Redutores de velocidade em Rio das Ostras estão sem sinalização e fora do padrão | Rio das Ostras Jornal

Redutores de velocidade em Rio das Ostras estão sem sinalização e fora do padrão


Lombadas ou quebra-molas representam perigo e prejuízo para motoristas.

As avenidas paralelas a Rodovia Amaral Peixoto em Rio das Ostras, em ambos os sentidos e a grande maioria das ruas da cidade possuem diversos quebra-molas em estado de abandono, fazendo vitimas a qualquer hora do dia e da noite. 

A equipe do Rio das Ostras Jornal saiu às ruas da cidade e conferiu o descaso em que se encontram os quebra-molas ao longo das avenidas paralelas da Rodovia Amaral Peixoto, tais como Avenida dos Bandeirantes e Av. Ouro Verde. Flagramos uma das varias lombadas fora das especificações de segurança no trânsito, isto é, fora do padrão recomendado como correto.

Lombada, também chamada de quebra-molas, é usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos, formado por asfalto e concreto. É muito comum nos logradouros das cidades brasileiras. Mas em Rio das Ostras a lombada é diferente e mesmo perigosa, caso o motorista não preste atenção por onde conduz o seu veiculo.

A irregularidade se concentra na falta de conservação da sinalização vertical e horizontal destes redutores de velocidade. Ora os próprios quebra-molas não se encontram devidamente pintados no chão ora faltam também placas, regulamentadas pelo COTRAN, que indiquem a presença do quebra-mola.

Caso o veículo passe rápido demais na lombada, poderá danificar o sistema de suspensão, ou até mesmo outras peças, dependendo do impacto. Pela noite é ainda mais perigoso. Assim, nos trechos com lombadas, os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade drasticamente, quase parando.

Lombada em geral

Lombadas, de uma maneira geral, atrasam bombeiros e ambulâncias em situação de emergência, geram congestionamentos em avenidas muito movimentadas em horário de rush (pico) e podem gerar acidentes. Seu uso se torna necessário para obrigar que maus motoristas reduzam a velocidade em locais de risco, como escolas e hospitais, e, de modo geral, nas ruas e avenidas da cidade.

Resolução 39/98 do CONTRAN

As lombadas devem obedecer a resolução 39 do CONTRAN, devem obrigatoriamente ser sinalizadas e podem ser de dois tipos de tamanho. No tipo 1 devem ter as medidas de 8 cm de altura por 1,5m de largura, no tipo 2 devem ter 10 cm de altura por 3m de largura, ambos com o comprimento igual a largura da rua. Devem ser utilizados somente em último caso, para a prevenção de acidentes.

Diz o parágrafo único do artigo 94 da resolução 39/98 do CONTRAN: "É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran".

A legislação prevê multa para quem coloca lombadas sem permissão. O responsável pelo quebra-mola irregular, se identificado, ainda poderá ser punido criminalmente por danos materiais e até por homicídio. Lombadas em desacordo com o padrão danificam e desgastam severamente o veículo, sendo que o proprietário pode processar e pedir indenização ao estado ou município caso seu veículo tenha sido danificado por uma lombada fora das especificações do CONTRAN.

Infelizmente em Rio das Ostras e no Brasil poucas são as lombadas legais, ou seja, que obedecem as medidas corretas ou que se justificam no local. Em muitos casos são instaladas por pressão de populares locais, e atendidas por políticos que desconhecem a resolução 39.

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