Tartarugas e pinguins reabilitados são devolvidos ao mar em Arraial do Cabo | Rio das Ostras Jornal

Tartarugas e pinguins reabilitados são devolvidos ao mar em Arraial do Cabo

Tartaruga foi solta em Arraial do Cabo, no RJ
Foto: Prefeitura de Arraial do Cabo/ Divulgação

Duas tartarugas e quatro pinguins reabilitados foram devolvidos ao mar em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, nesta segunda-feira (10).
Os quatro pinguins foram resgatados em diversas áreas do litoral e todos eles estavam bastante debilitados. Os animais já tratados foram soltos em conjunto.
De acordo com o município, uma das tartarugas, da espécie "cabeçuda" foi encontrada em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, com um anzol fisgado no esôfago. O animal passou por cirurgia e foram necessários dois meses de reabilitação para que ele estivesse em plenas condições de voltar ao mar.
A segunda tartaruga, da espécie "pente" também foi resgatada bastante debilitada em uma rede de pesca. De acordo com a Prefeitura, foram necessários oito meses para que o animal expelisse todo o plástico e resíduo de seu trato intestinal e voltasse a se alimentar sozinho.
A ação reforça a importância da atenção urgente para os cuidados com o meio ambiente, sobretudo a responsabilidade do descarte adequado de lixos e resíduos para que estes materiais não cheguem ao mar, ainda de acordo com a Prefeitura de Arraial.
Uma das tartarugas passou oito meses na reabilitação antes
 de voltar ao mar em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Prefeitura
de Arraial do Cabo/ Divulgação
Antes de serem devolvidos ao mar, os animais passaram por um processo de reabilitação no CTA Meio Ambiente e no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e da Bacia de Campos (PMP) da Petrobras, conduzidos pelo IBAMA.
"Um dos maiores impactos retratados nos animais marinhos hoje é a ingestão de lixo. Isso compromete na ingestão de novos alimentos, devido a dificuldade em expelir o lixo. A pesca predatória com redes e anzóis ilegais são os maiores problemas hoje", alerta a representante do CTA Meio Ambiente, Mariana Buratto.
O órgão pede para que quando animais mortos e/ou debilitados forem encontrados, para que comuniquem imediatamente ao CTA pelo número 0800-6423341 para que seja feito o resgate adequado e todos os procedimentos necessários antes de reinseri-lo ao habitat natural.
Por G1 — Região dos Lagos

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!