| Rio das Ostras Jornal
NOTICIAS BRASIL / MUNDO

Comissão da Câmara aprova criação do Dia da Cachaça

Deputado diz que 13 de setembro, dia em que a bebida foi legalizada no Brasil por Portugal, perpetuará a importância "de um dos símbolos mais representativos do povo brasileiro"

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que cria o Dia Nacional da Cachaça, a ser comemorado em 13 de setembro. A proposta ainda precisa ser votada pelo plenário da Casa e, se aprovada, segue para o Senado.

Na justificativa do projeto, o autor, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), afirma que a cachaça é um "símbolo nacional" e que, hoje, há uma "luta pelo reconhecimento da cachaça no mercado internacional como bebida exclusiva e genuinamente brasileira". Segundo ele, o Brasil produz mais de 1 bilhão de litros de cachaça por ano, com cerca de 40 mil produtores, mas menos de 1% disso é exportado.

O dia 13 de semtebro, diz o deputado, perpetuará a importância da cachaça, "um dos símbolos mais representativos do povo brasileiro". A data foi escolhida porque foi em 13 de setembro de 1661 que a cachaça foi legalizada, após uma revolta popular contra o governo português, que proibía a sua comercialização.

No parecer favorável à aprovação do projeto na comissão, o relator, deputado Reginaldo (PT-MG), diz que a "instituição de uma data comemorativa alusiva a uma bebida tradicional do Brasil constitui o reconhecimento à nossa rica gastronomia e diversidade cultural".

- Abrideira, aguardente, cana, caninha, água benta, bagaceira, água que passarinho não bebe, birita, engasga-gato, goró, malvada, pinga, purinha são denominações pelas quais a cachaça é conhecida pelo Brasil afora, o que bem atesta que essa bebida já foi incorporada ao universo cotidiano de milhares de brasileiros.

Marqueteiros querem Serra e Aécio juntos na TV

Programa nacional de televisão do PSDB vai ao ar em 3 de dezembro

No momento em que o PSDB diverge internamente a respeito da data de lançamento da candidatura tucana ao Palácio do Planalto, marqueteiros dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) traçaram uma estratégia comum para neutralizar a imagem de desavença e vender a ideia de união entre os dois presidenciáveis. A proposta é que os dois apareçam unidos nos dez minutos de programa de TV do partido, com um discurso propositivo e sem ataques diretos à candidata do governo, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Luiz Gonzalez, publicitário ligado a Serra, e Paulo Vasconcelos, responsável por campanhas de Aécio, reuniram-se na quarta-feira (28) pela primeira vez em São Paulo. Juntos começaram a esboçar o roteiro do programa nacional do PSDB que vai ao ar no dia 3 de dezembro. O ápice do programa seria uma cena rápida, de cerca de um minuto, em que Serra e Aécio apareceriam juntos.

A proposta depende ainda do aval dos governadores, que levarão em consideração a leitura política que será feita da imagem. Aécio é pressionado por parte do PSDB para ser vice numa chapa encabeçada por Serra. O governador mineiro, porém, quer concorrer à Presidência e, com a ajuda de aliados, como o DEM, pressiona o partido para que antecipe o processo e defina o candidato até janeiro de 2010 - assim, teria mais tempo para tornar o seu nome competitivo. Serra resiste, alegando que é sensato estabelecer março como prazo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Primeiro treino livre em Abu Dhabi

Rubens Barrichello andou bem no primeiro treino livre nos Emirados Árabes Unidos. O brasileiro, que ainda luta pelo vice-campeonato de pilotos da F-1, foi o quarto melhor, com 1min44s207.

Bruno e Nelsinho, a dupla Piquet-Senna que Nelson vetou em 84

Bicampeão pela Brabham, na época, Nelson barrou chegada do novato Ayrton à equipe

Com a possível ida de Nelsinho Piquet para a equipe Campos, que já fechou contrato com Bruno Senna para 2010, a escuderia espanhola pode ter a primeira dupla Senna-Piquet da história da Fórmula 1. No entanto, os dois tricampeões brasileiros na categoria, Nelson, pai de Nelsinho, e Ayrton, tio de Bruno, quase formaram essa dupla em 1984, como era o desejo de Bernie Ecclestone, na época chefe da equipe Brabham.

Ayrton, campeão da F-3 inglesa em 1983, era visto como uma faz maiores promessas no automobilismo e negociava com várias equipes da F-1 para estrear em 1984.

A Brabham era uma opção, mas Piquet – na época bicampeão pela equipe (havia ganhado 1981 e 1983) – vetou a entrada do novato, segundo o próprio Ecclestone, por considerar que a dupla poderia causar problema. Senna acabou acertando com a Toleman.

O veto de Nelson não impediu os diversos problemas e trocas de acusações que os dois teriam nos anos seguintes – em 1988, Piquet chegou a afirmar ao Jornal do Brasil que Senna “não gostava de mulher”. Ayrton abriu um processo, mas depois desistiu de levar o caso adiante.

Os dois maiores campeões brasileiros na F-1 nunca se deram bem, mas, segundo Bruno declarou por diversas vezes, isso não afetou sua boa relação com Nelsinho, que também não chega a ser de amizade.

De acordo a revista alemã Motorsport Magazin, que divulgou detalhes sobre o acerto de Bruno com a Campos nesta quinta-feira (29), o próprio Bernie Ecclestone, hoje detentor dos direitos comerciais da F-1, faz lobby para formar a dupla Piquet-Senna na escuderia espanhola, 16 anos depois de ter sido convencido por Nelson a desistir da ideia.

Caras-pintadas se dão mal em assalto nos EUA

Nem a polícia aguentou e riu da cara dos dois homens

Quando uma pessoa pinta a cara, normalmente, ou vai para uma festa à fantasia vestido de índio ou de Rambo, ou vai para uma manifestação política ou porque entrou em alguma faculdade. Pois nos Estados Unidos, dois homens resolveram inovar. E se deram mal.

Os rapazes foram presos com a cara pintada após tentarem arrombar uma residência em Carrol, estado de Iowa (EUA).

Para tentar não serem reconhecidos, Matthew McNelly, de 23, e Joey Miller, de 20 anos, não usaram uma tradicional máscara ou botaram uma camisa cobrindo o rosto. Eles tiveram a ideia de pintar a face com caneta permanente preta. Um deles chegou ainda a fazer uma tentativa de máscara estilo Batman (ou algo do gênero).

Mas após o relato de uma testemunha, que ainda anotou o carro que os homens usaram para fugir, a polícia não teve trabalho para fazer a prisão. Segundo a agência de notícias Associated Press, os dois não estavam armados e acabaram sendo soltos após pagarem fiança. Eles, porém, terão que responder pela tentativa de arrombamento da casa na Justiça.

Quem não se agüentou com o caso foi o chefe de polícia local.

- Admito que os policiais ficaram rindo. Eu nunca tinha ouvido falar em pintar a cara desta maneira, disse o policial para o site de notícias americano CNN. – Em quase 25 anos na polícia, eu tenho visto um monte de coisas que me fizeram rir ou mesmo coisas estranhas, mas esta é provavelmente a melhor combinação das duas coisas: estranho e hilária.

A canetinha no rosto dos rapazes deve demorar alguns dias para sair.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE