Compra da Ale pela Ipiranga pode elevar preços de combustíveis | Rio das Ostras Jornal

Compra da Ale pela Ipiranga pode elevar preços de combustíveis

Acerto da compra da Ale pela Ipiranga, por 2,17 bilhões
de reais, foi anunciado em meados de 2016
Para Cade, alta ocorreria em função "do aumento do poder de mercado da Ipiranga e da elevação da possibilidade de atuação coordenada das empresas do setor"
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concluiu, em parecer divulgado quarta-feira, que a compra da distribuidora de combustíveis Ale pela Ipiranga, da Ultrapar, pode resultar em elevação de preços na distribuição e na revenda.
Essa alta nos preços dos combustíveis, acrescentou o órgão, ocorreria em função “do aumento do poder de mercado da Ipiranga e da elevação da possibilidade de atuação coordenada das empresas do setor”, dominado por quatro companhias (BR Distribuidora, da Petrobras; Raízen, da Shell e Cosan; Ipiranga e Ale).
Segundo o parecer, os mercados mais afetados pela operação são os de gasolina, diesel e etanol.
“Por essa razão, a operação foi impugnada para análise do Tribunal do Cade, órgão responsável pela decisão final sobre a aprovação, reprovação ou adoção de eventuais remédios que afastem os problemas identificados”, afirmou o órgão em nota.
O acerto da compra da Ale pela Ipiranga, por 2,17 bilhões de reais, foi anunciado em meados de 2016. Procurada, a Ipiranga não se manifestou imediatamente sobre o assunto.
As determinações do tribunal podem ser aplicadas de forma unilateral ou mediante acordo com as partes, acrescentou o comunicado.
O ato de concentração foi notificado em 19 de setembro de 2016, e o prazo legal para a decisão final do Cade é de 240 dias, prorrogáveis por mais 90.

(Com agência Reuters)
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!