Produtores de Cantagalo zona rural de Rio das Ostras iniciam colheita do feijão | Rio das Ostras Jornal

Produtores de Cantagalo zona rural de Rio das Ostras iniciam colheita do feijão

O agricultor familiar Genilson Coelho estima que irá
produzir 700 quilos neste ano. Fotos: Mauricio Rocha
Dezenas de pequenos produtores já iniciaram a colheita do feijão em Cantagalo, Zona Rural do Município. A Prefeitura apoia os agricultores com maquinário e orientação técnica do Deagro – Departamento de Agropecuária de Rio das Ostras. 
O agricultor familiar Genilson Coelho Cabreira, que trabalha em Cantagalo há 46 anos, estima que irá produzir 700 quilos em 2017. “Neste ano a Prefeitura emprestou batedeira e trator. No final do ano, quero participar da Festa do Feijão, o evento mais tradicional da localidade”, afirma.

RETOMADA - A tradição de plantar feijão foi retomada nesse mês de abril e a Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras disponibilizou, em parceria com a Emater-RJ, tratores para preparar a terra para o plantio.

Para o diretor do Deagro, Jadilson Barcelos, a retomada na produção de feijão deve beneficiar os pequenos produtores, uma vez que eles precisam desse apoio no preparo do solo e no plantio. “Nossa expectativa é grande para esta próxima safra, isso tem nos animado a trabalhar cada vez mais pela agricultura em nosso Município”, comentou Jadilson.

Neste ano, os produtores rurais de Cantagalo compraram as sementes e deram continuidade ao cultivo de feijão. Para 2018, a Prefeitura já adquiriu sementes e adubo para os pequenos agricultores.

PARCERIAS - Rio das Ostras possui um termo de Termo de Cooperação Técnica e Operacional com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), que destinou dois tratores com grade aradora, moto niveladora, caminhão basculante e retroescavadeira.

Outros dois termos de cooperação com a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado - PESAGRO e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA estão em andamento.

Além disso, técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e da Emater-RJ já atendem em uma sala na Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras para facilitar o acesso de pescadores e produtores rurais.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE