O DEBATE publica a relação dos candidatos aprovados no Concurso Público da Prefeitura
Caderno especial com os nome dos aprovados está na edição de ODEBATE
O Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário (IBAP-RJ) divulgou o resultado parcial dos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2008, que prevê vagas para a Prefeitura de Macaé e Fundação Municipal Hospitalar de Saúde. A relação chegou a ser divulgada na internet na última sexta-feira (17), mas, para melhorar o sistema de busca para os candidatos, o instituto achou melhor retirar do ar.
Segundo o instituto, o resultado é baseado nas provas objetivas (realizadas em 29 de março) e práticas realizadas na última segunda-feira (14). Para alguns cargos, apenas a primeira etapa foi realizada.
Além dos aprovados, o IBAP-RJ divulgou o novo gabarito oficial, que conta com questões retificadas, depois dos recursos interpostos pelos candidatos, dentro do prazo estabelecido no cronograma oficial.
O gabarito pode ser conferido no site www.odebateon.com.br/arquivo/gabarito_corrigido.pdf.
Com a divulgação dos resultados parciais, uma nova etapa se inicia no Concurso Público 001/2008: a convocação para a análise dos títulos.
Nova etapa
De acordo com o edital, a etapa tem caráter classificatório, apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa (de acordo com os critérios estabelecidos). Na análise dos títulos, o objetivo é avaliar o quão qualificado e experiente é o profissional que almeja o cargo. Estes dados são analisados através de documentos oficiais, como certificados, diplomas e certidões.
A pontuação total na Prova de Avaliação de Títulos - Qualificação e Experiências Profissionais - está limitada ao valor máximo de 25 (vinte e cinco) pontos. Somente os candidatos aos cargos de nível superior e médio-técnico, aprovados na primeira etapa do concurso (prova objetiva), poderão apresentar seus títulos.
São considerados títulos válidos os documentos que se enquadrem no estabelecido no Quadro II do edital - todos relacionados com a área objeto do cargo pretendido. Os pontos referentes àqueles títulos exigidos como pré-requisitos para o cargo, em nenhuma hipótese, serão computados. Os candidatos devem apresentar os documentos em cópias autenticadas.
A pontuação varia de acordo com o grau de importância do título, duração ou tempo de serviço.
Para cargos de nível superior, a maior pontuação é direcionada àqueles que possuem títulos de Doutor, Mestre ou Pós-Graduação Lato Sensu (em nível de Especialização com no mínimo 360 (trezentas e sessenta) horas na área para a qual se inscreveu). Neste caso, o candidato recebe sete pontos.
Já para profissionais de nível médio, a pontuação pode ser de seis pontos (Certificado de Curso com carga horária igual ou superior a 180 horas - aperfeiçoamento) ou quatro pontos (Certificado de Curso com carga horária igual ou superior a 90 horas - atualização).
Nos dois casos, o tempo de serviço oferece a maior pontuação: três pontos a cada ano, considerando-se um máximo de 5 (cinco) anos (ou 15 pontos).
Um fato importante que o candidato não pode se esquecer: há um teto para contagem dos títulos. Um exemplo: se a pontuação máxima para tempo de serviço é igual a quinze, mas sua declaração lhe daria vinte pontos, só serão computados os “quinze” descritos no edital.
Os documentos comprobatórios dos títulos deverão ser entregues no protocolo da Prefeitura Municipal de Macaé, situado na Avenida Presidente Sodré, n.º 534, Centro, entre os dias 22 e 24 de abril de 2009, de 9 às 17 horas.
De acordo com o cronograma oficial, a divulgação do resultado final da análise dos títulos, bem como o resultado final de todos os cargos do Concurso Público, deve ser feita no dia 5 de maio. A partir daí, a seleção pode ser homologada e os candidatos convocados pela Prefeitura.
Fonte:O Debate
Central do Trabalhador divulga vagas de emprego
A Central do Trabalhador, setor vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico e à subsecretaria de Trabalho e Renda (Semtre), divulga, semanalmente, listagem atualizada com descrição das vagas disponíveis no mercado de Macaé, relacionadas a diversas áreas.
Priorizando o desenvolvimento e a execução de políticas públicas da prefeitura de Macaé, a Central sbusca a inserção de profissionais no mercado de trabalho. Além de fazer a captação de vagas diretamente nas empresas, o órgão público realiza diariamente o cadastro de trabalhadores que estão em busca de emprego.
O serviço é gratuito tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. Os documentos necessários para cadastrar-se na Central são: CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, título de eleitor, comprovante de residência, registro profissional (caso tenha).
