NOTICIAS REGIÃO
Casimiro de Abreu vence e está na semifinal da Copa Intertv de Futsal
Quem compareceu ao Ginásio Poliesportivo Albertino Francisco na tarde de ontem teve o privilégio de assistir uma atuação quase perfeita da equipe casimirense contra o Iguaba Grande na última rodada da fase classificatória da Copa Intertv de Futsal.
Embalado pelos cerca de 200 torcedores que prestigiaram o confronto, Casimiro de Abreu aplicou uma goleada de 6 a 1 e garantiu vaga nas semifinais da competição, que acontecem no próximo sábado (30), a partir das 14h, no mesmo local.
Cientes da necessidade de um resultado positivo para seguir vivo na competição, o time entrou em quadra com uma postura bem diferente em relação a da estréia, quando perdeu para Macaé por 2 a 1. Mais atentos e mais empenhados, os jogadores não pararam de correr um só minuto, fato que deixou o treinador Luis Eduardo Vasconcellos bastante satisfeito. “Eles entenderam a importância dessa competição para o esporte do nosso município. Foi uma belíssima apresentação, mas eles precisam ter a consciência que ainda não ganharam nada. A partir de agora, as partidas ficarão mais difíceis e temos que estar preparados”, afirmou Vasconcellos.
Na visão do técnico, a paciência foi um dos pontos altos da equipe durante a partida. “O primeiro tempo foi bastante equilibrado, assim como a partida contra o Macaé. Naquela oportunidade, ficamos afobados e tentamos fazer o gol de qualquer maneira. Na partida de hoje, tivemos calma, valorizamos a posse de bola e conseguimos construir esse placar elástico. Confesso que foi um alívio para todos, torcida, atletas e comissão técnica”, revelou.
O Jogo
Como na estréia, Casimiro de Abreu começou a partida em cima do adversário e logo no início abriu o placar com Juninho, que chutou forte da entrada da área para marcar 1 a 0. Dois minutos depois, Iguaba Grande conseguiu chegar ao empate num rápido contra-ataque. No segundo tempo, a equipe casimirense voltou com tudo. Aos 5 minutos, Kiko desempatou a partida após jogada ensaiada com o goleiro, que mais uma vez foi o grande destaque da equipe. Aos 12 minutos, Rafael ampliou o marcador para o delírio da torcida. A partir daí, a equipe passou a trabalhar a bola e os gols foram saindo facilmente. Juninho, que fez o primeiro gol do jogo, marcou pela segunda vez e o goleiro Reinaldo fechou o placar com dois gols por cobertura.
Ao final do jogo, o secretário de Esporte e Lazer, Robson Mangifesti, enalteceu o empenho dos atletas. “Eles estão de parabéns. Esse resultado nos dá confiança para enfrentar qualquer adversário. Hoje eles mostraram aonde querem chegar”, disse Robinho.
A fase classificatória termina nesta quarta-feira (26) com a partida entre Araruama e São Pedro da Aldeia. Quem vencer enfrentará o Arraial do Cabo na semifinal. Casimiro de Abreu e Cabo Frio fazem a outra seminal, a partir das 14h.
Creche em Barra de São João ganha novo espaço
Os pais de Barra de São João agora poderão ficar mais tranqüilos.
Isso porque, as crianças do Centro Educacional Infantil Municipal João Teixeira Bastos, agora terão um espaço adequado para serem atendidas. O antigo local, onde a creche funcionava há mais de 8 anos, foi interditado pelo Ministério Público no dia 06 de agosto por não atender às exigências estruturais necessárias. A Casa Beira-Rio, localizada na Rua Bernardo Gomes, será adaptada para atender seus novos “inquilinos”.
Para esclarecer toda a situação, na tarde da última quinta-feira, dia 20, o prefeito Antonio Marcos, o vice Heleno Ribeiro e grande parte do governo estiveram presentes na própria creche para conversar com os pais sobre a situação. “Estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas e para resolver a questão. Já fazia parte de nossos planos a construção de uma creche para Barra de São João, mas não podíamos fechar o local e desamparar as famílias que precisam do espaço para deixar seus filhos” , explicou Antonio Marcos.
A Secretaria de Educação, Maria Inês Ávila aproveitou a oportunidade para esclarecer que a creche nunca forneceu às crianças alimentos fora da validade e que existe um grande rigor na fiscalização. “Nunca tivemos problemas com a fiscalização dos alimentos, tanto que mantivemos os funcionários da gestão anterior em suas funções. Não será agora que teremos, não é mesmo?”, ressalta Maria Inês.
O procurador-geral do município, Adonel Santos Magalhães, também esteve no local para orientar todos os presentes. “Também somos pais e entendemos a situação de todos vocês. Queremos que todos voltem às suas atividades normais, e faremos tudo que a lei permitir para atendê-los”, garantiu.
O arquiteto da Prefeitura de Casimiro de Abreu, Fábio Kiffer, informou que a Casa Beira-Rio está sendo adaptada para atender de forma adequada todas as crianças e que dependerá da avaliação do Ministério Público para que as atividades recomecem no novo espaço. “A adaptação da Casa Beira-Rio foi a melhor opção, mas vale lembrar que esta ação é provisória, pois em breve daremos início à construção da creche de Barra de São João”, avalia.
Também estiveram presentes na reunião a Subsecretária de Educação Alessandra Porto, o engenheiro da Prefeitura Vitor Stutz, o secretário de Turismo e Eventos, Bruno Bastos, e demais representantes do governo.
Saúde: Gripe A foi tema de sessão da Câmara
O secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso, e as equipes técnicas da secretaria de Saúde e do Hospital Público Municipal (HPM) que estão atuando no monitoramento e controle da gripe A, participaram na manhã desta terça-feira (25) do grande expediente da sessão da Câmara Municipal, prestando esclarecimentos sobre a doença.
O secretário falou das principais ações adotadas, que tiveram total apoio do prefeito Riverton Mussi. Dentre as medidas tomadas antes mesmo do anúncio da Organização Mundial de Saúde de que a doença já era considerada uma pandemia, foi instituída a Comissão de Monitoramento da gripe, composta por profissionais de diversas instituições públicas e privadas.
Eduardo ressaltou ainda as peculiaridades do município, que diariamente recebe pessoas de diversas partes do mundo. “A partir daí tivemos que pautar nossas ações, de acordo com a realidade da cidade, visando oferecer um atendimento de qualidade e resolutivo para população”, disse, lembrando que Macaé foi a primeira cidade a oferecer o serviço de Disque-Gripe com atendimento 24 horas e com equipe treinada.
Na ocasião, o secretário falou da atual situação da doença no município, que encontra-se sob controle, mas com vigilância permanente. Ele ressaltou ainda a importância do processo de educação em saúde com informações à população e a capacitação dos profissionais, no processo para tentar conter a doença.
A diretora técnica do HPM, Márcia Amaral, acrescentou que foram internadas cerca de 80 pessoas no hospital com suspeita da doença, entre elas muitas gestantes que receberam todos os cuidados - todas saíram bem do hospital. Ela alertou ainda para a manutenção dos cuidados com a higiene além de evitar aglomerações, pois o vírus continua circulando.De acordo com a OMS o pico da doença vai até outubro.
Outro dado repassado pela equipe é de que do total de 107 notificações de casos suspeitos da doença atendidos no município, 14% são de pessoas de outras cidades. De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes as estatísticas apontam que os grupos mais atingidos são donas de casa (28%), estudantes (25%) e profissionais de saúde (15%).
Após a explanação, o secretário e sua equipe responderam às perguntas dos vereadores. Um dos questionamentos foi em relação a análise dos exames no Rio de Janeiro. O secretário explicou que o laboratório é refenciado pelo Ministério da Saúde, e além disso é um exame de alto custo, que necessita de equipamentos de alta tecnologia e que não é oferecido na rede privada.
O presidente da Câmara, o vereador Paulo Antunes, agradeceu a presença do secretário e sua equipe, principalmente por esclarecer as principais dúvidas sobre a doença e mostrar a situação do município quanto aos casos suspeitos. Ele lembrou ainda que o pedido para que o tema fosse debatido foi solicitado pelo vereador Carlos Emir Júnior.
Carlos Emir, disse que solicitou a presença do secretário de saúde e da equipe envolvida na questão da gripe A, não só para mostrar as medidas adotadas, mas também tirar as dúvidas sobre a doença. Os vereadores decidiram ainda conceder ao secretário de Saúde, Eduardo Cardoso e a diretor Superintendente do HPM, Felipe Barreto uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados.
Colônia Z3: um amparo para o pescador de Macaé
Se depender da secretaria de Desenvolvimento Econômico e da subsecretaria de Pesca da prefeitura de Macaé, as coisas irão cada vez melhor para os cerca de 1.800 associados da Colônia de Pescadores Z3.
Graças à parceria com estes órgãos públicos municipais, a colônia tem desenvolvido projeto social, por meio de distribuição de cestas básicas, de materiais de pesca e até de remédios. Tudo para melhorar a qualidade de vida do pescador macaense.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!