Homicídios marcam o fim de semana em Macaé e região
O final de semana prolongado foi marcado por três homicídios, sendo dois em Macaé e dois em Rio das Ostras
Pelo menos três homicídios marcaram o final de semana do feriado prolongado em Macaé e região. Na Capital Nacional do Petróleo, foram registrados dois assassinatos enquanto que em Rio das Ostras uma morte foi registrada pela polícia.
O primeiro caso de homicídio aconteceu por volta das 17 horas do último sábado (11), na Rua José Siriano Júnior, na Praia Campista. Nerion de Souza Lima, de 30 anos, foi morto a tiros próximo a sua residência. Segundo informações da Polícia Militar, dois elementos teriam passado e efetuado vários disparos com arma de fogo na direção da vítima, que morreu ainda no local.
Na manhã de domingo (12), por volta das 11 horas, um outro homicídio foi registrado na Rua 22, do bairro Nova Esperança. Genilson Correia Rosa, de 32 anos, foi assassinado com vários tiros. A Polícia Militar informou que quando chegou ao local, Genilson já estava morto e ninguém soube informar quanto a autoria dos disparos.
Os dois casos foram registrados na 123ª DP - Macaé. Os policiais investigam os homicídios, mas nenhuma autoria foi apontada até o momento.
Já em Rio das Ostras, o corpo de um homem ainda não identificado foi localizado pela Polícia Militar na Estrada de Rio Dourado, por volta das 12h30, também no domingo. Os policiais informaram que receberam uma denúncia anônima de que um carro teria parado no local e deixado o corpo. Além disso, os elementos que estavam no interior do veículo tentaram colocar fogo no corpo do rapaz, que aparenta ter aproximadamente 18 anos. Mesmo assim, o corpo da vítima foi parcialmente carbonizado.
Os militares contaram, ainda, que o corpo apresentava marcas de perfuração provocadas por disparo de arma de fogo e estava com um dos braços engessado. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal, onde até o final desta edição nenhum familiar havia aparecido para fazer o reconhecimento. O caso foi registrado na 128ª DP - Rio das Ostras e está sendo investigado.
Presidente da Câmara de Vereadores é contra a construção de usina nuclear
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Antunes se pronunciou ontem contra o projeto do governo federal que pretende instalar em Macaé duas das quatro usinas nucleares que entrarão em funcionamento no país até 2030.
Ele afirmou que vai elaborar uma proposta de emenda na lei orgânica do município proibindo a instalação do empreendimento, assim como foi feito em relação a ideia de se construir na cidade um presídio.
De acordo com a matéria publicada na edição de domingo (12), do jornal Folha de São Paulo, Macaé e Campos dos Goytacazes estão na lista das cidades pré-selecionadas para receber as usinas nucleares que serão implantadas nos mesmos moldes da Angra 3, empreendimento que começou a ser instalado na cidade de Angra dos Reis, litoral carioca, nos anos 80 e deverá ser concluído em 2014.
Segundo a publicação, um dos critérios usados pela empresa estatal Eletronuclear, ligada ao Ministério das Minas e Energias, na seleção das áreas que abrigarão as usinas foi a disponibilidade de recursos hídricos, encontrados em abundância nos dois principais municípios do Norte Fluminense.
Outro ponto favorável para a instalação das usinas em Macaé e Campos, segundo o Ministério, seria o destaque dos dois municípios na exploração do petróleo, através das unidades existentes na Bacia de Campos.
Apesar da Constituição Federal respaldar a responsabilidade do governo Federal pela exploração e a geração da energia nuclear, eliminando assim a necessidade da permissão dos municípios pertencentes às áreas onde deverão ser implantadas as usinas, o presidente da Câmara de Vereadores de Macaé afirmou que vai brigar na justiça contra a construção das unidades no município.
“Ao invés de construir usina nuclear, o governo federal deveria disponibilizar a Macaé mais recursos públicos para a saúde, a educação e a infraestrutura do município. Sou absolutamente contra a instalação de usinas aqui na cidade. Assim como o caso do presídio, vou propor uma emenda na lei orgânica que proíba a construção”, afirmou Paulo Antunes.
O presidente apontou também que o município já possui, na exploração de petróleo, um amplo mercado de desenvolvimento econômico e social, deixando a iniciativa da construção das usinas nucleares para outros municípios do Estado que não possuem incentivos que possibilitem a expansão.
“Sei que o município não tem poder para impedir a implantação de um projeto nuclear do governo federal. Mas, mesmo assim, vamos brigar na justiça contra a construção dessas usinas. O município já tem a Petrobras que garante o nosso desenvolvimento econômico e social, não precisamos de um empreendimento desse porte”, apontou o presidente da Câmara.
Além de Campos e Macaé, a área entre Salvador e Recife também foi pré-selecionada para receber as outras duas usinas nucleares que fazem parte do novo projeto nuclear brasileiro. A escolha das áreas que receberão os empreendimentos será divulgada em 2010.
