Oposição faz protesto contra Maduro na Venezuela; estações de metrô foram fechadas | Rio das Ostras Jornal

Oposição faz protesto contra Maduro na Venezuela; estações de metrô foram fechadas

Manifestantes protestam contra o governo Maduro
 em Caracas no dia 4 de abril de 2017
(Foto: Federico Parra / AFP)
Segurança foi reforçada nas ruas; apoiadores do presidente também planejam sua própria passeata.
As autoridades da Venezuela fecharam estações de metrô, interditaram uma praça central e montaram postos de verificação adicionais em Caracas nesta terça-feira (4), dia escolhido pela oposição para uma manifestação contra o governo socialista do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disseram testemunhas. O protesto já começou.
Os apoiadores de Maduro planejam sua própria passeata. Com medo de confrontos, alguns moradores resolveram ficar em casa, e alguns pontos comerciais ficaram fechados.
As tensões se elevaram depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) pró-Maduro anulou as funções do Congresso, dominado pela oposição, na semana passada.
Embora a corte tenha voltado atrás na medida no fim de semana, a Assembleia Nacional continua impotente devido a veredictos anteriores do judiciário. A pressão internacional contra Maduro aumentou, e os protestos desarticulados dos opositores foram retomados.
"Foi o senhor Maduro que ordenou que se fechassem todos os acessos a Caracas para impedir as pessoas de expressarem seu repúdio", disse o líder opositor Henrique Capriles. "Ele está aterrorizado".
Atingido por críticas da maioria da América Latina, Maduro afirma que o governo dos Estados Unidos e outros inimigos estão tentando alimentar a histeria contra ele para preparar o terreno para um golpe.
O governo Maduro está particularmente furioso com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, que está à frente da condenação regional da Venezuela.
"A direita venezuelana está planejando ações violentas para dar a Almagro uma desculpa que justifique uma agressão", disse Jorge Rodriguez, membro do alto escalão do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). "Vocês estão tentando promover a morte de venezuelanos".
Guerra judicial
A oposição conquistou a maioria da Assembleia Nacional no final de 2015, mas o TSJ reverteu quase todas suas medidas.
A Assembleia planejava iniciar procedimentos ainda nesta terça-feira para afastar os juízes do tribunal, mas o gesto só teria valor simbólico, já que a Casa não tem poder de fato para atuar.
A legislatura também deve debater moções para denunciar a "ruptura da ordem constitucional" na Venezuela.
Policiais com escudos se posicionaram na manhã desta terça-feira nos arredores da Plaza Venezuela de Caracas, onde partidários da oposição tinham planejado se reunir antes de rumar para a Assembleia Nacional.
O tráfego estava lento nas principais rodovias de acesso à capital devido ao aumento de barreiras policiais.

Por Reuters
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE