Mergulhador morre ao levar suprimentos e expõe dificuldade de resgate de meninos presos em caverna | Rio das Ostras Jornal

Mergulhador morre ao levar suprimentos e expõe dificuldade de resgate de meninos presos em caverna

© O2Max Triathlon Team Saman Gunan se voluntariou para
ajudar no resgate dos meninos presos na caverna

Um mergulhador da Marinha tailandesa que participava dos esforços de resgate dos 12 meninos presos numa caverna inundada morreu ao tentar levar suprimentos ao grupo. A morte de um militar experiente evidencia os riscos do resgate dos adolescentes - alguns não sabem nadar e todos terão que aprender noções básicas de mergulho.
Saman Gunan perdeu a consciência quando estava retornando da caverna de Tham Luang, após entregar tanques de oxigênio. "A missão dele era entregar o oxigênio, e ele ficou sem o suficiente no caminho de volta", disse o governador em exercício de Chiang Rai.
Saman foi retirado da caverna por seu companheiro de mergulho, mas não conseguiram reanimá-lo. O nível de oxigênio na câmara de ar onde os meninos estão, na caverna, caiu para 15%. O nível normal é de 21%. Por isso, as equipes decidiram levar oxigênio ao local.
Os meninos, que tem entre 11 e 16 anos, e o treinador de futebol deles entraram na rede de cavernas há 12 dias. Eles acabaram ficando presos quando uma tempestade inundou grande parte do local e bloqueou a saída principal.
Nove dias depois, mergulhadores britânicos que foram à Tailândia ajudar no resgate encontraram os jovens aglomerados numa rocha a 4 km da entrada da caverna.
Saman, que tinha 38 anos, que era suboficial reformado, mas retornou à Marinha especificamente para ajudar na operação de salvamento. Oficiais disseram que o funeral dele será patrocinado pelo rei da Tailândia.
O mergulhador que morreu era, segundo amigos, um empenhado corredor e ciclista.
"Dentro da caverna, (as condições) são difíceis", disse o comandante Arpakon Yookonghaew.
© EPA Morte do mergulhador experiente mostra que o resgate
 por mergulho pode ser muito arriscado. Mas as opções são limitadas
"No caminho de volta, depois de deixar os cilindros de oxigênio, Saman Gunan desmaiou. O colega tentou prestar os primeiros socorros, mas ele não respondeu", contou Yookonhaew,
"Nós o levamos para a câmara três e tentamos a reanimação novamente, mas ele continuou inconsciente." Apesar da tragédia, o comandante destacou que a operação de resgate vai continuar. "Eu posso garantir que nós não vamos entrar em pânico e não vamos interromper a nossa missão. Não vamos deixar que o sacrifício do nosso amigo seja em vão."

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE