Carlos Augusto tem mais uma vitória política | Rio das Ostras Jornal

Carlos Augusto tem mais uma vitória política

Carlos Augusto, assumiu na última semana sua vaga na Alerj
(Fotos: Akila Ribeiro)
Eleito deputado estadual em 2014, o ex-prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar, assumiu na última semana sua vaga na Alerj depois de uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma vitória não apenas para o novo parlamentar, mas também para Rio das Ostras e Região, que terá mais um representante no legislativo do estado para defender melhorias e recursos para esses municípios.

RIO DAS OSTRAS JORNAL entrevistou o deputado que falou sobre a primeira semana na Alerj, projetos e muito mais.

1-      Quando e como entrou na vida política?
Desde muito jovem eu já estava envolvido em movimentos sociais. Fui secretário de Ação Social em Casimiro de Abreu, presidente da Associação de Moradores de Nova Aliança, participei ativamente do movimento de emancipação de Rio das Ostras e, em 1992, quando a cidade se emancipou de Casimiro, fui eleito vereador. Durante 12 anos permaneci como presidente de Câmara, sempre com expressiva votação, graças a Deus. E em 2004 fui eleito prefeito e reeleito em 2008, permanecendo no mandato até 2012.

2-      O senhor acreditou um dia ser eleito deputado?
O sonho de ser deputado depois de ter sido vereador por tantos anos, e depois prefeito, era natural.  Acredito que a experiência adquirida ao longo desses anos em Rio das Ostras e os bons resultados alcançados na cidade  me deram credibilidade e, consequentemente,   confiança junto ao eleitor.  Sem dúvida estamos colhendo os frutos de todo um trabalho realizado, trabalho esse que pretendo continuar conduzindo com muita responsabilidade e comprometimento na Alerj, já que é um grande orgulho estar lá representando nossa Região e todo o Estado do Rio.

3-      Representar Rio das Ostras na Alerj é um novo desafio?
É uma grande responsabilidade e que muito me honra. Mas sem dúvida é um momento novo em minha vida. É como um jogador que muda de time. Você sabe que está preparado, mas precisa se adaptar e entender melhor como funciona as táticas do time. Já cheguei trabalhando, até porque não poderia ser diferente, mas ainda estou me familiarizando com esse novo contexto. Mas estou preparado para esse novo projeto e cheio de novas ideias.

4-      O que as pessoas podem esperar do senhor como deputado?
Podem esperar dedicação  e comprometimento total, assim como sempre tive em todos os cargos que já ocupei até hoje. Estarei sempre presente e atuante em todas as questões, buscando  conciliar e incentivar medidas que beneficiem a maioria.

5-      Qual será sua prioridade para Rio das Ostras e região nessa casa legislativa
 Hoje a segurança pública e a geração de emprego e renda são apontadas não apenas em Rio das Ostras, mas em toda a região como fatores preocupantes. Estou preparando junto com minha equipe um relatório estatístico para conversar com o secretário estadual de Segurança Pública e apresentar a ele detalhes dessa realidade, já que segundo estatísticas, Rio das Ostras tem hoje índices de criminalidade bem acima de cidades muito maiores que ela.

 
Talvez as pessoas não se recordem, mas o prédio que hoje foi destinado à formação de oficiais da PM foi construído durante a minha gestão, e o nosso desejo era que ele fosse a sede de um batalhão da polícia militar, o que infelizmente não ocorreu. Essa unidade iria dar cobertura não apenas a Rio das Ostras, mas a alguns municípios vizinhos. Quero ponderar essa questão com o secretário, assim como o contingente e aparelhamento das polícias militar e civil no município e região. Queremos que os investimentos que acontecem na capital do Estado aconteçam também no interior.

Também acredito que, mesmo não sendo uma responsabilidade dos municípios,  é importante que eles apoiem o estado nesse trabalho. Iluminação pública, sinalizações, rondas da guarda municipal nos bairros, câmeras de segurança, tudo isso colabora para coibir de certa forma a criminalidade e isso é de responsabilidade da administração municipal.

Outra questão que vou priorizar será a geração de emprego e renda. Existe hoje uma grande necessidade de investimentos para qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, especialmente os jovens. Para isso pretendo ver a possibilidade de trazer cursos da FAETEC para Rio das Ostras. Acredito que brevemente a situação do petróleo irá se resolver, e  na crise  é o momento de investir em qualificação, porque quando as oportunidades acontecerem todos estarão preparados. Por isso, hoje,  classe política, empresários, sociedade civil devem estar unidas para planejar o futuro da nossa região, do nosso Estado.

6-      E quais projetos estariam dentro de sua visão estratégica para a região
A minha experiência como executivo me mostrou que cada município tem as suas particularidades, as suas necessidades. E muitas vezes o município não consegue executar tudo sozinho,  ele precisa do apoio do Estado, seja por meio de ajuda técnica, financeira ou infraestrutura. Eu quero ser esse elo entre estado e municípios para que as coisas aconteçam.
 E além dos projetos que pretendo apresentar, vou cobrar o empenho das secretarias estaduais para que levem para o interior as ações realizadas na capital. O importante é ver as coisas acontecerem, é investir no desenvolvimento do cidadão.

7-      Qual o seu sentimento hoje em relação a Rio das Ostras?
De modo geral tenho visto uma grande desesperança  nas pessoas  Eu vejo uma cidade triste. Sinto que a autoestima dos riostrenses está em baixa. Muita gente não consegue ver solução para os atuais problemas da cidade. Mas eu não deixo de ter esperança. Eu quero que o morador de Rio das Ostras volte a ter orgulho de morar aqui,  que a cidade volte a oferecer  políticas públicas de qualidade, e para todos. E para isso acontecer não tem segredo, tem que ter muito trabalho e comprometimento, além, é claro, a união de todos em torno desse objetivo.

8-      Como a economia da cidade poderia melhorar?
Sinceramente vejo aqui uma supervalorização dessa crise. Passamos por um momento similar em 2009 e nos anos seguintes, época em que se formos somar os orçamentos municipais, eles se apresentaram inferiores aos orçamentos dos últimos quatro anos e nem por isso deixamos de manter serviços de qualidade na educação, saúde, social e na manutenção da cidade. Para mim, crise se vence com trabalho, disposição, criatividade e compromisso, mas lamentavelmente o que vemos hoje em Rio das Ostras é falta de gestão e não de recursos.
Mas independentemente disso, minha postura sempre foi conciliadora e estou disposto a caminhar junto com o prefeito, vereadores e buscar o apoio do Estado e de todas as classes produtivas com o intuito de resgatar o progresso e a dignidade de nossa cidade.

9-      No seu projeto político inclui ser candidato a prefeito de Rio das Ostras novamente?
O meu nome vai estar sempre à disposição da classe política de Rio das Ostras. Sou um soldado do partido e um apaixonado por esta cidade.  Mas ainda é muito cedo para falarmos disso. É claro que tenho hoje condições de elegibilidade, mas vamos esperar as convenções, se for a vontade de todos, estou à disposição.

10-   Considerações finais. O que diria aos moradores da região, especialmente de rio das Ostras?

 Para aqueles que votaram e acreditaram em mim o meu muito obrigado. Tive votos em 87 dos 92 municípios fluminenses e isso, sem dúvida, é a aprovação do grande trabalho que fizemos em Rio das Ostras. Quero que saibam que o meu gabinete na Alerj está de portas abertas para todos e tenho fé e esperança que com a união de nossas forças e trabalho teremos novamente uma Rio das Ostras próspera e digna para todos.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!