Carro e moto batem de frente na rodovia Amaral Peixoto
A partir de setembro, a concessionária Saneamento de Rio das Ostras passa a se chamar Foz do Brasil.
A mudança faz parte da estratégia da Organização Odebrecht, que busca consolidar sua atuação na área de saneamento.
A empresa ficará responsável pela coleta e tratamento dos resíduos e efluentes urbanos e industriais do município pelos próximos 15 anos, período que vigora o contrato com a Prefeitura.
A mudança da marca tem o objetivo de unificar a identidade visual das empresas do segmento de saneamento da Odebrecht, que atualmente atua em 19 cidades dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro. “Com a mudança da marca, pretendemos evidenciar a qualidade e o padrão dos serviços prestados no sistema de esgotamento sanitário do município, principalmente porque a Odebrecht é referência mundial em infraestrutura e continuará implantando em Rio das Ostras o que há de mais moderno em termos de operação de esgoto”, explica Elísio Lincoln, diretor da Foz do Brasil em Rio das Ostras.
A empresa, controlada 100% pela Odebrecht, também já cogita a possibilidade de procurar sócios no mercado. "Nossa estratégia de crescimento passa pela possibilidade de atrair sócios e a eventual abertura de capital no médio/longo prazo, na medida em que a demanda de investimentos requeira reforços na estrutura de capital da Foz do Brasil", afirma Fernando Luiz Santos-Reis, presidente da Foz do Brasil.
Atuação em Rio das Ostras
A empresa estabeleceu um cronograma, que começa em setembro para apresentar e fortalecer a marca Foz do Brasil, mostrando as vantagens de ser atendido por uma marca de alcance nacional, além das benfeitorias já realizadas pela concessionária.
A parceria entre Rio das Ostras e a Organização Odebrecht começou no ano passado, com a Parceria Pública Privada (PPP), que atendeu 12 bairros da cidade com construção de 167 Km de rede de esgoto, 11 elevatórias, além da pavimentação das ruas. A empresa também foi responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Mariléa, com capacidade para atender até 230 mil habitantes.
Atualmente, cerca de 120 mil habitantes, contando com a população flutuante, são beneficiados com o tratamento de esgotamento sanitário na cidade, seja através da rede de esgoto, ou do sistema de fossa, filtro e sumidouro, já que a Prefeitura oferece o caminhão limpa-fossa, que leva os resíduos para a ETE do Mariléa. “Recebemos uma média de 600 caminhões por mês”, informou, completando que o objetivo da Foz do Brasil é entregar 90% do esgoto tratado até 2024, totalizando investimentos na ordem de R$353 milhões.
Com esses investimentos, Rio das Ostras dá seus primeiros passos para se tornar referência na área de saneamento, saúde e meio ambiente. “O contrato prevê a ligação de cerca de 40 mil residências a rede de esgoto”, falou Elísio, completando que os moradores que já contam com rede devem procurar a prefeitura para fazer a ligação a rede coletora, que leva o efluente para a ETE e depois lança em alto mar o resíduo já tratado, através do emissário submarino de Costazul.
Fórum de Previdência de Rio das Ostras começa nesta quinta-feira
Evento acontece junto com o III Simpósio da Associação de Entidades de Previdência do Estado
Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Previdência de Rio das Ostras e para o III Simpósio da Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj), que acontecerão dias 27 e 28, a partir de 9h, no Centro de Convenções do Hotel Vilarejo Praia.
O evento encerra as comemorações dos 15 anos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Rio das Ostras (Ipasro). Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo endereço eletrônico aepremerj@yahoo.com.br.
A programação começa na quinta-feira, dia 27, com a solenidade de abertura às 9h30, e segue com palestras sobre “Perspectivas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)”, “Aspectos Relevantes, Desafios e Vantagens dos RPPS”, “Benefícios Previdenciários”, “Perícias Médicas” e “Gestão Previdenciária do Ipasro”. No fim da tarde acontecerá uma homenagem ao Instituto de Rio das Ostras.
Na sexta-feira, 28, o evento também começa às 9h e na programação, palestra sobre a “Função e Importância dos Conselhos no RPPS”, “Gestão Financeira” e “As Novas Normas Aplicáveis às Avaliações e Reavaliações Atuariais”.
O Simpósio e o Fórum são uma realização do Ipasro, Aepremerj e Prefeitura de Rio das Ostras.
Projetos turísticos de Rio das Ostras servem de modelo para cidade capixaba
Rio das Ostras recebeu, no sábado, dia 22, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer da cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, José Carlos Monteiro Fraga. Em visita técnica, o secretário veio conhecer as potencialidades turísticas do município.
José Carlos foi recebido por Alan Machado, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, que contou com o apoio do diretor de turismo, Paulo Vieira, para mostrar os principais pontos turísticos da cidade.
Presidente Kennedy tem praticamente o dobro de área territorial de Rio das Ostras, mas conta com apenas 12 mil habitantes. O objetivo do visitante é usar o modelo de desenvolvimento turístico implantado no município, que se preocupa com a meio ambiente e a sustentabilidade, para crescer com planejamento.
Alan Machado levou o secretário de Presidente Kennedy para conhecer a Lagoa de Iriry, Orla de Costazul, Pier do Emissário Submarino, Boca da Barra, Monumento Natural dos Costões Rochosos e o Museu Arqueológico Sambaqui da Tarioba. José Carlos interessou-se especialmente pela Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras, já que a cidade do Espírito Santo também recebe royalties do petróleo e quer atrair empresas da área offshore.
José Carlos Fraga já conhecia a cidade, mas somente a partir dessa visita técnica entendeu como o município hoje ocupa um lugar de destaque no cenário nacional. “Fiquei impressionado com o desenvolvimento do turismo, a limpeza pública e a segurança. Gostaria que a equipe de Rio das Ostras fosse conhecer minha cidade para trocar informações, já que tenho este município como exemplo”, disse o secretário de Presidente Kennedy.
Facilitadores – Além dos atrativos, José Carlos elogiou a organização do comércio ambulante e quis saber como a economia informal participa do desenvolvimento turístico da cidade. Alan Machado explicou o processo de cadastramento e organização desses profissionais, além do Programa de Facilitadores de Turismo, que envolve o ambulante, transformando-o num agente disseminador de informação.
“Hoje temos 40 ambulantes participando do programa. Eles recebem treinamento continuado para dar informações turísticas aos clientes. O trabalho tem dado tão certo que pretendemos abrir mais vagas para o ano que vem”, explicou o secretário.
Comemoração de 15 anos destaca dedicação da guarda municipal de Rio das Ostras
Dezenas de pessoas se reuniram na sede da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras para comemorar os 15 anos da Guarda Municipal.
O evento contou com apresentação de projetos e o histórico da Secretaria, entrega de certificados e shows musicais.
Para o secretário da pasta, Cel. Sérgio Pinto, o município não teria a mesma história se não fosse o trabalho exercido pela guarda. “Todos os louros pertencem a essa equipe que de dia, de noite, nos feriados e finais de semana garante a tranqüilidade do cidadão e nem sempre tem o trabalho reconhecido, sendo o seu maior reconhecimento o trabalho cumprido”, agradeceu.
Sérgio Pinto falou ainda sobre a abrangência do trabalho exercido pela Guarda Municipal, cujas ações contemplam patrulhamento de ruas e escolas, segurança do patrimônio público, controle do transporte coletivo, atuação no trânsito, fiscalização ambiental, combate a incêndio, dentre outros.
Membro da Guarda desde a sua criação, o superintendente geral da Secretaria, Túlio Nogueira, lembrou que no início muitos achavam desnecessária a existência da guarda e hoje reconhecem a importância do trabalho realizado.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Wilton Broder; os vereadores Robson Carlos de Oliveira Gomes e Carlos Afonso; a diretora da Casa da Educação, Edilane Baltazar; a diretora da Casa da Mulher, Vera Lúcia Bomfim; a chefe de gabinete, Ângela do Amaral; e os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida; de Planejamento, Rosemarie Teixeira; de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, Dowsley Almeida; de Bem-Estar Social, Márcia Almeida e de Comunicação Social,Carla Soares.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!