Feira Cultural lota praça e descobre talentos em Casimiro de Abreu | Rio das Ostras Jornal

Feira Cultural lota praça e descobre talentos em Casimiro de Abreu

Evento contou com apresentações de dança, música, teatro e e exposições de arte.

A primeira edição da Feira Cultural deste ano aconteceu na quarta-feira, 21, na praça Lúcio André, em frente à Casa de Cultura. O grupo teatral Tearte, da Escola Estadual Professor Souza, foi o primeiro a subir ao palco e apresentou a esquete 'O rei da fome' junto à animadora cultural, Shirlene Jardim. Segundo ela, o movimento do teatro tem crescido muito no distrito. "Temos mais de 30 alunos envolvidos com o projeto ‘Teatro na Escola’ e, a cada semana, visitamos diversas instituições do município, como asilos, praças e outras escolas", afirmou.

Os alunos da Rede Municipal e particular de ensino visitaram o evento e trouxeram os projetos desenvolvidos durante o primeiro semestre para mostrar. Uma delas foi a professora do 4º ano, da E. M. Patrick Marchon Portal, Liliane Rodrigues. Para ela, a oportunidade é muito rica porque forma o cidadão, dá acesso à diversidade cultural. "Na escola, trabalhamos de maneira integrada e, a partir do que foi visto aqui, poderemos fazer debates, rodas de conversas, entre outras atividades", comentou.

Para o presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, a arte e a cultura transformam vidas e os projetos apresentados demonstram isso. "As crianças participantes das Escolas de Dança e Música, do Trinca Lata e da Capoeira ampliam a visão de mundo. Aprendem um ofício, tornam-se mais críticas; enfim, preparam-se para o futuro", afirma. A professora de Dança Júlia Franca compartilha da mesma opinião. "As apresentações externas estimulam as crianças do município a frequentarem alguma atividade cultural. No caso da Dança, por exemplo, elas mostram-se com mais vontade de ensaiar, de se dedicar. A experiência de palco que ganham é ímpar", ressalta.

A exposição "Nossa Arte", dos artistas da Associação dos Artistas Plásticos Casimirenses, foi aberta ao público durante o evento e pode ser considerada como outro ponto alto da programação. As 30 telas expostas permanecem na Casa de Cultura Casimiro de Abreu até dia 6 de junho e segundo diretora, Soraia Cardoso, é muito importante porque incentiva e divulga o trabalho dos artistas locais.

Ao final do evento, as alunas da formação de professores do Colégio Estadual Casimiro de Abreu, Márcia Cristina e Talita Freiras, disseram estar encantadas com as atividades ofertadas na Feira Cultural. "Quando a professora Eliane Luiza, de práticas pedagógicas, nos pediu para vir não imaginávamos como era bom. Esse projeto realmente incentiva a leitura e a prática dessas atividades culturais. Quando eu era menor, não dava tanta importância, mas hoje vejo como as crianças estão envolvidas e interagindo. É algo que deixa de ser imposto para ser dinâmico. A Fundação Cultural está de parabéns!", finalizou Márcia.


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!