“Mecânico virtual” Engie chega ao Rio de Janeiro | Rio das Ostras Jornal

“Mecânico virtual” Engie chega ao Rio de Janeiro

Capaz de gerar uma economia de até 30% na manutenção do veículo
 e em gastos diários, o Engie é conhecido por revolucionar a experiência
 de manutenção preventiva ao funcionar como um “mecânico virtual”

 Dispositivo israelense que diagnostica mais de 10 mil itens de um veículo em tempo real passa a conectar motoristas a mais de 80 oficinas e mecânicos da região metropolitana do Rio de Janeiro

 Há um ano no Brasil, a startup israelense Engie -- cofundada por um dos criadores do Waze e do Moovit, Uri Levine -- está expandindo seu raio de ação no Brasil. O dispositivo e o aplicativo Engie, que escaneia mais de 10 mil itens de um veículo em tempo real, agora conecta os motoristas a mais de 80 oficinas e mecânicos credenciados na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Capaz de gerar uma economia de até 30% na manutenção do veículo e em gastos diários, o Engie é conhecido por revolucionar a experiência de manutenção preventiva ao funcionar como um “mecânico virtual”, diagnosticando o estado geral do veículo e notificando automaticamente o motorista pelo celular, caso haja alguma parte que precisa de inspeção imediata ou reparo de um mecânico.  

O funcionamento do Engie não tem segredos: o dispositivo é acoplado à entrada OBD2 do carro, geralmente localizada no painel, abaixo do volante. Por meio do sistema Bluetooth, o dispositivo envia os dados coletados do carro para o aplicativo Engie baixado no celular.

Além de indicar oficinas e mecânicos na Grande Rio, o app permite que o dono do carro peça orçamentos online de serviços de mecânica e produtos por região, reúne informações sobre consumo de combustível e lembra o motorista onde o carro dele está estacionado -- entre outras funcionalidades.

O Engie funciona com carros fabricados a partir do ano 2002 e está disponível para o sistema Android e o sistema iOS por R$ 99 e R$ 135, respectivamente, e participa da promoção Compre 2 e Leve 3. Ele é vendido em Israel, Reino Unido, EUA, Espanha e México. Nesses países, são 150 mil veículos conectados e 250 mil downloads realizados. No Brasil, um de seus mercados mais promissores, são 30 mil veículos conectados e 90 mil downloads.

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