| Rio das Ostras Jornal
BRASIL / MUNDO

Imagens mostram homem ‘pescando’ roupas em vitrine de loja no interior de SP

Loja em Casa Branca foi assaltada 3 vezes em menos de 20 dias. Homem foi preso após ser identificado pela polícia.

Câmeras de segurança de uma loja de Casa Branca, cidade a 229 km de São Paulo, mostram a ação de um ladrão que “pescava” roupas da vitrine quando o estabelecimento estava fechado.

Nas primeiras tentativas, ele usou um cabo de vassoura para retirar as peças por uma fresta na vitrine, mas sem sucesso. Ele se irritou e até fez um gesto obsceno em direção à câmera. Em seguida, as imagens mostram quando o homem volta e usa um pedaço de arame para retirar duas camisetas. Ele para quando percebe o movimento na rua, mas retorna e consegue furtar uma calça jeans. As imagens ajudaram a polícia a identificar o suspeito, que foi preso em um parque da cidade.

Esta foi a terceira vez em menos de 20 dias que a loja foi roubada desta forma. De acordo com a polícia, o suspeito já tinha várias passagens por furtos.

Sobe para 799 número de mortos por tremor e tsunamis no Chile

Número foi atualizado pelo Escritório Nacional de Emergências. Região de Maule concentra o maior número de vítimas: 587.

O número de mortos pelo terremoto de magnitude 8,8 da madrugada de sábado (27) no Chile chegou a 799, informa nesta quarta-feira (3) o Escritório Nacional de Emergências.

Pelo novo informe, o número de mortos na região de Maule, a mais atingida, chega a 587; em Bio Bio são 92 mortos; 48 na região de O'Higgins; 38 na região metropolitana de Santiago; 20 em Valparaíso e 14 em La Araucanía.

Com a chegada da ajuda agora mais organizada à população, as equipes de resgate reforçaram a buscas nas áreas entre Concepción e Constitución, no norte, para tentar achar sobreviventes presos sob os escombros.

Equipes de resgate trabalhavam com cães farejadores na quarta-feira nas cidades e povoados chilenos mais castigados pelo terremoto na esperança de encontrar sobreviventes quatro dias após o tremor devastador.

O número de mortos deve aumentar, considerando os relatos de que o número de desaparecidos chegaria 500 só em Constitución. A cidade, com uma população de quase 40.000 habitantes, concentra cerca de metade do número oficial de mortos.

Brasileira diz que passageiros vindos do Chile aplaudiram pouso em SP

Primeiro vôo comercial vindo do Chile pousou nesta quarta em SP. Estudante fala que temeu terremoto e tsunami.

O primeiro voo comercial vindo do Chile para o Brasil, após o terremoto que atingiu o país no último sábado (27),pousou à 1h40 desta quarta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O voo, que decolou às 21h desta terça-feira (2) de Santiago, trouxe 156 passageiros. Entre eles estava um casal em lua de mel que foi forçado a acampar no saguão de um hotel da capital chilena e uma engenheira que foi sacudida dentro de um ônibus a cerca de 70 km de Concepción, região mais atingida pela tragédia.

Cobertura completa: terremoto no Chile

Desde sábado, quando a tragédia atingiu o Chile deixando 795 mortos e 2 milhões de desabrigados, os voos comerciais que partiam de Santiago estavam cancelados. Na madrugada de terça-feira (2), um avião reserva da Presidência da República com 30 passageiros chegou à capital paulista.

Flávia Diniz e Tiago Luchesi estavam no quarto do hotel, curtindo a última noite da lua de mel quando o prédio tremeu. “Tomamos a decisão errada de descer pelo elevador e não subimos mais. Foi uma sensação horrível. Tivemos muito medo”, contou Flávia, cuja viagem de volta estava marcada para sábado. Sem poder voltar ao quarto, eles acamparam no saguão e encerraram a lua de mel junto a muitos hóspedes. Ao desembarcar em São Paulo, Flávia queria rever os parentes, descansar e esquecer os últimos dias. “Quero dormir numa cama de verdade”, afirmou. Segundo o casal, o voo de volta ao Brasil não foi uma jornada comum. “No avião, o clima foi uma mistura de tensão e alívio. Chegamos a aplaudir quando a aeronave tocou o solo brasileiro”, afirmou Flávia.

Leia também: Moradores se unem contra saques e roubos em Concepción

Os passageiros relataram experiências semelhantes sobre angústia, terror, medo e solidariedade.

No ônibus

A engenheira Regina Bertaco foi sacudida a bordo de um ônibus a caminho de Santiago. “Estou viva. Sobrevivemos”, festejou ao desembarcar no território brasileiro. Ela relatou que o veículo estava a cerca de 70 km de Concepción quando a terra tremeu fortemente. “A pista tremeu, o asfalto rachou. O pedágio balançou”, recordou.

Grávida

Grávida de sete meses e meio, a relações públicas Fabíola Otoni só conseguiu abrir um sorriso ao desembarcar em Cumbica. Para ela, o potente terremoto no Chile mostrou a força da natureza e a impotência do ser humano em lidar com isso. “Agora a gente sente o tamanho da mão de Deus. É na dimensão do universo que a gente vê que não somos nada”, disse. Fabíola afirmou que viveu dias de angústia, mas que agora, em São Paulo, está tranquila para cuidar do nascimento de Teresa. “A angústia foi grande, mas a felicidade de estar bem supera o que se passou”.

Medo de tsunami

A estudante Sara Machado reencontrou o pai e não segurou a emoção. Chorou quando a porta de saída do terminal 1 do Aeroporto Internacional de Guarulhos se abriu. Ela estava no litoral chileno e teve medo de ser levada por ondas gigantes. “Temia o tsunami e cheguei a pensar que poderia morrer”.

Ciclista

Leandro Campovilla participava de uma prova de ciclismo no momento em que o terremoto atingiu o Chile. “Estava no alto da montanha e não senti efeitos do tremor. Estava numa região pouco atingida. Fiquei apreensivo, mas estava tranquilo”.

TSE aprova regulamentação do voto em trânsito nas eleições presidenciais

Pela medida, eleitor poderá votar em qualquer uma das capitais brasileiras. Para participar da eleição, no entanto, eleitor terá de comunicar ausência.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (2) minuta que regulamenta o voto em trânsito nas eleições presidenciais de outubro. O texto da matéria prevê que o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral e presente em uma das 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, na data do primeiro ou do segundo turno das eleições 2010, poderá votar para presidente e vice-presidente da República. O voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso no ano passado, no projeto de reforma eleitoral.

Entretanto, para assegurar esse direito, o eleitor terá que se habilitar em qualquer cartório eleitoral do país, de 15 de julho a 15 de agosto de 2010, registrando a sua ausência do domicílio eleitoral e indicando a capital da unidade da federação em que estará presente, de passagem ou em deslocamento.

Além de definir as regras para o voto em trânsito, na sessão desta terça, os magistrados também regulamentaram a prestação de contas de campanha, a captação de doações por meio de cartão de crédito e débito, a distribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados e Assembleia, entre outros dispositivos que já entrarão em vigor nas eleições de outubro. Veja a íntegra das regras na página do TSE na internet. Dentro desse período, conforme o texto da minuta, o eleitor que tiver se habilitado para o voto em trânsito poderá alterar a capital de destino tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição ou mesmo desistir do voto em trânsito e exercer o seu direito de voto na sua seção de origem. Superado o prazo limite de 15 de agosto, o cadastro de eleitores em trânsito será encerrado e, uma vez habilitado nesta categoria, o eleitor estará impossibilitado de votar na sua seção de origem. Caso não esteja presente na capital para a qual foi provisoriamente transferido, o eleitor deverá justificar a ausência em qualquer mesa receptora de justificativa, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem.

Ainda segundo a minuta aprovada pelo TSE, “os eleitores habilitados para votar em trânsito terão seus nomes excluídos da urna eletrônica, passando a constar, exclusivamente, da urna das seções especialmente instaladas para este fim”. Segundo o TSE, eleitor que não comparecer à seção para votar em trânsito deverá justificar a sua ausência em qualquer mesa receptora de justificativa, inclusive no seu domicílio eleitoral de origem, “à exceção da capital do Estado por ele indicada no requerimento de habilitação”. Caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais cadastrar, em aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, as seções especiais e os locais, nas respectivas capitais dos Estados, onde serão instaladas urnas para a recepção dos votos dos eleitores em trânsito, denominadas “mesas receptoras de voto em trânsito”.

O eleitor habilitado para votar em trânsito poderá consultar, a partir de 5 de setembro de 2010, o seu local de votação na página do Tribunal Superior Eleitoral ou dos Tribunais Regionais Eleitorais na internet do seu domicílio de origem ou da respectiva capital por ele indicada.

A resolução foi aprovada no TSE por unanimidade e entra em vigor quando for publicada no Diário Oficial, o que pode ocorrer ainda nesta semana.

Doações por cartão de crédito

Além de regulamentar o voto em trânsito, o TSE também aprovou a matéria que regulamenta a arrecadação de recursos financeiros de campanha eleitoral por cartões de crédito. No ano das eleições, candidatos- inclusive a vice e suplentes- comitês financeiros e partidos políticos poderão arrecadar recursos para gastos em campanhas eleitorais por meio de cartão de crédito. As doações mediante cartão de crédito somente poderão ser realizadas por pessoa física. É proibido o parcelamento das doações. O TSE proíbe doações por meio de cartões corporativo, empresarial ou emitidos no exterior. “Incluem-se no conceito de cartão de crédito corporativo os cartões de pagamento utilizados por empresas privadas e por órgãos da administração pública direta e indireta de todas as esferas”. Para poder arrecadar recursos por meio de cartão de crédito, os candidatos e comitês financeiros terão de solicitar registro na Justiça Eleitoral, obter inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), abrir conta bancária eleitoral específica para a movimentação financeira de campanha, além de receber números de recibos eleitorais e criar uma página de internet específica para o recebimento destas doações. Caberá aos candidatos ainda contratar a operadora de cartão de crédito para habilitar o recebimento de recursos. “Será permitida a utilização do terminal de captura de transações com cartões para as doações por meio de cartão de crédito e cartão de débito”, diz o texto aprovado pelo TSE. Os recursos financeiros arrecadados por cartão de crédito e cartão de débito deverão ser creditados na conta bancária exclusiva para a movimentação financeira de campanha.

Hillary Clinton encontra nesta quarta com Lula

Secretária americana e presidente devem falar sobre Irã e Cuba. Em São Paulo, ela participa de encontro-entrevista em universidade.

A Secretária do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton vai se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (3). Ela chegou ao Brasil na terça-feira (2) vinda de Santiago do Chile, onde foi oferecer ajuda após o terremoto de magnitude 8,8 que devastou o país.

Na reunião com Lula nesta quarta, um dos temas discutidos deve ser o programa nuclear do Irã. Lula tem sido criticado por sua relação com Mahmoud Ahmadinejad, presidente do país. O presidente brasileiro, inclusive, tem uma visita ao Irã marcada para maio.

Na semana passada, Lula disse que só deve satisfações sobre a viagem ao país de Ahmadinejad ao povo brasileiro. Hillary defende novas sanções internacionais contra o Irã, dizendo duvidar dos objetivos pacíficos do programa nuclear de Teerã.

Outro tema polêmico que pode estar na pauta do encontro é o embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba. O Brasil defende que o embargo seja retirado. Lula esteve na semana passada no país comandado por Raul Castro. No dia anterior a sua chegada, um preso político que fazia greve de fome morreu na ilha. Lula não tocou no assunto durante a visita, a não ser para negar ter recebido uma carta de organismos de defesa de direitos humanos e dissidentes cubanos para que interviesse no caso. A atitude chegou a ser criticada em um editorial do jornal "El país". A postura foi elogiada, no entanto, pelo ex-líder cubano Fidel Castro, irmão de Raúl. Hillary e Lula deverão ainda debater a ajuda humanitária ao Haiti, país que foi atingido por um terremoto em janeiro. O Brasil coordena uma força de paz da Organização das Nações Unidas no país e os Estados Unidos enviaram milhares de militares para dar ajuda humanitária aos sobreviventes.

Agenda

Pela manhã nesta quarta, Hillary vai visitar o Congresso Nacional, onde deve encontrar o presidente da Câmara, Michel Temer, e o presidente do Senado, José Sarney. Ele aparece em um relatório do Departamento de Estado americano divulgado nesta segunda-feira (1) na parte sobre corrupção na política.

