Procuradora venezuelana pede anulação da Constituinte de Maduro

A procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega, em imagem
de arquivo (Foto: FEDERICO PARRA / AFP)
Recurso é para 'defender democracia participativa', diz. Eleição para Assembleia Constituinte será no dia 30 de julho.
A procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega, anunciou nesta quinta-feira (8) que apresentou um recurso pela anulação da Assembleia Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro, alegando que fere a democracia e a soberania popular. A eleição foi marcado para o dia 30 de julho.
"Esse recurso que estou tentando é para defender a soberania popular, para defender a Constituição, para defender a democracia participativa e protagônica, para defender os venezuelanos, porque, aqui, o que está em jogo é o país", disse a procuradora-geral aos jornalistas, próximo ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).
Chavista declarada, Ortega tem sido intitulada traidora por alguns setores do chavismo por ter se posionado contra a Constituinte e também por ter afirmado que um estudante morto nas manifestações da oposição foi assassinado por uma bomba disparada pela Guarda Nacional, de acordo com o jornal "El Nacional". Ela já havia rejeitado a Assembleia Constituinte em outras ocasiões.
Maduro convocou a Constituinte para "alcançar a paz de que o país precisa". Maduro diz que pretende "reforçar" a Constituição de 1999 para estabelecer "novas formas de democracia participativa" e um modelo econômico que não dependa da renda do petróleo.
A oposição estima que a Constituinte Maduro é uma "fraude" e anunciou oficialmente que não vai apresentar candidatos à Assembleia.
A Venezuela atravessa uma grande tensão política desde o início dos protestos da oposição contra Maduro em 1º de abril, e que já deixaram mais de 60 mortos e mil feridos, de acordo com a Procuradoria, e cerca de 3.000 presos, segundo a ONG Foro Penal.

Por G1
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE