| Rio das Ostras Jornal
CIDADE RIO DAS OSTRAS

Município cobra que estabelecimentos comerciais e financeiros cumpram lei de segurança

Administração de Rio das Ostras vai multar empresas que ainda não instalaram câmeras de segurança

Com o objetivo de garantir mais segurança à população de Rio das Ostras, a administração municipal vai cobrar que as instituições financeiras e estabelecimentos comerciais se enquadrem de acordo com a Lei Municipal Nº 1319/2009, que Dispõe sobre a instalação de sistema de monitoração e gravação eletrônica de imagens através de circuito fechado de televisão em estabelecimentos financeiros, inclusive em área externa, localizados no Município.

De acordo com o procurador geral, Enéas Rangel, o município não vai abrir mão do cumprimento da lei. “As empresas não podem alegar desconhecimento porque a lei é muito clara. Os estabelecimentos comerciais e financeiros, tendo como prioridade a proteção dos clientes, são obrigados a manter o sistema de monitoramento por câmera porque, diante da omissão desse serviço, pode vir a sofrer desde multa até a cassação do alvará com a paralisação das atividades”, declarou.

A Procuradoria está fazendo vistorias na empresas para apurar se os sistemas instalados preenchem os requisitos da lei. As empresas que já foram notificadas precisam se adequar o mais rápido possível. Caso não apresentem defesa justificando a ausência do sistema poderão ser penalizados.

Para a população, é muito importante que o comércio e os bancos tenham esse sistema de segurança. “Fui assaltada na saída do Unibanco por dois homens de moto. Eles levaram o dinheiro que tinha acabado de sacar. Pelo que notei, ali não tem nenhum tipo de câmera de segurança. Acho que esse sistema pode inibir a ação dos assaltantes e ajudar a polícia no reconhecimento desses bandidos”, declarou a funcionária pública Cris Alves de Oliveira.

O comerciário Cleiton Teixeira Jordão também acredita que um sistema de monitoramento por câmeras possa inibir as ações de bandidos no comércio local. “Fui assaltado no estacionamento do Supermercado ABC Compre Bem por pessoas que estavam circulando no local. Caso fosse uma área que estivesse sendo filmada, acho que isso não aconteceria com tanta facilidade”, disse.

De acordo com o Tenente Colchone, comandante da 3º Companhia do 32º Batalhão (Rio das Ostras), as câmeras de segurança têm sido um grande aliado da polícia em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Em Copacabana os assaltos no calçadão foram reduzidos em mais de 70%, após o monitoramento. Aqui em Rio das Ostras, as câmeras em frente aos bancos nos ajudariam muito a prender quadrilhas que atuam nas saídas desses estabelecimentos”, destacou.

Segurança – A segurança pública é responsabilidade do Estado. Entretanto, com o intuito de dar mais qualidade de vida à população de Rio das Ostras, a Prefeitura realiza, regularmente, várias ações como patrulhamento em bairros, operações em horários de maior movimento nas áreas comerciais e no trânsito.

Para facilitar o trabalho das polícias, a Prefeitura doou o terreno e construiu a Delegacia Legal, cedeu viaturas às policias Civil e Militar e custeia, regularmente, a manutenção desses carros.

O efetivo da Guarda Municipal foi aumentado de 283 para mais de 580 agentes capacitados, divididos em departamentos de Proteção Ambiental, Defesa Civil, Fiscalização de Transporte, Trânsito e Operações Especiais. Os guardas auxiliam polícia, bombeiros e departamentos de transporte estaduais, atuando em combate a incêndios, controle do trânsito, patrulhamento, salvamentos marítimos, dentre outras ações de competência do Estado.

“O município está trabalhando e fazendo a sua parte para garantir a segurança e o bem-estar da população. Dessa forma, é justo que as empresas estabelecidas aqui também possam contribuir com a implantação desse sistema de segurança por monitoramento de câmeras. Trabalhando juntos, poder público e iniciativa privada, vamos conseguir reduzir os índices de violência do município”, informou o prefeito Carlos Augusto.

Para dar maior autonomia ao município, a guarda municipal foi reformulada. Foi criada a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano. A mudança traz uma série de reformulações e faz parte da padronização proposta pelo Governo Federal. Com isso, o município poderá receber verbas para qualificação e segurança pública. Uma das principais mudanças será a Guarda Armada. De acordo com o Tenente coronel Sérgio Pinto, secretário da pasta, não será armado todo o efetivo, mas apenas um grupo que faz cursos especiais há anos e receberá outras qualificações específicas.

Rio das Ostras pode contar com centro geriátrico

Conquista é resultado de parceria entre o município e o Governo Federal por meio de emenda orçamentária

A população da terceira idade de Rio das Ostras poderá contar com o apoio de um centro geriátrico. A proposta foi discutida nesta segunda-feira, dia 8, durante um encontro realizado na sede do Renascer da Terceira Idade, com a presença do prefeito Carlos Augusto, do vice-prefeito Benedito Wilton (Broder), do deputado federal Bernardo Ariston, do presidente da instituição, Waldetário de Souza,entre outras autoridades e a comunidade. A implantação do centro é resultado de uma parceria entre a administração municipal e o Governo Federal, por meio de uma emenda orçamentária a ser apresentada por Ariston.

“Nossa administração tem o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de Rio das Ostras e, com a queda no orçamento, buscamos o apoio de nossos parceiros, como os governos estadual e federal, para manter a qualidade em nossos investimentos”, destacou Carlos Augusto, agradecendo a iniciativa do deputado Bernardo Ariston.

A intenção é que a unidade seja instalada junto ao prédio do Renascer da Terceira Idade. O local vai oferecer serviços de prevenção na área de saúde e atividades de lazer para idosos. “Estamos na expectativa de que esse centro geriátrico seja implantado o mais rápido possível. Assim poderemos ampliar o serviços que oferecemos hoje ao público da terceira idade”, disse Waldetário de Souza.

De acordo com o deputado, Rio das Ostras apresenta um grande nível de qualidade de vida, o quem vem atraindo principalmente a população de idosos. “Mais de 14% dos moradores do município é formada por pessoas acima de 60 anos, e esse número tende a crescer nos próximos anos”, justificou o parlamentar.

PRESENÇAS – O evento contou com a participação do vereador Alcemir Jóia, do presidente da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, Aguinaldo Sobré, além dos secretários municipais, Márcia Almeida (Bem-Estar Social), Rosemarie Teixeira (Planejamento) e Samuel de Oliveira (IPASRO).

Rio das Ostras vence o Dia do Desafio

Rio das Ostras obteve mais uma vitória para a saúde e bem-estar da população.

De acordo com o Sesc, o município superou a cidade de San Francisco El Alto, da Guatemala, com a participação de mais de 21.500 pessoas no Dia do Desafio.

Como o objetivo era conscientizar sobre a necessidade da prática de uma atividade física e o combate ao sedentarismo, a disputa contra a cidade guatemalteca, com 11.900 participações, proporcionou a mais de 33 mil pessoas pelo menos 15 minutos de prática desportiva. Ao mesmo tempo, os participantes foram informados sobre a importância da prática de atividades físicas regulares no dia-a-dia, tanto na prevenção de doenças quanto na melhora do condicionamento físico, auto-estima e qualidade de vida.

O secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins, agradeceu a participação da população e o apoio dado pelas Secretarias de Governo. “Todos que participaram das atividades do Dia do Desafio estão de parabéns por contribuirem para que Rio das Ostras fizesse uma bonita festa em prol da saúde e do bem-estar físico”, ressaltou o secretário, lembrando também da participação de todos os projetos esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer.

“Mobilizamos milhares de crianças e adultos nesse dia, além do comércio riostrense, que entendeu a nossa proposta e autorizou seus funcionários a participarem desse grande desafio”, completou.

Escola de Natação no Mar e Ong Maré realizam II Encontro do Meio Ambiente

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Organização Não Governamental Maré e a Escola de Natação no Mar da Secretaria de Esporte e Lazer realizaram, no último dia 5, na Praia da Boca da Barra, o II Encontro do Meio Ambiente.

O evento foi criado para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento da cidadania e despertar os melhores princípios e virtudes do ser humano, voltados à sua relação com o Meio Ambiente.

O encontro teve uma extensa programação, que começou às 7h com uma aula de Tai Chi Chuan. Em seguida foram realizadas diversas ações como aulões de natação no mar, oficinas de reciclagem, palestras, apresentação da Orquestra Casulo de Sopro e Corda, arrecadação de alimentos, roupas, sapatos e agasalhos.

Foi apresentado também o projeto do Caiaque Pet, todo construído com esse tipo de garrafa. O encontro foi um grande sucesso, levando centenas de pessoas a entenderem um pouco mais sobre a relação homem com o meio ambiente e as ações que devemos tomar em busca da preservação e conservação dos ecossistemas.

Sábados letivos nas escolas de Rio das Ostras envolvem pais e alunos

Atividades diversificadas, ligadas aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, animam os sábados letivos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras.

“Considero muito importante a participação dos pais e responsáveis nas atividades. A aproximação da família com a escola incentiva muito o desenvolvimento dos alunos”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Entre as muitas atividades desenvolvidas está a Feira das Nações, da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira, que reuniu trabalhos elaborados pelos alunos sob a coordenação dos professores de Geografia. Já a Escola Municipal Padre José Dílson Dórea, por intermédio de uma parceria com a Ampla, promoveu uma série de atividades com o objetivo de educar para o consumo consciente de energia.

No último sábado, 5 de junho, a Escola Municipal José Luiz de Lemos, promoveu oficinas para os alunos. As crianças aprenderam a fazer origami, tiveram noções de teatro e confeccionaram uma salada de frutas, atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, percepção e formação. Ao mesmo tempo, as mães participaram de uma oficina de “fuxicos” de pano.

Mãe de uma aluna do 1º ano do Ensino Fundamental, Cátia Simone da Silva aprovou a idéia do sábado letivo. “Achei muito bom participar. Eu fico só em casa e isso é um ânimo para fazer coisas novas. Minha filha também gosta. Uma incentiva a outra a participar”, disse Cátia, moradora do Jardim Mariléa.

A criançada também se diverte aprendendo. “Gostei de fazer salada de frutas, eu nunca tinha feito comida”, disse Samantha, de 6 anos.

Justiça determina que moradores deixem suas casas

Ação foi movida pela igreja católica de Rio das Ostras, que deixou que eles morassem no local há onze anos.
A justiça determinou que moradores de um terreno localizado em Rio das Ostras deixassem suas casas. A ação foi movida pela igreja católica, que há onze anos teria permitido que eles morassem no local.
A área fica no centro da cidade e oito famílias moram no terreno. Com a chegada da polícia elas protestaram. O mandado de reintegração de posse, expedido pela 1ª vara cível de Rio das Ostras, foi a pedido da Mitra Diocesana de Nova Friburgo, que é a representante jurídica da igreja católica e seria a dona do terreno.
Os oficiais de justiça disseram que há uma semana tentaram retirar o grupo do local, mas decidiram dar mais sete dias de prazo por causa das 20 crianças, uma delas com problema pulmonar grave. Desta vez, apenas uma senhora e as crianças com as mães puderam ficar até que a justiça decida para onde elas devem ir, já os homens tiveram que deixar as casas. Tudo que havia em quatro das sete residências foi levado por um caminhão para um depósito em Cabo Frio sob a responsabilidade da Mitra Diocesana.
Uma assistente social da prefeitura esteve no local para dar assistência à família, mas disse que o município não tem onde abrigar todas essas pessoas. O departamento jurídico da igreja católica informou que o terreno foi vendido para uma empresa do setor de construção civil, mas não revelou o nome desta empresa. Segundo o departamento, a ação foi movida pela igreja católica porque ainda não houve a transferência do terreno.
Guardas Municipais de Rio das Ostras fazem curso de capacitação
Mais de 30 integrantes da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano de Rio das Ostras participam, até o final do mês, de cursos de Técnica de Imobilização, Defesa Pessoal e Uso de Algema. O objetivo é reciclar e capacitar os guardas municipais que atuam nas ruas do município. Os cursos fazem parte das reformulações da antiga Secretaria de Guarda e Trânsito e estão sendo ministrados pela Inspetoria de Planejamento Operacional, departamento da secretaria que vem sendo capacitado há anos.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!