Altédio de Souza Ferreira, Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras, |
Coordenador geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras, Altédio de Souza Ferreira. Falou sobre possível greve dos servidores.
O motivo da suposta paralisação é a gratificação dada pela prefeitura somente para os médicos, excluindo todas as outras categorias.
Em entrevista ao Rio das Ostras Jornal o Coordenador geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras, Altédio de Souza Ferreira. Falou sobre possível greve dos servidores. O motivo da suposta paralisação é a gratificação dada pela prefeitura somente para os médicos, excluindo todas as outras categorias.
Rio das Ostras Jornal: Porque os servidores em geral não receberam esta gratificação, somente os médicos?
Altedio :- Na minha opinião o prefeito deu braço a torcer para uma classe que tem muita força e poder de se mobilizar pois a demanda exige muito deles. Os médicos têm emprego em qualquer lugar e não há muitos disponíveis como os outros cargos. Eles não costumam lutar muito pela coletividade e somente por sua classe.
O prefeito não dá muito importância para outras classes, pois se algum profissional se demite ou ele manda embora tem muitos outros para entrar e no caso dos médicos é mais difícil. Para o prefeito funciona assim ele convoca os concursados quem não quiser ficar, vai embora. Ele fez o mesmo com os médicos, mas como foram todos embora, agora o prefeito perdeu para os médicos, a classe ganhou na queda de braço. O prefeito não gosta de ceder, mas para os médicos cedeu tanto para os que são concursados quanto contratados.
Rio das Ostras Jornal: Sobre o Plano de Carreira o que tem a dizer?
Altedio: Solucionaria muitos problemas se existisse o plano de carreira, pois melhoria a vida e daria maior estabilidade para o servidor público. Em quase oito anos não conseguimos o plano de carreira.
Rio das Ostras Jornal: Porque os prefeitos não implantam o plano de carreira, se isto trará melhoria para muitos trabalhadores?
Altedio: Eles não implantam porque o plano de carreira é como um processo de organização do trabalhador dá segurança e ainda impede que o gestor faça o que bem quer. Por isso eles contratam, terceirizam, uma vez que isso facilita a vida deles. O trabalhador organizado, o concursado é estabilizado e ele tem a garantia de uma aposentadoria.
O poder executivo e legislativo tem o dever de se planejar e organizar, estes indivíduos planejam para 4 anos e não pensam no próximo prefeito. Mas eu acho que agora por interesse político dará um plano de carreira, mas organizado da maneira deles e não estão ouvindo ou participando o servidor para dar opiniões para criação deste plano. Nós temos acompanhado alguns planos em outros locais que são bem legais, mas bem complexos. Os órgãos competentes devem participar também para não aumentar folha de pagamento, ou ultrapassar o permitido. Os políticos desviam verba para outros locais, mas para aumentar a folha do servidor não pode.
Rio das Ostras Jornal: Em relação à saúde, porque as outras classes não ganharam essa bonificação, como o exemplo o enfermeiro ou gesseiro, todos que trabalham no setor da saúde uma vez que eles também são muito importantes?
Altedio: O sindicato esta lutando por todas as classes da área da saúde ou não. Um vexame o que esta acontecendo, um bom atendimento ao paciente depende de todos, do enfermeiro, do gesseiro, do radiologista entre outros profissionais que fazem parte. O médico tem importante papel, mas todo tem participação fundamental todas às categorias deveriam estar sendo recompensadas. O prefeito deu um tiro no pé, foi para tentar tirar o peso da consciência que agora teria médicos, mas não se lembrou dos outros profissionais.
Rio das Ostras Jornal: Porque os médicos estão saindo de Rio das Ostras, esta faltando dinheiro para aumentar o salário ou pagar a folha?
Altedio: O município desse porte para pagamento de folha não era para faltar dinheiro, não falta dinheiro, a cidade está evoluindo não cresce só em população em arrecadação de impostos também.
Rio das Ostras Jornal: A população dobrou você acha que essa propaganda é enganosa?
Altedio: Qualquer município que cumpre com seus compromissos tem apoio o federal e estadual ainda mais quando o município é do mesmo partido como no caso de Rio das Ostras e o Governo do Estado. Este governo não tem dificuldade financeira, essa propaganda é para desviar verba para propaganda mesmo. Propaganda boa seria se fosse prestado ao munícipe um bom trabalho e atendimento. Tratando o bem na saúde, educação, isso sim é uma boa propaganda. Vi recentemente uma grande propaganda de muitas escolas com internet e muitos alunos aparecendo e professores, mas para mim isso não é nada, Quissamã um município menor tem internet de graça para todos, internet nas escolas não é um milagre.
Rio das Ostras Jornal: Você acha que o governo aceitará esse pedido de oferecer gratificação para todos os servidores.
Altedio: O que queremos é que todos os bônus e benefícios sejam incorporados no salário do servidor. Hoje o salário não atinge 40% do valor real do contracheque vem bônus e benefícios e o salário bem em baixo. O salário o base é precário e é este que o servidor recebe quando se aposenta e esta doente ou se encosta-se à previdência. Ninguém quer tirar férias, pois perdem auxílios como transporte, alimentação entre outros.
Rio das Ostras Jornal: O salário mínimo que a prefeitura paga aos servidores é de 533,00 que esta abaixo do piso nacional, isso não é inconstitucionalidade?
Altedio: O sindicato esta em ação judicial para receber os retroativos desde o aumento do salário, o prefeito não respeitou esta mudança dizendo em nota que o servidor ganha mais que o piso salarial, pois somam ao salário os benefícios e abonos, e que ele não daria. Mas o salário básico esta abaixo do mínimo permitido.
Rio das Ostras Jornal: Você avalia que a gestão do atual prefeito esta sendo humanitária com os servidores?
Altedio: Olha no primeiro momento o atual prefeito me convenceu que ele respeitava o servidor, mas a meu ver neste segundo mandato ele esta deixando muito a desejar. Ele não esta respeitando o servidor, não ouve o sindicato que quer levar propostas enfim ele não quer conversar.
Rio das Ostras Jornal: O que vai acontecer se o prefeito não aceitar a reivindicação de vocês, partiriam para greve?
Altedio: Partiremos para um movimento, uma assembléia juntamente com opinião de todos os servidores e sim faremos greve.
Rio das Ostras Jornal: Você acha que todos os servidores participariam?
Altedio: Não será muito difícil, alguns servidores tem medo, o servidor ainda não tem essa visão. Teremos o apoio do sindicato dos petroleiros e a CUT Central Única dos Trabalhadores tivemos uma reunião com eles e ofereceram todo o apoio com máquinas caminhões pessoas, a direção da CUT virá e vão ajudar a organizar a greve.
Rio das Ostras Jornal: Vocês vão aguardar o contato do prefeito?
Altedio: Sim aguardaremos, mas se ele não se pronunciar começaremos sim uma greve.
Rio das Ostras Jornal: Que medo é esse que você falou que o servidor tem?
Altedio: Medo de retaliações, assédio moral, existe uma perseguição como se fosse uma empresa particular a empresa particular tem mais respeito pele trabalhador do que a prefeitura. Um caso a parte é na secretaria que eu trabalho o secretário Nilto respeita os trabalhadores, ouve, abraça a todos. Ninguém reclama dele. Os outros não trabalham com respeito tratam de qualquer forma o servidor.
Rio das Ostras Jornal: Finalizando a entrevista qual seria sua mensagem para população que paga seus impostos, que paga o salário dos servidores em geral?
Altedio: Para população não desanimar e buscar seus direitos, cobre na saúde o bom atendimento, caso não possa chegar ao prefeito cobre ao recepcionista, cobre ao médico com educação, todos devem ser bem tratados com todo o respeito em qualquer secretaria. Vote com consciência e escolha bem seus representantes.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!