Maduro proíbe manifestações que possam atrapalhar Constituinte; oposição amplia protesto desta sexta | Rio das Ostras Jornal

Maduro proíbe manifestações que possam atrapalhar Constituinte; oposição amplia protesto desta sexta

Polícia dispersa manifestação de opositores a Maduro
 nesta quinta-feira (26) em Caracas
(Foto: REUTERS/Andres Martinez Casares)
Manifestantes poderão ser punidos com 5 a 10 anos de prisão. Protesto previsto para esta sexta em Caracas é estendido a todo o país.
O governo da Venezuela anunciou nesta quinta-feira (27) que estão proibidas, a partir de amanhã, todas as manifestações públicas que possam atrapalhar a realização da eleição dos representantes da Assembleia Nacional Constituinte no domingo. Em resposta, a oposição anunciou que estenderá a toda a Venezuela o seu protesto convocado para sexta-feira em Caracas.
Desde abril, quando começou a última onda de protestos opositores, 108 pessoas morreram em manifestações e confrontos. Esta quinta-feira foi o segundo dia de uma greve de 48 horas, depois de que no primeiro dia morrerem 3 pessoas. Nesta quinta, 2 pessoas morreram, um menor de 16 anos, no bairro de El Paraíso, em Caracas, e um homem identificado como Leonardo González, de 49 anos. González morreu "durante uma manifestação" na localidade de Naguanagua, no estado Carabobo, em circunstâncias que estão sendo investigadas.
"Estão proibidas em todo o território nacional as reuniões e manifestações públicas, concentrações de pessoas e qualquer ato similar que possam perturbar ou afetar o normal desenvolvimento do processo eleitoral", disse o ministro do Interior, Néstor Reverol, em um discurso transmitido em rede nacional de televisão.
"Quem organize, apoie ou instigue a realização de atividades dirigidas a perturbar a organização e o funcionamento do serviço eleitoral ou da vida social do país será punido com prisão de cinco a dez anos", completou o ministro.
A Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal aliança de oposição ao governo, anunciou em seguida que a manifestação que estava prevista para ocorrer nesta sexta em Caracas será estendida a todo o país.
"O regime anunciou que não pode se manifestar. Responderemos com (a) TOMADA DA VENEZUELA amanhã", anunciou a opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), em sua conta do Twitter.
Em outra mensagem, a coalizão opositora afirmou que "as ruas da Venezuela são do povo, não da ditadura", e afirmou que a manifestação é um direito consagrado na Constituição.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, encerra campanha
a favor da eleição para uma Assembleia Constituinte
no país (Foto: Carlos Garcias Rawlins/Reuters)
O deputado José Antonio Mendoza disse que a decisão da MUD de ampliar o protesto faz parte da convocação feita pela oposição para que a população não reconheça o governo de Maduro e lance mão da desobediência civil.
Eleição da Assembleia
A eleição da Assembleia Constituinte está marcada para o próximo domingo. A manifestação de sexta é um ultimato para que Maduro suspenda a eleição. O oposição considera que a eleição de o processo é "fraudulento" e tem como único objetivo perpetuar Maduro no poder. Já o presidente defende uma nova Constituição como forma de trazer paz para o país.
Diante de uma multidão de apoiadores, Maduro reiterou nesta quinta que "chovendo, trovejando ou relampejando, a Constituinte acontecerá", apesar das pressões internas e externas.
As Forças Armadas da Venezuela tomarão o controle de vários órgãos estatais e municipais da Polícia amanhã. Os militares ficarão nesses locais até o processo eleitoral de domingo.

Por G1
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE