviam sacado R$ 4 mil e feito R$ 10 mil em
compras com o cartão.
“Os estelionatários são convincentes, falam bem e são persuasivos”,
alerta Raquel. “A principal dica é: desconfie sempre, porque sem informação, o
estelionatário não consegue nada”, explica a delegada, lembrando que o golpe só
é possível a partir das informações fornecidas pela própria vítima.
Conheça os principais golpes:
- Oferta de cadastro para fazer teste do coronavírus, ganhar máscaras,
luvas ou álcool gel.
A vítima recebe a mensagem, que muitas vezes pode ter sido
compartilhada de forma ingênua até por pessoa conhecida, com um link para
clicar e fazer o cadastro. O link direciona a vítima para um site falso, onde é
solicitado que ela preencha um cadastro com dados pessoais e número de celular.
Nesse momento, o número é bloqueado e o estelionatário exige dinheiro para
fazer o desbloqueio.
- Cadastro para receber a renda cidadã que será paga pelo Governo e
pode chegar a R$ 1.200,00.
A vítima recebe um falso e-mail ou mensagem com um link para se
cadastrar e receber o dinheiro. Nesse link, são solicitados os dados pessoais e
do cartão bancário, inclusive o código de segurança. Quando esses dados são
informados, o cartão é clonado e as informações usadas para compras pela
internet.
- Pedidos de doações para hospitais filantrópicos
Por telefone, golpistas ligam para as vítimas se identificando como
representantes de um hospital da região e pedindo doações, informando uma conta
para depósito ou até mesmo oferecendo para retirar o dinheiro presencialmente.
Normalmente esse golpe tem origem dentro das cadeias.
- Oferta de vacina contra o Covid-19
Marginais também oferecem por telefone e internet uma falsa vacina
contra o coronavírus. Interessada na imunização, a vítima preenche um cadastro
ou passa seu endereço por telefone para receber a dose. Quando os falsos
agentes de saúde chegam, ela abre sua casa e é anunciado o roubo.
- Ligação do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou que está telefonando para 125 milhões
de pessoas para levantar informações sobre a pandemia do coronavírus. O
objetivo é identificar quem é do grupo de risco ou está com sintomas. Marginais
estão simulando essa ligação para obter dados pessoais e bancários das vítimas.
A primeira característica da ligação real é que será identificado o
número 136, do Disque Saúde oficial do Ministério da saúde. Se aparecer no
identificador qualquer outro número, a chamada é falsa.
A ligação real também será feita por um robô, com uma voz artificial,
não por um telefonista real. O robô vai perguntar somente seu nome, sua cidade,
com quem você mora, se é do grupo de risco e se tem sintomas de Covid-19.
Então é só ficar atento. Se tiver uma pessoa do outro lado da linha e
ela perguntar nome, endereço ou qualquer outra informação, pode é golpe.
Como prevenir?
“Desconfie sempre”, avisa Raquel. “Quando a oferta parece tentadora, é
grande a chance de ser golpe. Não compartilhe nem clique em links de cadastro
ou que oferecem alguma coisa”.
- Não entregue dinheiro ou transfira valores solicitados por mensagem
ou ligação
- Não abra links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagem
- Nunca faça download de software ou aplicativos de origem
desconhecida e sempre verifique a fonte da informação.
Para denunciar, a delegada Raquel orienta o público a fazer o boletim
de ocorrência eletrônico, visto que o atendimento presencial nas delegacias
também está limitado em função do combate ao vírus, para proteção dos policiais
e do público.
Em São Paulo, o endereço para fazer o boletim é https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home.
Outros estados também possuem serviço de delegacia online e o endereço
pode ser encontrado através do google.
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