Ver a escola
como espaço de proteção é a proposta do Projeto Integração/Comunidade aberto no
último sábado, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Rio das
Ostras. O objetivo da escola é oferecer a comunidade local diversas atividades
extracurriculares e pedagógicas, a fim de elevar as potencialidades e
autoestima de alunos e famílias.
Durante a
abertura do projeto, foram apresentadas várias demonstrações artísticas,
culturais e esportivas. Dentro do cronograma do projeto, há atividades como
capoeira, dança, futsal, jiu-jitsu, basquete, música, teatro, informática e até
iniciação ao jornalismo.
Segundo a
diretora do Abdalla, Veny Rabelo, a ideia é oferecer as atividades nos
contraturnos dos educandos. O projeto já conta com 400 alunos inscritos, 50
famílias e mais de 30 voluntários.
“Queremos
que os alunos e a comunidade vejam a escola como um espaço de integração,
construção e descoberta de potencialidades. Nós só construímos cidadãos com
Educação e todos têm que cuidar da escola e vê-la como um lugar de proteção
mesmo. Essa inserção social é importante para todos”, destacou a diretora.
INTEGRAÇÃO
COM A COMUNIDADE - Ainda de acordo com Veny, o projeto também integra
família e escola com cursos e atividades de renda alternativa para pais e
responsáveis inscritos no Programa Bolsa-Família. Para a comunidade, estão
sendo oferecidas aulas de artesanato, culinária e renda sustentável, com apoio
de voluntários e organizações não-governamentais, além do Pré-vestibular
Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Pública e Universidade
Federal Fluminense.
A aluna do
8º ano do Ensino Fundamental do Abdalla, Giovanna Alves Martins, de 13 anos, já
se inscreveu em três atividades: teatro, capoeira e iniciação ao jornalismo.
“Gostei bastante do projeto e acho que essa é uma forma da escola incentivar
mais os alunos a interagir, estudar e conhecer coisas novas. Espero aprender
muito e levar tudo isso para a vida”, declarou a estudante.
As
inscrições para o Projeto Abdalla Integração/Comunidade podem ser feitas na
própria unidade de ensino.
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