| Rio das Ostras Jornal

REGIÃO

Palestra sobre criatividade foi um sucesso
A psicóloga e arteterapeuta Dina Lúcia deu uma palestra sobre a importância da criatividade para a nossa vida e o quanto ela nos ajuda se bem direcionada.
Dina falou das abordagens teóricas que embasam a criatividade, das manifestações do processo criativo e dos fatores que incentivam e inibem a criatividade. O evento intitulado “Brincando com a criatividade” aconteceu na quadra do CECOJ, na última segunda.
Dina Lúcia atentou para o fato de que a maioria das escolas não aproveitam todo o potencial criativo das crianças e que isso no futuro pode ser prejudicial: “ Quero que a sala de aula seja um local criativo para que as crianças se tornem profissionais criativos também pois a pessoa criativa vê além porque não está presa a regras”.
A psicóloga espera que as pessoas tenham um olhar diferente para a atividade que desempenha.Ela gostou muito da cidade e elogiou a organização do evento.Tem planos de retornar em breve.

Câmara aprova gratuidade em estacionamento para os idosos

Projeto de Lei, de autoria do vereador Zezinho Crespo, ainda precisa ser aprovado em segunda votação

A terceira idade foi o principal assunto debatido na Câmara de Macaé, durante a sessão ordinária realizada ontem, no Tribunal de Júri do Fórum da Comarca da cidade. Na sessão presidida pelo vereador Mirinho, os vereadores aprovaram um projeto de lei que garante gratuidade nos estacionamentos rotativo da cidade para os idosos.

De autoria do vereador Zezinho Crespo (PTN), um “idoso”, como ele fez questão de frisar, o projeto aprovado em primeira votação visa garantir este direito para os motoristas a partir dos 60 anos. Para ele, é preciso que haja respeito com estas pessoas, que tanto já contribuíram e contribuem para Macaé. “Eu tenho orgulho da minha idade. Tenho 76 anos e se Deus me permitir terminarei este mandato com 80 anos. Estou defendendo um direito que também é meu”, disse.

Zezinho lembrou também que a Constituição, bem como o Estatuto do Idoso, dão brechas para que os municípios legislem sobre a questão, e frisou que Macaé precisa sair na frente quanto a mobilidade. “Precisamos estender este direito aos idosos e eu vou continuar na luta para que as leis sejam cumpridas. Assim como no transporte público, onde o idoso vem tendo seu direito desrespeitado quanto à gratuidade”, afirmou. De acordo com o texto da lei aprovado, será permitido o direito de estacionamento gratuito para o idoso que comprove rendimento de até quatro salários mínimos, seguindo as diretrizes da Política de Amparo ao Idoso, da Constituição Federal. A proposta é que haja um cadastro dos beneficiários, provavelmente a ser efetuado pela Subsecretaria de Políticas para os Idosos (a lei não contempla qual será o órgão) que deverá ser renovado anualmente. Esta “licença” conterá informações da marca, placa, cor e tipo do veículo, para facilitar identificação.

Para entrar em vigor, o projeto de Lei ainda precisa novamente ser aprovado em plenário, antes de seguir para sanção do prefeito Riverton Mussi, que pode ainda vetar o projeto.

Lazer e saúde também entram em pauta

Ainda na sessão de ontem, outros dois vereadores apresentaram prospostas em favor da terceira idade. Uma delas foi um requerimento legislativo do vereador Danilo Funke (PT), querendo explicações sobre os motivos que levaram a prefeitura a paralisar as obras no Centro de Convivência do Idoso, bem como previsão de término da obra e custo total.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e contou com o apoio dos vereadores José Carlos Crespo e João Sérgio (PMDB).

Para João Sérgio (PMDB), todo trabalho em prol dos direitos dos idosos vai ser visto com prioridade pelo poder legislativo. “Temos que fazer valer o que for estabelecido pela lei e continuar na defesa da terceira idade, aprovando projetos como o do estacionamento gratuito”, finalizou.

Macaé: Saúde lança campanha contra dengue
A secretaria de Saúde de Macaé lança, nesta sexta-feira (27), a Campanha da Homeopatia contra a dengue.
Com o tema “Caixa d’água bem tampada, água parada não vai ter, tome a homeopatia, para a dengue não derrubar você!” o Dia “D” de combate a Dengue será marcado por uma série de atividades, que começam às 9h.
Além da distribuição das doses do medicamento em vários postos fixos e volantes, os profissionais da rede municipal de saúde irão participar de curso de atualização. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lembra que a homeopatia representa uma medida complementar a todas as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, sendo uma ação coadjuvante ao Plano de Contingência, que busca minimizar a evolução e agravos da epidemia de dengue. - É importante que cada cidadão faça a sua parte, evitando os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. O mosquito gosta de água limpa e parada, alerta, frisando que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem intensificando suas ações. O medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas as idades inclusive gestantes, com especial recomendação para quem tem histórico anterior de dengue, para crianças e idosos. A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, acrescenta que a finalidade da campanha é aplicar as doses homeopáticas para fortalecer o organismo minimizando os sintomas da dengue. “Lembramos que a dose homeopática não é uma vacina”. Ela ressalta que o trabalho de homeopatia desenvolvido no município está de acordo com a portaria MS/GM nº 971, de 3 de maio de 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê o uso da homeopatia na implantação de protocolos voltados à ação nas endemias e epidemias. O medicamento homeopático para dengue busca atenuar o quadro febril agudo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas. A campanha também marca o lançamento dos trabalhos vencedores do concurso de prevenção à dengue, promovido pelas secretarias de Saúde e Educação. A frase da campanha deste verão é da estudante Victória Carvalho Matsuda do C.M. Profª Maria Isabel D. Simão.
Estudantes universitários fazem campanha de prevenção do AVC
Doze estudantes dos cursos de Biologia e de Farmácia da UFRJ, campus Macaé, apresentaram na terça-feira (24), no Shopping Plaza Macaé, seu projeto de extensão “Neurociências”, sobre a prevenção do acidente vascular cerebral (AVC).
Os alunos esclarecem as dúvidas da população e dão dicas para uma vida mais saudável. Essa integração entre a universidade e a população é uma das diretrizes da instituição e uma das metas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ensino superior.
Para o pós-doutor em Neurociências pela Fiocruz/UFRJ e professor dos cursos da área de saúde da UFRJ/Macaé, Wagner Baetas-da-Cruz, que coordena o projeto, o modelo de formação profissional desenvolvido no município beneficiará a população. “A atual tendência científica é a multidisciplinaridade. Esse formato que agrega vários professores de áreas distintas com o mesmo propósito de formação de profissionais e o contato multiprofissional terão um reflexo positivo na saúde da população”, afirmou. O objetivo do projeto, que tem como slogan “Conhecer e prevenir para viver bem”, é promover a interação dos alunos com temas de interesse da saúde pública, aqueles que têm um impacto na saúde da população com reflexos sócio-econômicos. “Esperamos que eles se formem comprometidos com esses temas”, disse o professor, ressaltando que os estudantes estão atualizados sobre o assunto. O AVC, no Brasil, é a primeira causa de morte, superando inclusive o câncer e as doenças cardíacas, e é a segunda maior causa de óbitos e de incapacitação no mundo. “A maioria dos pacientes que apresentam AVC morrem em um ano”, alertou o neurocientista. O projeto de extensão será estendido a outros pontos do município no próximo ano, levando à população algumas dicas: evitar alimentos industrializados, salgados, fritos e doces em excesso; consumir gorduras com moderação; comer bastantes legumes e verduras, além de fazer exames periódicos de colesterol e aferição da pressão arterial e principalmente evitar álcool e fumo. Wagner alerta para o estresse, também associado a muitas doenças. Ele recomenda exercícios físicos, contato com a natureza e dá outras sugestões “Sair mais cedo de casa para evitar os horários de pico do trânsito e organizar sua agenda para que consiga cumprir todas as suas tarefas, delegando prioridades, o que diminui a sensação de trabalho acumulado ou de fracasso”. Segundo ele, bons hábitos de vida são fundamentais para boa condição de saúde agora e no futuro. A estudante do 8º período de Ciências Biológicas, Morgana Junger, valoriza os trabalhos multidisciplinares de extensão “O contato com as pessoas contribui para nossa formação. Elas trazem suas dúvidas que estimulam a pesquisa e assim nos aprofundamos mais”, disse. Também integram o projeto os docentes da UFRJ/Macaé Juliana Raimundo e Michele Muzitano, além dos externos Eliane Rocha e Mara Campos.
Avenida do Samba começa a ganhar projetos para o carnaval 2010
Com objetivo valorizar a raiz do samba no município, a Prefeitura de Macaé desenvolve o tema da ornamentação da Avenida do Samba para o carnaval de 2010.
A Linha Verde será uma exaltação as personalidades do samba macaense, e ganha um dos maiores espetáculos populares do mundo, o carnaval. Segundo o artista plástico responsável pelo projeto, André Ferro, o intuito é convidar os foliões a conhecerem a nobreza popular do samba do município. “Em toda avenida serão fixados, alegorias suspensas - composta por arabescos e elementos simulando efeitos de cristais, tendo em sua parte superior circunferências dando forma à figura de um pandeiro, onde terá a reprodução da logomarca da Prefeitura de Macaé, do brasão das agremiações carnavalescas de Macaé e da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam)”, comenta, o artista plástico.
Ele ressalta ainda que o acesso à beira da pista receberá uma iluminação artística que irá compor de luminárias confeccionadas em madeira e acrílico em formato de pandeiro. Na parte frontal das arquibancadas, camarotes e cabines dos jurados serão fixadas enormes telas onde será reproduzida a bandeira das escolas de samba que ao receberem um tratamento artístico de pintura a imagem vai se desfazendo e formando a figura do presidente da agremiação junto a sua diretoria, numa justa homenagem a estes guerreiros e apaixonados pelo samba. - O nosso objetivo é valorizar todos aqueles que fazem da prática do nosso carnaval uma manifestação cultural inquestionável, disse o presidente da Liecam, José Carlos Antônio, o Dica. E tem mais novidade por aí. O palanque oficial da prefeitura, vai contar com o cenário, “Salão Nobre da Corte do Samba”, onde serão homenageados os convidados e artistas do samba. Além disso, a parte central do salão vai ganhar um lustre, que vai dar sustentação a pêndulos de cristais, onde cada um deles terá a imagem dos carnavalescos.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!