Ateliê Casa Residência apresenta a exposição “Intersubjetividades” | Rio das Ostras Jornal

Ateliê Casa Residência apresenta a exposição “Intersubjetividades”

Obra de Lulessa Ventarola, Pela Ordem e Progresso,
quando a verdade é derrubada em favor da alegoria.
Foto Divulgação
O Ateliê Casa, em Rio das Ostras, abre, no dia 8 de abril, sábado, às 19h, a exposição “Intersubjetividades”, com curadoria de Áureo Guilherme Mendonça – Professor Associado da UFF/Rio das Ostras do Curso de Produção Cultural (Teoria e Crítica de Arte) –, e participação de 24 artistas inseridos no circuito de arte carioca. A mostra faz parte do projeto O Artista Convida, onde os participantes dialogam com 2 artistas convidados de Rio das Ostras. A ideia é interiorizar a produção de arte contemporânea do Rio, criar tradição em artes visuais e dinamizar a cena cultural local além deestimular a produção artística.
A exposição apresenta cerca de 30 obras entre fotos, pinturas, colagens e objetos, que fazem referência à forma de observação, por meio da arte, das mudanças às quais as pessoas estão assistindo no mundo e que só podem realizá-las no decorrer do processo histórico, seja na cultura, na política ou nos movimentos sociais. Por isso, o subjetivo de cada artista em cada trabalho. “Entendemos, falando em nome do Ateliê, que na arte contemporânea mais do que fechar uma exposição em torno de uma temática é provocar e instigar o pensamento através de uma convivência, de relações. Do diverso para o consenso. Dos estranhos para o que pode ser comum. Estamos propondo, por meio do diálogo entre artistas de universos diferentes, uma chamada ao não pensamento. Entendo como não pensamento o estranhamento, o questionamento constante”, explica Sílvia Neves, artista e coordenadora do Ateliê Casa, juntamente com Alexander Fleming – especialista em gestão de projetos. 
“Intersubjetividades” apresenta individualmente e no coletivo o impensado próprio da arte. Cada artista possui a sua individualidade, leva a sua vivência e a sua trajetória. Entretanto, a união entre eles, com as subjetividades características de cada um, se transforma no todo e é o resultado desta junção que o público vai poder ver e perceber na exposição. “A mostra instiga o público. Como traçar as conexões possíveis entre obras tão diversas? Como pegar o fio da Ariadne e se embrenhar no labirinto que essa exposição propõe como desafio da caça ao tesouro: perceber o impensado como somatório do eco das vozes que reverberam no espaço da galeria. Por estarmos vivendo uma época em que o pensamento está sendo tão adulterado por um processo midiático profundamente algoz, a arte se apresenta como a oportunidade de reequiparmos nossos sentidos e confirmarmos que um outro mundo é possível para além do âmbito do discurso”, analisa o curador.
A exposição, portanto, trabalha com a diversidade própria da vida. O que une os artistas é exatamente o que não está dito, são as entrelinhas, e o exercício estético do público é o de desvelar essas mensagens ocultas nas bordas de cada obra: nas pinturas geográficas,  concretas e urbanas de Bet Katona; no objeto em madeira com linhas e bordados pela ‘Ordem e Progresso’ de Lulessa Ventarola; nas pinturas baseadas nas lendas e na mitologia, respectivamente de Rona e de Reitchel Komch – ambas sobre a diáspora negra –; nas colagens de Patrícia Tavares – a partir de materiais resgatados e herdados, transformando e resignificando seus fragmentos –; nas fotos de Adriana Nataloni que escondem sua verdadeira origem ; entreoutras.

Artistas participantes:
Adriana Nataloni, Bet katona, Ellen Dobrowolski , João Popadiuk, Lair Uaracy,Linconl Nogueira, Lulessa Ventarola, Marcella Araújo , Marcia de Almeida , Mariana Magalhães, MarQo Rocha, Marta Bonimond, Nildete   Gomes, Paula Gualberto, Patrícia Tavares Soares, Reitchel Komch, Rodrigo Cairo, Rona, Sandro  Couto, Selma Jacob, Silvia Neves, Taisa Collaço, Tania Coelho  e Verônica Camisão.
Mais sobre o Ateliê Casa:

O Ateliê Casa Residência é um ponto de arte contemporânea com ênfase na pesquisa, produção e exposição de arte visual. É focado em atividades educativas na forma de workshops, palestras, oficinas e exposições e possui uma parceria com a Universidade Federal Fluminense em pesquisas e projetos na área de Produção Cultural.

Trata-se de um espaço de referência na cena artística de Rio das Ostras, estabelecendo vínculos com outros polos artísticos no país e no exterior, por meio de residências e atividades pedagógicas. Também é um local de reunião para artistas e interessados em arte contemporânea. Desde 2016, promove, além de residências artísticas, exposições em sua galeria com projetos que visam dinamizar a cena cultural da cidade com um diálogo entre artistas do Circuito do Rio e artistas emergentes  locais. “Intersubjetividades” comemora 1 ano de atividades do local, também com a inauguração de uma biblioteca de artes para os frequentadores do Ateliê, que tem a primeira galeria de arte da cidade de Rio das Ostras fora da esfera pública e é coordenado pela artista visual Silvia Neves e pelo Especialista em Gestão de Projetos Alexander Fleming.
Serviço:
Exposição “Intersubjetividades”
Curadoria de Áureo Guilherme Mendonça
Abertura: dia 8 de abril de 2017, sábado, às 19h
Em cartaz até 31 de maio de 2017
Local: Ateliê Casa Residência
Endereço: Rua Elba de Pádua Lima, 404 - Balneário Remanso
Visitação: de terça a sábado, das 11h às 19h
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE