Partido de esquerda quer retirar estátua de Colombo de Barcelona | Rio das Ostras Jornal

Partido de esquerda quer retirar estátua de Colombo de Barcelona

Partido de esquerda quer retirar estátua de Colombo
de Barcelona (Foto: Wikimedia Commons)
Estátua de 60 metros de altura fica no fim do passeio da Rambla. Para partido de esquerda CUP, obra enaltece escravidão e imperialismo.
Um pequeno partido de esquerda radical proporá nesta terça-feira (27) a retirada da estátua de Cristóvão Colombo de Barcelona (Espanha), um dos monumentos mais representativos da cidade, porque, segundo ele, enaltece a escravidão e o imperialismo.
A estátua de 60 metros de altura, localizada junto ao mar Mediterrâneo, ao fim do passeio da Rambla, foi inaugurada em 1889 para lembrar a chegada de Colombo a Barcelona em 1493 para explicar sua descoberta aos Reis Católicos da Espanha.
"Apenas nos ensinaram o rosto amável desta pessoa, mas, por exemplo, nos diários de Colombo ele diz que com 50 homens podia subjugar todos (os indígenas) e torná-los criados muito bons", explicou Josep Garganté, do partido independentista de esquerda CUP.
"Há certas figuras que deveríamos parar de olhar com olhos de colonizadores e observar com olhos de oprimidos (...) Colombo era um escravista", acrescentou Garganté em uma entrevista a uma rede de televisão local.
A figura do navegante genovês é controversa. É elogiado por alguns como descobridor da América, enquanto outros lembram que sua chegada representou o início da colonização espanhola, da submissão e do massacre das populações indígenas.
Durante os governos do falecido Hugo Chávez e de Cristina Kirchner, Venezuela e Argentina retiraram monumentos dedicados a Colombo e os substituíram por outros homenageando a resistência indígena.
Em sua proposta, que apresentará nesta terça-feira para que seja debatida na sexta, a CUP também quer substituir a simbólica estátua por uma imagem que represente a resistência indígena.

Além disso, quer declarar dia útil o 12 de outubro, a festa nacional espanhola que lembra a chegada de Colombo à América, em 1492.
Da France Presse

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE