| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS

Carro e moto batem de frente na rodovia Amaral Peixoto

Um carro que seguia de Macaé para Rio das Ostras e uma moto que trafegava no sentindo oposto bateram de fernte nesta manhã na RJ-106.
O acidente foi no trecho da rodovia Amaral Peixoto que corta o bairro Mar do Norte. Os dois motoristas se machucaram. Um deles foi levado para o pronto socorro de Rio das Ostras. O outro, foi encaminhado para o hospital público de Macaé.

A partir de setembro, a concessionária Saneamento de Rio das Ostras passa a se chamar Foz do Brasil.

A mudança faz parte da estratégia da Organização Odebrecht, que busca consolidar sua atuação na área de saneamento.

A empresa ficará responsável pela coleta e tratamento dos resíduos e efluentes urbanos e industriais do município pelos próximos 15 anos, período que vigora o contrato com a Prefeitura.

A mudança da marca tem o objetivo de unificar a identidade visual das empresas do segmento de saneamento da Odebrecht, que atualmente atua em 19 cidades dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro. “Com a mudança da marca, pretendemos evidenciar a qualidade e o padrão dos serviços prestados no sistema de esgotamento sanitário do município, principalmente porque a Odebrecht é referência mundial em infraestrutura e continuará implantando em Rio das Ostras o que há de mais moderno em termos de operação de esgoto”, explica Elísio Lincoln, diretor da Foz do Brasil em Rio das Ostras.

A empresa, controlada 100% pela Odebrecht, também já cogita a possibilidade de procurar sócios no mercado. "Nossa estratégia de crescimento passa pela possibilidade de atrair sócios e a eventual abertura de capital no médio/longo prazo, na medida em que a demanda de investimentos requeira reforços na estrutura de capital da Foz do Brasil", afirma Fernando Luiz Santos-Reis, presidente da Foz do Brasil.

Atuação em Rio das Ostras

A empresa estabeleceu um cronograma, que começa em setembro para apresentar e fortalecer a marca Foz do Brasil, mostrando as vantagens de ser atendido por uma marca de alcance nacional, além das benfeitorias já realizadas pela concessionária.

A parceria entre Rio das Ostras e a Organização Odebrecht começou no ano passado, com a Parceria Pública Privada (PPP), que atendeu 12 bairros da cidade com construção de 167 Km de rede de esgoto, 11 elevatórias, além da pavimentação das ruas. A empresa também foi responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto do Mariléa, com capacidade para atender até 230 mil habitantes.

Atualmente, cerca de 120 mil habitantes, contando com a população flutuante, são beneficiados com o tratamento de esgotamento sanitário na cidade, seja através da rede de esgoto, ou do sistema de fossa, filtro e sumidouro, já que a Prefeitura oferece o caminhão limpa-fossa, que leva os resíduos para a ETE do Mariléa. “Recebemos uma média de 600 caminhões por mês”, informou, completando que o objetivo da Foz do Brasil é entregar 90% do esgoto tratado até 2024, totalizando investimentos na ordem de R$353 milhões.

Com esses investimentos, Rio das Ostras dá seus primeiros passos para se tornar referência na área de saneamento, saúde e meio ambiente. “O contrato prevê a ligação de cerca de 40 mil residências a rede de esgoto”, falou Elísio, completando que os moradores que já contam com rede devem procurar a prefeitura para fazer a ligação a rede coletora, que leva o efluente para a ETE e depois lança em alto mar o resíduo já tratado, através do emissário submarino de Costazul.

Fórum de Previdência de Rio das Ostras começa nesta quinta-feira

Evento acontece junto com o III Simpósio da Associação de Entidades de Previdência do Estado

Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Previdência de Rio das Ostras e para o III Simpósio da Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj), que acontecerão dias 27 e 28, a partir de 9h, no Centro de Convenções do Hotel Vilarejo Praia.

O evento encerra as comemorações dos 15 anos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Rio das Ostras (Ipasro). Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo endereço eletrônico aepremerj@yahoo.com.br.

A programação começa na quinta-feira, dia 27, com a solenidade de abertura às 9h30, e segue com palestras sobre “Perspectivas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)”, “Aspectos Relevantes, Desafios e Vantagens dos RPPS”, “Benefícios Previdenciários”, “Perícias Médicas” e “Gestão Previdenciária do Ipasro”. No fim da tarde acontecerá uma homenagem ao Instituto de Rio das Ostras.

Na sexta-feira, 28, o evento também começa às 9h e na programação, palestra sobre a “Função e Importância dos Conselhos no RPPS”, “Gestão Financeira” e “As Novas Normas Aplicáveis às Avaliações e Reavaliações Atuariais”.

O Simpósio e o Fórum são uma realização do Ipasro, Aepremerj e Prefeitura de Rio das Ostras.

Projetos turísticos de Rio das Ostras servem de modelo para cidade capixaba

Rio das Ostras recebeu, no sábado, dia 22, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer da cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, José Carlos Monteiro Fraga. Em visita técnica, o secretário veio conhecer as potencialidades turísticas do município.

José Carlos foi recebido por Alan Machado, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Rio das Ostras, que contou com o apoio do diretor de turismo, Paulo Vieira, para mostrar os principais pontos turísticos da cidade.

Presidente Kennedy tem praticamente o dobro de área territorial de Rio das Ostras, mas conta com apenas 12 mil habitantes. O objetivo do visitante é usar o modelo de desenvolvimento turístico implantado no município, que se preocupa com a meio ambiente e a sustentabilidade, para crescer com planejamento.

Alan Machado levou o secretário de Presidente Kennedy para conhecer a Lagoa de Iriry, Orla de Costazul, Pier do Emissário Submarino, Boca da Barra, Monumento Natural dos Costões Rochosos e o Museu Arqueológico Sambaqui da Tarioba. José Carlos interessou-se especialmente pela Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras, já que a cidade do Espírito Santo também recebe royalties do petróleo e quer atrair empresas da área offshore.

José Carlos Fraga já conhecia a cidade, mas somente a partir dessa visita técnica entendeu como o município hoje ocupa um lugar de destaque no cenário nacional. “Fiquei impressionado com o desenvolvimento do turismo, a limpeza pública e a segurança. Gostaria que a equipe de Rio das Ostras fosse conhecer minha cidade para trocar informações, já que tenho este município como exemplo”, disse o secretário de Presidente Kennedy.

Facilitadores Além dos atrativos, José Carlos elogiou a organização do comércio ambulante e quis saber como a economia informal participa do desenvolvimento turístico da cidade. Alan Machado explicou o processo de cadastramento e organização desses profissionais, além do Programa de Facilitadores de Turismo, que envolve o ambulante, transformando-o num agente disseminador de informação.

“Hoje temos 40 ambulantes participando do programa. Eles recebem treinamento continuado para dar informações turísticas aos clientes. O trabalho tem dado tão certo que pretendemos abrir mais vagas para o ano que vem”, explicou o secretário.

Comemoração de 15 anos destaca dedicação da guarda municipal de Rio das Ostras

Dezenas de pessoas se reuniram na sede da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras para comemorar os 15 anos da Guarda Municipal.

O evento contou com apresentação de projetos e o histórico da Secretaria, entrega de certificados e shows musicais.

Para o secretário da pasta, Cel. Sérgio Pinto, o município não teria a mesma história se não fosse o trabalho exercido pela guarda. “Todos os louros pertencem a essa equipe que de dia, de noite, nos feriados e finais de semana garante a tranqüilidade do cidadão e nem sempre tem o trabalho reconhecido, sendo o seu maior reconhecimento o trabalho cumprido”, agradeceu.

Sérgio Pinto falou ainda sobre a abrangência do trabalho exercido pela Guarda Municipal, cujas ações contemplam patrulhamento de ruas e escolas, segurança do patrimônio público, controle do transporte coletivo, atuação no trânsito, fiscalização ambiental, combate a incêndio, dentre outros.

Membro da Guarda desde a sua criação, o superintendente geral da Secretaria, Túlio Nogueira, lembrou que no início muitos achavam desnecessária a existência da guarda e hoje reconhecem a importância do trabalho realizado.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Wilton Broder; os vereadores Robson Carlos de Oliveira Gomes e Carlos Afonso; a diretora da Casa da Educação, Edilane Baltazar; a diretora da Casa da Mulher, Vera Lúcia Bomfim; a chefe de gabinete, Ângela do Amaral; e os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida; de Planejamento, Rosemarie Teixeira; de Desenvolvimento, Negócios e Petróleo, Dowsley Almeida; de Bem-Estar Social, Márcia Almeida e de Comunicação Social,Carla Soares.

Projeto Natureza e Arte traz obras de portadores de necessidades especiais
Exposição começa neste sábado, 29, no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras
Neste sábado, 29 de agosto, será inaugurada a exposição “Natureza e Resistência”, no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, de 9h às 16h. A mostra faz parte do Projeto Natureza e Arte, que conjuga expressões artísticas e consciência ambiental. Nesta edição, serão apresentados trabalhos de integrantes do Projeto Vencendo Barreiras, da Secretaria de Bem-Estar Social, voltado a portadores de necessidades especiais.
A exposição traz bromélias feitas a partir de garrafas PET e quadros produzidos pelos participantes do projeto.
Segundo a terapeuta ocupacional Luciana Pereira, da Secretaria de Bem-Estar Social, a bromélia foi escolhida como uma analogia às condições das pessoas portadoras de necessidades especiais, uma vez que as características da planta garantem sua sobrevivência em situações adversas.
“Há pessoas escolhidas pela própria natureza para demonstrar a possibilidade de resistir aos preconceitos e barreiras que são postas em seu cotidiano.”, explica a terapeuta.
“Nesta exposição, buscamos demonstrar, através do reaproveitamento, a Re-existência do PET, que, quando trabalhado, transforma-se em lindas bromélias artificiais”, completa Luciana.
O Projeto Vencendo Barreiras, da Prefeitura de Rio das Ostras, estimula a construção de uma sociedade inclusiva que respeite e dê oportunidade de uma melhor qualidade de vida a essas pessoas, favorecendo o pleno exercício da cidadania.
Natureza e Arte – Iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental, uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação, O projeto Natureza e Arte divulga as expressões culturais de Rio das Ostras e, ao mesmo tempo, estimula a consciência de conservação ambiental.
Serviço:
Exposição “Natureza e Resistência”
De 29/08 a 06/09
Horário: 9h às 16h
Local: Parque dos Pássaros,
Rua Petrópolis s/no, Jardim Mariléa
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!