Em testes, o
VLT tem circulado sem passageiros em diversos horários
Foto: Alexandro
Auler / Agência O DIA
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Inicialmente, conclusão de obras
estava prevista para abril. VLT e Linha 4 do metrô também atrasaram
A linha inicial do VLT só será
aberta por completo (da rodoviária ao Aeroporto Santos Dumont) em 1º de julho,
das 9h às 17h . Até lá, não haverá funcionamento aos fins de semana. Daí em
diante, o serviço será prestado também aos sábados e domingos. A partir de 1º
de agosto, o VLT vai operar das 6h à meia-noite, com oito veículos. A ideia da
prefeitura era que o sistema funcionasse 24 horas por dia na Olimpíada, o que
deverá ocorrer até o fim do ano.
O VLT não é a única obra olímpica
de mobilidade atrasada. O BRT Transolímpico, obra de responsabilidade
municipal, que vai ligar Deodoro à Barra, será inaugurado só no fim de junho. O
contrato original previa conclusão das obras até 26 de abril. Dos 21 pontos de
parada, apenas três estarão abertos durante os Jogos: Recreio, Parque Olímpico
e Magalhães Bastos.
Antes anunciada para 1º de julho,
a viagem inaugural da Linha 4 do metrô, construída pelo governo estadual entre
Ipanema e a Barra da Tijuca, foi adiada para 5 de agosto, e abrirá somente para
os atletas, colaboradores e público das competições. Depois, a linha ficará
fechada até os Jogos Paralímpicos, que começam em 7 de setembro. A população
que não vai assistir às competições só terá acesso a partir de 19 de setembro.
E o VLT hein? Agora só em
junho
Nem abril nem maio. Menina dos
olhos da Prefeitura do Rio para os Jogos Olímpicos, o Veículo Leve sobre
Trilhos (VLT) no Centro teve a inauguração adiada pela terceira vez: os bondes
modernos só devem começar a circular com passageiros a partir do dia 5 de
junho, anunciou ontem a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) — e não mais
no próximo domingo, como prometido por último.
Reportagem publicada pelo DIA em
13 de abril alertou que o início do VLT, previsto originalmente para aquele
mês, estava ameaçado: restavam ainda 5% de obras civis para a conclusão da
primeira fase do sistema, entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos
Dumont. Apesar disso, a SMTR afirmava que o transporte começaria a operar em
abril. No fim do mês, no entanto, foi divulgado o novo prazo: 22 de maio. O
segundo trecho do VLT, entre a Central do Brasil e a Praça 15, é prometido para
o segundo semestre deste ano.
A SMTR informou que o adiamento
foi decidido para dar mais tempo à população de se adaptar à nova configuração
viária do Centro. Desde o dia 7 de maio, diversas mudanças estão sendo
implementadas, como a inversão de mão de vias importantes e a reabertura da
Avenida Rio Branco para carros. As últimas alterações serão realizadas neste
sábado.
“A inauguração do primeiro trecho
do VLT foi transferida para garantir mais segurança a pedestres e motoristas,
dando mais tempo aos cariocas para que se acostumem com as alterações no
trânsito e a presença do novo modal na região”, explicou a pasta em nota.
Para o engenheiro de Transportes
Alexandre Rojas, da Uerj, a justificativa da prefeitura não é razoável. “Se
fosse esse o motivo, poderiam atrasar só uma semana para as pessoas tomarem
conhecimento das mudanças de sábado. Passei há duas semanas na área do Porto e
faltava muita obra desse trecho. Deram um novo prazo para terminar esses
acabamentos”, opina.
A prefeitura reiterou que a
implantação do primeiro trecho se dará em oito fases. A operação com
passageiros vai começar com dois trens circulando em horário reduzido na
primeira semana (de meio-dia às 15h) somente entre a Praça Mauá e o aeroporto.
O serviço será ampliado gradativamente até 1º de agosto. A tarifa do VLT,
fixada em R$ 3,80, só passará a ser cobrada no dia 1º de julho. Até lá, o
acesso será livre.
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