No fim da manhã, Hillary terá uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Uma coletiva dos dois no Itamaraty está prevista para as 14h. O encontro com Lula deve acontecer logo após, por volta das 15h. Este será o último compromisso da Secretária em Brasília, que viaja para São Paulo em seguida.

Em São Paulo Hillary vai participar de um encontro-entrevista ("Townterview") na Universidade Zumbi dos Palmares (Unipalmares), marcado para as 19h45, com transmissão ao vivo peloG1. Após o encontro, ela segue para a Costa Rica.

Responsável por agressão com taco em livraria será ouvido hoje em processo

Acusado atacou designer na Avenida Paulista com taco de beisebol. Vítima está internada desde 21 de dezembro no Hospital das Clínicas.

Será realizada a partir das 14h desta quarta-feira (3), na 1ª Vara do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, a primeira audiência de instrução do processo do qual o personal trainer Alessandre Fernando Aleixo, de 38 anos, é réu. No dia 21 de dezembro, Aleixo agrediu com um taco de beisebol o designer Henrique de Carvalho Pereira, de 22 anos, em uma unidade da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Atingido violentamente na cabeça, Henrique segue internado em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clíncas, também na região da Avenida Paulista. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, nesta primeira audiência de instrução deverão prestar depoimento as testemunhas do ataque ao designer e o agressor, que está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste, desde o ocorrido. O julgamento ainda não tem data para acontecer.

De acordo com Claudia de Carvalho Aguiar, tia da vítima, a família foi orientada pelos advogados a não acompanhar a audiência. “A cena da agressão foi filmada pelo circuito de segurança da livraria e deve ser mostrada. A família toda está muito abalada, à base de remédio”, afirma Claudia. O principal objetivo da família é não deixar o caso cair no esquecimento, mas sem despertar ódio contra o agressor, ressalta a tia. “O que não é visto não é lembrado. Não queremos que caia no esquecimento, mas o ódio, como o pai dele falou em uma entrevista, não vai beneficiar o Henrique. Queremos jogar luz para o Henrique para que ele possa refletir essa luz”, diz. Ataque No dia 21 de dezembro, o designer estava agachado, com um livro nas mãos, quando o agressor se aproximou em silêncio e o atacou com golpes na cabeça. A vítima teve traumatismo craniano. O jovem precisou passar por duas cirurgias para tirar coágulos de sangue formados no cérebro. Uma testemunha presenciou a agressão e chamou um policial militar, que negociou a rendição do suspeito. Aleixo foi preso e encaminhado ao 78º Distrito Policial, nos Jardins. Ele responde por tentativa de homicídio. Foi a terceira vez que o personal trainer foi preso. Em 2007, ele foi processado por danos materiais. Em abril do ano passado, ele acabou detido após destruir, com um taco de beisebol, a vitrine de vidro da mesma loja. A ação assustou clientes e funcionários, mas ninguém ficou ferido. Na ocasião, ele foi liberado após assinar termo circunstanciado. Judith Machado Aleixo, mãe do agressor, declarou ao G1, na noite do dia 21 de dezembro, que o filho insistia em afirmar não ter cometido o ato violento. "Ele diz que não fez nada", afirmou, na ocasião, a mãe, na delegacia, após conversar com o filho. Ela disse ainda que ele estava tomando medicamentos nos últimos tempos, mas não sabia para quê. Chorando muito, a mãe lamentou que "outra família estivesse envolvida com isso e sofrendo tanto".

Cow Parade Antes da agressão, Henrique Pereira teve uma de suas obras selecionadas para participar da Cow Parade 2010, que teve início no dia 22 de janeiro em São Paulo. Cerca de 90 esculturas de vacas, feitas por diversos artistas, foram espalhadas pela capital paulista.

A obra do jovem está exposta na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 957, na Bela Vista, região central de São Paulo. Ele usou três cores (vermelho, branco e preto) na “Vaca de Sampa”, que traz desenhos com referência à capital paulista. A exposição vai até o dia 21 de março. Como na última edição, ocorrida em 2005, após o evento as vacas irão a leilão e a renda será revertida para entidades beneficentes.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!