Cadastro para a Brasil Offshore
A secretaria de Governo da prefeitura de Macaé em parceria com a Central do Trabalhador, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Subsecretaria de Trabalho e Renda, oferece vagas para empregos temporários na Feira Brasil Offshore, até o dia 30 de maio. Foram disponibilizados dois guichês na Central especialmente para esta finalidade. O objetivo é inserir mão-de-obra macaense neste mercado de trabalho.
A Brasil Offshore é realizada de dois em dois anos em Macaé, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro) e é considerada a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo. Esse ano o evento será realizado entre os dias 16 e 19 de maio.
Para se inscrever, os candidatos devem ter acima de 18 anos e levar título de eleitor, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, além, de currículo atualizado. Os salários serão combinados direto com as empresas. Entre as vagas temporárias disponíveis estão as recepcionistas, montador, eletricista, carpinteiro, servente, entre outros, como garçom, copeira e garçonetes. Os candidatos (as) às vaga de recepcionista e atendente além das documentações, deverão levar uma foto 3x4 .
O cadastro vai valer também para diversos outros eventos e atividades similares, seja em Macaé ou na região, já que será permanente. “Além do mais, haverá curso informal, com orientações básicas por meio de palestras a fim de preparar os trabalhadores para a Brasil Offshore”, ressalta o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.
A Central do Trabalhador funciona na secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), na rua Télio Barreto, 28, Centro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, e os telefones para contato são o 2762-4518, 2772-6495 e 2772-6845.
Meio Ambiente intensifica a captura e o combate ao caramujo
Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) intensificaram nesta sexta-feira (17), a captura e combate ao caramujo africano nos bairros da Nova Holanda, Nova Esperança e Botafogo.
Os agentes ambientais retiraram 50 quilos de moluscos, principalmente das áreas com alagamentos e lixo. O trabalho, acompanhado por técnicos ambientais, atingiu também duas escolas e inúmeras residências.
Temos trabalhado na coleta dos moluscos nas vias públicas, como praças e terrenos baldios. Entretanto, a ação da comunidade é muito importante no controle do caramujo, pois temos de eliminar esse molusco do nosso ecossistema. Por isso, é necessário que cada cidadão ajude – afirmou o secretário Maxwell Vaz.
Segundo ele, os moradores também estão sendo orientados a contribuir com a coleta, usando luvas ou sacos plásticos. Depois da coleta, os moluscos devem ser colocados em outro saco com sal, esmagados e recolhidos. “Para capturar o caramujo basta que a pessoa proteja as mãos com um saco plástico ou luvas, pegue o molusco e o coloque em outro saco plástico, jogando em seguida sal fino em cima dele para desidratá-lo e em seguida feche o saco com o caramujo. Depois disso, o molusco deve ser encaminhado para local apropriado”, ensinou Maxwell.
O biólogo Alexandre Bezerra, técnico ambiental da Sema, explicou que a secreção produzida pelo caramujo realmente tem bactérias que podem transmitir doenças, como a Angiostrongíliase abdominal, que pode provocar perfuração e hemorragia abdominal, com dores, febre prolongada, anorexia e vômitos. E a angiostrongíliase meningoencefálica humana, cujos sintomas são dores de cabeça fortes e constantes, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso.
- Felizmente a área de saúde pública não possui registro dessas doenças e até o momento não há nenhum caso comprovado de transmissão de enfermidades causadas por caramujo no Brasil – esclareceu Alexandre.
Recomendações – Os técnicos e os agentes ambientais recomendam à população moradora dessas áreas para não deixar em seus terrenos, telhas e tijolos ou ainda sobras de material de construção e até excesso de plantas, pois servem de criadouros para o caramujo. Eles estão instruindo também para que não seja usado nenhum tipo de veneno, pois não afetam o molusco e sim o meio ambiente.
Origem do caramujo africano – O caramujo africano é uma espécie nativa do leste e nordeste africano e chegou ao Brasil na década de 80, como alternativa econômica. A idéia inicial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot. Importado ilegalmente, foi introduzido em fazendas no interior do Paraná e escapou para o meio ambiente, adaptando-se, perfeitamente, em várias regiões brasileiras. Desde então, passou a ser chamado também de "falso-escargot”.
Linhas expressas agilizam transporte do Lagomar ao Parque de Tubos
Teve início na semana passada o funcionamento das linhas expressas Terminal Lagomar - Terminal Parque de Tubos.O objetivo é oferecer agilidade de locomoção dos usuários em um período de fluxo intenso como a parte da manhã.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!