NOTICIAS BRASIL / MUNDO
Cerca de 200 policiais civis, com apoio de dois helicópteros, participam da Operação Família S/A., para sequestrar bens de traficantes e cumprir 35 mandados de prisão e outros de busca e apreensão, no Morro do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (30).
Logo no início da operação, policiais confiscaram uma apartamento na Rua Conde de Bonfim, onde estava morando a mãe do traficante Robocop, que é sobrinho do traficante Isaías do Borel, e que está preso desde 2007, no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. As informações são da Polícia Civil.
Além da mãe de Robocop, outras sete pessoas foram detidas na operação, que está em andamento.
Não houve troca de tiros na chegada da polícia no Morro do Borel.
Veja os principais pontos do acordo para encerrar crise política em Honduras
Congresso deve decidir sobre a restituição de Zelaya ao poder.
Impasse paralisa o país desde o golpe de Estado de 28 de junho.
O presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, e o chefe de Estado deposto Manuel Zelaya, concordaram na madrugada desta sexta-feira (30) em firmar um acordo que pode ser "o início do fim da crise política" no país da América Central:
O acordo foi anunciado pela OEA (Organização dos Estados Americanos) e por Thomas Shannon, representante diplomático dos EUA para a América Latina.
A assinatura deve ocorrer nesta sexta, assim como o detalhamento das decisões.
Enquanto isso, Zelaya e seus adeptos continuavam abrigados na Embaixada do Brasil em Honduras, em Tegucigalpa, onde estão desde sua inesperada volta ao país.
Veja a seguir o que já se sabe sobre o acordo:
1. Apoiar a proposta que permite uma votação no Congresso Nacional com uma opinião prévia da Suprema Corte de Justiça para retroagir todo o Poder Executivo prévio a 28 de junho de 2009, ou seja, a restituição de Zelaya ao governo.
2. Criação de um governo de unidade e reconciliação nacional.
3. Rejeição da anistia de crimes políticos e da moratória das ações penais
4. Renúncia à convocação de uma Constituinte ou a uma reforma da Constituição nas cláusulas pétreas.
5. Reconhecimento e apoio das eleições gerais de 29 de novembro e a transferência de governo.
6. Transferência da autoridade sobre o Supremo Tribunal Eleitoral, as Forças Armadas e a Polícia Nacional.
7. Criação de uma comissão de verificação para fazer cumprir os dispositivos do acordo.
8. Criação de uma comissão da verdade que investigue os fatos, antes durante e depois de 28 de junho de 2009.
9. Pedido à comunidade internacional para a normalização das relações com Honduras.
Conheça as mudanças do 'novo Orkut'
Google apresentou nova cara do site nesta quinta-feira (29). Migração de todos os usuários será concluída até metade de 2010.
A nova versão permite uma organização maior das informações de amigos, além de oferecer uma navegação mais rápida. Será mais fácil navegar pelas fotos e vídeos de outros usuários e saber mais facilmente suas atualizações: tanto de humor quanto sobre o que estão fazendo naquele momento, por exemplo.
Um dos destaques é a facilidade para troca de fotos. De acordo com Victor Ribeiro, diretor de produtos do Orkut, cerca de 80 milhões de imagens são publicadas diariamente no Orkut. Será possível importar diversas fotos ao mesmo tempo no site, editar e compartilhar -- funções que, segundo a empresa, ficaram muito mais rápidas. Na nova versão, o usuário poderá criar grupos de compartilhamento de imagens, incluindo também pessoas que não estão na rede social. Enquanto se espera que as imagens sejam enviadas para o site, é possível colocar legendas.
Mais opções para personalizar a página é outra mudança no novo Orkut. Na área “Sobre mim”, será possível mudar cores, adicionar fotos e aplicativos, além de deixar testemunhos aos amigos por meio de vídeos. As comunidades -- segundo Ribeiro, somam quatro milhões atualizadas diariamente -- também entram no pacote de transformações. Agora, o usuário poderá navegar por elas diretamente de sua página inicial, sem a necessidade de abrir novas telas. Ele também manterá contato com as informações dos amigos tornando a navegação mais rápida e simples. Ainda, os usuários receberão sugestões de amigos para adicionar à rede. Contatos frequentes com pessoas por meio de serviços do Google, como o Gmail, por exemplo, aparecerão como possíveis amigos a serem adicionados no Orkut. Para utilizar o novo Orkut, que traz tecnologias atuais da internet, o Google recomenda que os usuários tenham as últimas versões dos navegadores instaladas no computador.
Para entrar no novo Orkut
Migrar para o novo Orkut pode ser uma missão difícil. Para utilizá-lo, o usuário deverá receber um convite de um amigo. Entretanto, usuários que o Google considera “viciados” no Orkut poderão receber um convite a partir desta quinta-feira (29). A empresa monitorou o Orkut para escolher as pessoas, mas não revelou detalhes da seleção. Um personagem chamado Danilo Miedi foi criado para adicionar pessoas ao novo Orkut. Os ingressos serão sorteados entre os “amigos” do personagem no site de relacionamentos, entre os participantes da comunidade “Quero convite pro novo Orkut”, no twitter do personagem (@danilomiedi) e pelo “Blog do Danilo Miedi”. O sobrenome Miedi é uma brincadeira com o termo “me add”, utilizado pelos usuários do Orkut ao solicitar sua inclusão na rede de um amigo. Segundo o Google, essa mudança não terá impacto na experiência ou nos dados dos usuários: as informações serão todas mantidas nas páginas, e aqueles com a versão antiga do site poderão se comunicar normalmente com os adeptos do novo modelo. A intenção é que todos os usuários tenham migrado para o novo Orkut até metade de 2010.
FAB diz que recebeu sinal de avião desaparecido na Amazônia
Aeronave desapareceu quando seguia do Acre para o Amazonas. Equipe a serviço da Funasa estava a bordo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na noite desta quinta-feira (29) que recebeu um sinal de emergência do avião desaparecido na região amazônica. A aeronave transportava 11 pessoas - quatro tripulantes e sete passageiros -, que estavam a serviço da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Segundo a FAB, o sinal foi emitido 58 minutos após a decolagem. A aeronave seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM). Ainda de acordo com a Força Aérea Brasileira, com base nas últimas informações, foi possível estabelecer uma área para o início das buscas, que vão prosseguir durante a noite.
Neste momento, sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro participam das buscas ou estão em deslocamento para a região: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99, dotada de sensor para varredura térmica, a exemplo do que ocorreu no caso do voo AF-447.
Operação de vacinação
A enfermeira coordenadora da saúde indígena do Distrito de Alto Rio Juruá, Isna Silveira, informou ao G1 que a equipe voltava para Tabatinga (AM) e pegaria um barco até Atalaia do Norte (AM), onde vivia.
A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para a operação de vacinação realizada no Vale do Javari, também em Atalaia do Norte (AM). Segundo a enfermeira, a equipe chegava mais rápido ao local das aldeias partindo de Cruzeiro do Sul.
“Eles saíram das aldeias e chegaram ontem aqui em Cruzeiro do Sul. Nós nos despedimos e eles voltaram para o Amazonas hoje de manhã. É terrível, porque criamos um vínculo. Estamos muito abalados”, afirmou Isna. A enfermeira conta que a equipe é composta por dois homens e cinco mulheres, entre elas, uma gestante. Dois integrantes do grupo eram enfermeiros e os outros, técnicos em enfermagem. A operação de vacinação teve início no dia 16 de outubro . O grupo seguia com helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e era deixado em aldeias da região do Vale do Javari para aplicar as vacinas de rotina e também doses especiais. A cada três dias, a aeronave da FAB voltava às aldeias para resgatar o grupo e levar para outras comunidades.
Desaparecimento
O avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29).
De acordo com o professor de aeronáutica Cláudio Roberto Scherer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o C-98 Caravan é usado para transporte, tanto na aviação civil quanto na militar.
"É uma aeronave de turbo-hélice pequena, usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos", explica. O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB e hoje na aviação civil, afirma que a aeronave "não tem muitos recursos". "É um aviãozinho pequeno, monomotor. O problema com o monomotor é que se o motor falha, você não tem outro", explica.
Estudante hostilizada por vestir roupa curta recebe apoio e críticas dos colegas
Jovem saiu escoltada pela PM após ir para aula de roupa curta no ABC. Após uma semana, assunto ainda é tema dos alunos na faculdade Uniban.
A estudante que provocou um alvoroço na unidade da Universidade Bandeirante de São Bernardo do Campo, no ABC, dividiu opiniões dos alunos da universidade. Para alguns, a atitude da menina – que, de acordo com a Polícia Militar, foi à faculdade em “trajes inapropriados” - não foi errada e as críticas são fruto de preconceito. Outros, entretanto, acreditam que a atitude foi inadequada. O G1 ouviu alunos da universidade durante a quinta-feira (29), uma semana depois do ocorrido. Na noite do dia 22, a PM foi chamada para conter um tumulto em uma das salas da universidade. As imagens foram postadas no site YouTube, de compartilhamento de vídeos, no dia seguinte à confusão, e mostra a aluna sendo xingada. Na manhã e na tarde desta quinta-feira (29), um dos vídeos contabilizava quase 20 mil acessos. “É preconceituoso por parte de quem começou. O problema é dela, se ela quis vir com roupa pequena. Eu não viria, mas se a pessoa se assume com a roupa, não tem problema. Não consigo ver o que tem de errado”, disse a estudante de educação física Elizandra de Andrade, de 35 anos.
Sua colega Gabriela Rodrigues, de 19 anos, já tinha opinião diferente. “Não é legal vir assim para a aula. Dependendo de como era o vestido, ela não teve muita noção”, afirmou a jovem.
Para outro aluno, a entrada da aluna com pouca roupa na universidade pode ter sido um erro de segurança. “Se fosse um cara sem camisa com certeza teriam barrado, mas com ela não”, contou ele, que não quis se identificar. “Ela colocou em risco o campus. O pessoal começou a subir na janela para vê-la. É imprudência, não tem uma lógica para fazer isso.” Outro comentário feito por uma estudante de enfermagem, entretanto, rebatia a crítica. Segundo ela, a estudante que foi alvo das tentativas de agressões teria entrado na universidade com uma calça legging por baixo do vestido. Uma vez na unidade, ela teria tirado a peça de roupa complementar.
Para Elias Alves, de 19 anos, a reação dos colegas foi totalmente inconveniente. "Deveriam até ser punidos se descobrirem quem foi de fato."
Para o vendedor de pizzas José Natalício, também estudante de turismo, a garota se veste com certo exagero, mas foi extremamente hostilizada. "Achei exagerado, ação de alunos bagunceiros", disse ele.
Confusão
Anderson Araújo de Oliveira, colega de classe da jovem, disse ao G1 que quando chegou à aula, um pouco atrasado, encontrou vários alunos aglomerados na porta de sua classe, tirando fotos e gravando vídeos com o celular. Ao entrar na sala, disse que queria ligar para a Polícia Militar.
“Ela estava com uma roupa meio insinuante, o pessoal da faculdade ficou perseguindo para vê-la. Quando eu cheguei, já estava uma confusão. Ela estava lá dentro, com os outros alunos e o professor”, contou o estudante.
Os vídeos colocados na internet mostram a confusão criada quando a Polícia Militar foi chamada para conter os rapazes e moças que xingavam a estudante. As imagens, feitas de telefones celulares, mostram a jovem deixando a Uniban vestindo um jaleco branco, acompanhada dos policiais sob gritos, assobios e xingamentos. De acordo com Oliveira, a estudante estava com um vestido “muito curto, rosa, bem curto”. Segundo o estudante, a universidade não procurou os alunos coletivamente para comentar o caso ou fez alguma punição. O G1 não localizou a aluna para comentar o assunto. A PM do ABC confirma que recebeu o chamado às 21h33 para uma ocorrência de “confusão”. Segundo o porta-voz da corporação, capitão Emerson Massera, a situação foi resolvida no local. “Ela teria ido à faculdade com trajes inapropriados e os alunos começaram a fazer provocações e a xingá-la”, disse ele.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!