Busca pela vacina contra a febre amarela causa longa fila em posto do Rio | Rio das Ostras Jornal

Busca pela vacina contra a febre amarela causa longa fila em posto do Rio

Cerca de 100 pessoas esperavam para tomar vacina contra
a febre amarela em posto no Recreio
 (Foto: Roni Carlos / TV Globo) 
Posto no Recreio, Zona Oeste, já tinha 100 pessoas na fila por volta das 6h40. Prefeitura descarta surto na cidade e recomenda vacinação apenas para quem vai viajar.
A corrida pela vacina contra a febre amarela já chegou ao Rio de Janeiro. Em um posto de vacinação no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, muitas pessoas acordaram cedo e encararam uma enorme fila para tomar a vacina na manhã desta quarta-feira (8).
Para organizar a espera enquanto o posto não abria, as pessoas distribuíram uma numeração para os que aguardavam. Segundo eles, a ideia é devido a uma confusão que teria acontecido na terça-feira (7). Às 6h40, cerca de 100 pessoas já estavam na fila. O posto do Recreio só abre às 8h e, no horário, começa a distribuição da senha "oficial", dada pelo posto. Por dia, a unidade oferece apenas 100 doses da vacina.
Ainda de acordo com os que aguardavam a vacina, nesta terça não havia nenhum funcionário do posto para organizar a fila e, quando começaram a distribuir as senhas, muitas pessoas que tinham acabado de chegar passavam na frente dos que haviam chegado de madrugada.
Por volta das 9h30, todas as 100 senhas distribuídas por dia já haviam acabado. As pessoas que buscavam a vacina e estavam na fila desde às 6h30 continuavam esperando. É o caso das primas Tamiris Daniel, de 13 anos, Alessandra Maia, de 20, e Paula Carolina, de 23. "A gente vai pra Minas e está aqui desde 6h30 esperando, porque precisa tomar", disseram.
Entre quem estava na fila, também havia pessoas que irão viajar para o Espírito Santo e para a Colômbia.
Prefeitura descarta vacinação em massa na cidade
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro diz que não há surto de febre amarela na cidade e, por isso, não há necessidade de vacinação indiscriminada, feita em larga escala, para toda a população.
De acordo com a SMS, só devem ser vacinadas as pessoas que tenham passado por avaliação e tenham indicação médica para receber a vacina, assim como as pessoas que estão com viagem agendada para locais com registros da doença, como Minas Gerais, Amazonas, Pantanal e outros países como Colômbia, Bolívia, Equador e Peru, entre outros.
Fila para tomar a vacina contra a febre amarela em posto do Recreio (Foto: Roni Carlos / TV Globo)
Campanha de vacinação foi ampliada para mais cinco municípios do RJ
O Estado do Rio de Janeiro ampliou a campanha de vacinação contra a febre amarela nos municípios localizados na divisa com o Estado de Minas Gerais e Espírito Santo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do RJ, a medida visa criar um cinturão de imunização para impedir a entrada do vírus no território fluminense.
Desde o dia 25 de janeiro, o sistema de saúde de 16 municípios recebeu um estoque extra de 350 mil doses da vacina contra a febre amarela. Com isso, o estoque de vacinas para o RJ foi ampliado para 700 mil doses. Cinco cidades passaram a ser incluídas na companha de vacinação, subindo o número de municípios com campanha de vacinação para 21.
As cidades que fazem parte da campanha são. Cantagalo, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, Varre-Sai, Rio das Flores, Quatis e Itatiaia. Além destes, os municípios de Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Resende e Valença tem regiões específicas para vacinação, não sendo recomendada a vacinação de toda a população nestes cinco municípios.

As campanhas de vacinação estão sendo coordenadas pelas secretarias de saúde municipais, que definem um calendário e a ordem de vacinação da população. A ampliação na campanha de vacinação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (7).

Quem deve se vacinar
A Secretaria Estadual de Saúde informa que está adotando medidas preventivas, com a vacinação de bloqueio em regiões selecionadas. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE