| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS
Pesquisa de médica de Rio das Ostras sobre idosos ganha reconhecimento internacional
A médica da Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras, Jane Teixeira, acaba de defender sua dissertação de mestrado sobre dados de mortalidade de idosos brasileiros, especificamente, por suicídio.
A pesquisa, apresentada na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), abrange os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia e alerta para o aumento dos casos de suicídios em mulheres com mais de 60 anos. Jane Teixeira recebeu nota 9,5 pelo trabalho da banca avaliadora da Universidade, que contou com a participação de uma das maiores especialistas em estudos populacionais do Brasil, Ana Amélia Camarano. O estudo de Jane Teixeira foi ainda selecionado para ser apresentado no Congresso Internacional de Geriatria e Gerontologia, que aconteceu em Paris, na França, em julho deste ano. “A pesquisa surgiu a partir da minha experiência como médica em Rio das Ostras”, disse Jane Teixeira. As pesquisas de Jane Teixeira vêm contribuindo para a melhoria da atenção à pessoa idosa no município, onde está sendo criado o Programa de Saúde do Idoso. “O Brasil tem mais de 20 milhões de idosos e os profissionais e a estrutura pública de saúde têm de estar preparados para oferecer uma atenção de qualidade a essa população”, completou. Os estados analisados concentram 60% dos idosos do País. No Rio de Janeiro e Minas Gerais, o suicídio de mulheres na Terceira Idade cresceu 12% e 115,7% respectivamente, de 2000 até 2005. O número mais expressivo é do aumento desse tipo de óbito na Bahia, um crescimento de 728%. Esse salto, segundo a médica, indica que os dados não estavam sendo atualizados continuamente. Foram avaliados também os riscos associados ao suicídio na Terceira Idade, como desemprego, laços familiares frágeis, transtornos mentais – principalmente a depressão – e a migração dos idosos que deixam suas cidades natais. Os dados apontam a necessidade de os gestores atentarem para políticas de saúde específica para pessoas nessa faixa etária, que devem ter especial acompanhamento por equipe multiprofissional. “As famílias também têm que estar atentas ao comportamento do idoso. Cerca de 62% dos suicídios são praticados no próprio domicílio”, destaca a médica. Atenção especial – Em Rio das Ostras, Jane Teixeira está contribuindo para desenvolver o programa de saúde do idoso, que funcionará em todas as unidades com ações de saúde específicas para essa população. O município já conta com grupos de convivência da Terceira Idade nas unidades do Praia Ancora e de Rocha Leão, onde os idosos participam de atividades lúdicas e de geração de renda, como o artesanato. “Com a criação do grupo, o número de consultas de pessoas de mais de 60 anos foi bastante reduzido”, completa a geriatra.
Rio das Ostras vence Sampaio Corrêa por 1 a 0 e decide classificação no domingo
Pra lavar a alma
Com um gol de Pimenta, aos nove minutos do 1º tempo, o Rio das Ostras bateu o Sampaio Corrêa, no Ostrão, e se aproximou de uma vaga para as semifinais. O Alvinegro assumiu a liderança do Grupo VI, com oito pontos, ao lado do Leme, que venceu o União Central por 3 a 1. O Sampaio Corrêa caiu para a terceira colocação, com sete pontos, e o União Central continua na lanterna, com três.
Os semifinalistas da Série C serão definidos neste domingo (1/11). O Rio das Ostras enfrenta o Leme, no Ostrão, enquanto o Sampaio Corrêa recebe o União Central, em Bacaxá. Para garantir uma vaga na próxima fase, sem depender de outros resultados, o Rio das Ostras precisa vencer o Leme por qualquer placar. Em caso de empate ou derrota, o Rio das Ostras terá que torcer para que o Sampaio Corrêa tenha um resultado igual.
Semana do Varejo começa dia 4 de novembro em Rio das Ostras
O evento, dedicado ao comércio, é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae
Começa na próxima quarta-feira, dia 4, a Semana do Varejo em Rio das Ostras. O evento é uma parceria da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da diretoria de Indústria e Comércio, e o Sebrae/RJ e inclui palestras e workshops destinados a empresários e colaboradores do comércio varejista.
A programação acontece nos dias 4, 10, 11 e 12 de novembro, no auditório do Colégio Municipal Professora América Abdalla, sempre às 19h. O objetivo das palestras da Semana do Varejo é oferecer informações que possam contribuir para a obtenção de melhores resultados de vendas nas empresas, e consequentemente aprimorar a qualidade do atendimento.
A palestra do dia 4 de novembro é gratuita e aberta ao público. O consultor de empresas, Jorge Vieira, falará sobre os desafios da diferenciação do varejo. A programação segue com três workshops: no dia 10, “Tendências: de vendedor à Consultor”; dia 11, “Visual Merchandising” e dia 12, “Atendimento ao Cliente”. Para esses três últimos workshops, há uma taxa de inscrição de R$ 100.
A Semana do Varejo conta com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio das Ostras, Associação Comercial e Industrial, Conselho Regional de Contabilidade – RJ e Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau. Mais informações no Sebrae Rio das Ostras, pelo telefone: (22) 2764-1267
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE