Canal de comunicação tem sido útil ao cidadão garantindo
uma gestão pública transparente e participativa.
Alunos, professores, servidores das três instituições de
ensino superior que compõem a Cidade Universitária - FeMASS, UFF e UFRJ –, da
Fundação Educacional de Macaé e a comunidade externa contam com o trabalho da
Ouvidoria da Funemac. Com seus canais de comunicação em funcionamento, o
serviço tem sido útil no atendimento ao cidadão garantindo uma gestão pública
transparente e participativa.
O cidadão interessado pode encaminhar seu elogio, sugestão, solicitação e reclamação pelo e-mail ouvidoria.funemac@macae.rj.gov.br e também por meio de formulário, que deve ser devidamente preenchido com todos os dados e letra legível a fim de facilitar a leitura, e depositado nas caixas instaladas na entrada da Biblioteca e nos blocos A e B do campus. O trabalho é implementado desde maio em conjunto com a Ouvidoria Geral do Município, outra forma de acesso via o portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br/funemac.
A ouvidora universitária, Norma Tanus, criou um banco de dados com as questões atendidas neste quadrimestre. Além disso, com base nas demandas recebidas, ela elaborou o relatório das atividades relativas a esse período.
Os usuários têm procurado a Ouvidoria também para fazer elogios com relação à eficiência do portal da FeMASS e solicitar informação sobre oferta de novos cursos, inscrição para cursos de graduação, aumento do número de vagas oferecidas e outras questões acadêmicas. Um estudante do curso de Turismo, por exemplo, solicitou à Ouvidoria orientação sobre onde encontrar publicações do histórico do distrito do Sana, na região serrana de Macaé, para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
É importante que o cidadão saiba quando deve recorrer à Ouvidoria. Para isto, é interessante o trabalho que alguns professores já fazem em sala de aula orientando os alunos sobre como participar do serviço que é gratuito. Para essa divulgação, a ouvidora também visita todos os setores da Cidade Universitária conscientizando sobre a importância do papel da Ouvidoria na vida dos cidadãos e para uma melhor gestão pública.
A ouvidora dá o encaminhamento necessário a cada demanda recebida junto aos setores responsáveis para a devida solução e, após, o tratamento adequado, é dada uma resposta, formalmente, ao interessado. Por isto, é importante que o usuário se identifique no momento de apresentar a sua questão, porém, os seus dados são preservados.
A iniciativa de instituir a Ouvidoria na Cidade Universitária, segundo o presidente da Funemac, Gleison Guimarães, visa garantir transparência e acesso dos públicos relacionados ao campus às questões administrativa e acadêmica. Desta forma, acredita o gestor, seja possível dar celeridade aos processos e possibilitar colaborações.
- Ouvidoria é uma prática que muito engrandece as instituições. A Funemac acredita nesta realidade e possibilita sua atividade para o bem de todos os envolvidos -, declarou o presidente Gleison Guimarães.
A Cidade Universitária é mantida pela prefeitura, por meio da Funemac, e está localizada à rua Aloísio da Silva Santos, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
O cidadão interessado pode encaminhar seu elogio, sugestão, solicitação e reclamação pelo e-mail ouvidoria.funemac@macae.rj.gov.br e também por meio de formulário, que deve ser devidamente preenchido com todos os dados e letra legível a fim de facilitar a leitura, e depositado nas caixas instaladas na entrada da Biblioteca e nos blocos A e B do campus. O trabalho é implementado desde maio em conjunto com a Ouvidoria Geral do Município, outra forma de acesso via o portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br/funemac.
A ouvidora universitária, Norma Tanus, criou um banco de dados com as questões atendidas neste quadrimestre. Além disso, com base nas demandas recebidas, ela elaborou o relatório das atividades relativas a esse período.
Os usuários têm procurado a Ouvidoria também para fazer elogios com relação à eficiência do portal da FeMASS e solicitar informação sobre oferta de novos cursos, inscrição para cursos de graduação, aumento do número de vagas oferecidas e outras questões acadêmicas. Um estudante do curso de Turismo, por exemplo, solicitou à Ouvidoria orientação sobre onde encontrar publicações do histórico do distrito do Sana, na região serrana de Macaé, para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
É importante que o cidadão saiba quando deve recorrer à Ouvidoria. Para isto, é interessante o trabalho que alguns professores já fazem em sala de aula orientando os alunos sobre como participar do serviço que é gratuito. Para essa divulgação, a ouvidora também visita todos os setores da Cidade Universitária conscientizando sobre a importância do papel da Ouvidoria na vida dos cidadãos e para uma melhor gestão pública.
A ouvidora dá o encaminhamento necessário a cada demanda recebida junto aos setores responsáveis para a devida solução e, após, o tratamento adequado, é dada uma resposta, formalmente, ao interessado. Por isto, é importante que o usuário se identifique no momento de apresentar a sua questão, porém, os seus dados são preservados.
A iniciativa de instituir a Ouvidoria na Cidade Universitária, segundo o presidente da Funemac, Gleison Guimarães, visa garantir transparência e acesso dos públicos relacionados ao campus às questões administrativa e acadêmica. Desta forma, acredita o gestor, seja possível dar celeridade aos processos e possibilitar colaborações.
- Ouvidoria é uma prática que muito engrandece as instituições. A Funemac acredita nesta realidade e possibilita sua atividade para o bem de todos os envolvidos -, declarou o presidente Gleison Guimarães.
A Cidade Universitária é mantida pela prefeitura, por meio da Funemac, e está localizada à rua Aloísio da Silva Santos, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
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