Energia Nuclear
Os contrários à energia nuclear dizem que há alternativas a serem consideradas além da energia nuclear - apenas 25% do potencial hidrelétrico do Brasil é aproveitado.
Além disso, para cada quilowatt gerado em uma usina nuclear são investidos US$ 6 mil, enquanto que, numa hidrelétrica, essa relação é de US$ 100 para cada kw. A opção nuclear é a de maior custo por causa dos investimentos em segurança dos sistemas de emergência, do armazenamento de resíduos radioativos e do descomissionamento (desmontagem definitiva e descontaminação das instalações) de usinas que atingiram suas vidas úteis.
A preocupação mundial em buscar fontes alternativas às convencionais (carvão, petróleo e hidrelétricas) baseia-se no caráter não-renovável dos combustíveis fósseis, na tentativa de diminuição da emissão de gás carbônico, no aumento da demanda por energia e na escassez de recursos fósseis e hídricos.
A energia nuclear, apesar de não colaborar para a emissão desses gases, precisa lidar com o incômodo problema dos resíduos radioativos, que requerem uma solução para o armazenamento a longo prazo e investimentos em segurança. Há ainda o fantasma de um acidente nuclear.
Optar pela energia nuclear no Brasil tem como ponto favorável o fato de possuirmos a sexta maior reserva mundial de urânio (cerca de 300 mil toneladas), suficiente para assegurar o país da independência no suprimento de combustível por muito tempo.
Show de Elba Ramalho é transferido
Em nota oficial, divulgada há pouco, a Direção do Teatro Municipal de Macaé informou o adiamento do show da cantora Elba Ramalho, que estava agendado para o dia 23 de abril.
O evento cultural foi remarcado para o dia 6 de maio, às 20h30, no mesmo local.
O motivo do adiamento não foi informado.
.
Conferência Municipal de Segurança acontece nesta terça
A prefeitura de Macaé promove nesta terça-feira (14) a abertura da I Conferência Municipal de Segurança Pública (Conseg), a partir das 9h no Teatro Municipal.
Com a presença do prefeito Riverton Mussi, o evento tem como principal objetivo discutir propostas na área de segurança pública que serão encaminhadas à Conferência Nacional, que será realizada em agosto, em Brasília.
Entre os temas discutidos estão o papel dos municípios na segurança pública; qualificação e formação de profissionais de segurança; disseminação do disque denúncia e modernização da ação policial – policiamento de proximidade. O evento continua quarta e quinta-feira (15 e 16) na Cidade Universitária.
Na quarta-feira, os grupos de trabalho estarão discutindo os assuntos relacionados aos sete eixos temáticos constantes no texto básico preparatório da Conferência Nacional. A discussão para a realização da começou em meados do ano passado com a realização de fóruns preparatórios por parte do Ministério da Justiça (MJ). Um termo de referência do MJ orientou o funcionamento dos fóruns, que definiram o material metodológico, o regimento interno, os temas, entre outros assuntos. O tema da conferência será “Segurança com cidadania: participe dessa mudança!”.
O município terá a oportunidade de discutir demandas da área de segurança que farão parte de um caderno de propostas que será encaminho para a etapa nacional, destacou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), coronel Edmilson Jório, responsável pela organização, junto com a comissão, da etapa municipal da conferência.
A etapa nacional será realizada em Brasília entre os dias 27 e 30 de agosto. A realização da conferência municipal é obrigatória para os municípios com mais de 200 mil eleitores ou integrados ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), como é o caso de Macaé.
A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas. Entre elas, as estaduais, as municipais eletivas e preparatórias, as conferências livres, a conferência virtual, os seminários temáticos e outras ações que possibilitam qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá em agosto.
Defesa Civil em alerta por conta da ressaca do mar
A Coordenadoria de Defesa Civil de Macaé está em alerta desde o final de semana PR conta da forte ressaca que está atingindo quase todo o litoral Sudeste.
A equipes estão em plantão 24 horas para atender a qualquer emergência: basta a população ligar para o numero 199. Nesta segunda-feira (13), agentes da Defesa Civil estiveram na Fronteira, área de invasão que geralmente é bastante atingida pelos fortes ondas, orientando os moradores.
A situação está sob controle, mas estamos em alerta para qualquer emergência. Estamos monitorando o mar e a qualquer sinal de perigo vamos avisar aos moradores que vivem mais próximos da orla, como os da Fronteira, disse o coordenador de Defesa Civil, capitão Eric Shueler.
A orientação é para que tanto banhistas quanto pescadores não entrem no mar. A previsão é de que a ressaca continue nos próximos dias.
Prefeitura promove aula de Informática para a Terceira Idade
A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Sectec), está promovendo curso básico de Informática para os idosos integrantes dos grupos de terceira idade.
Os interessados em participar podem se inscrever na sede da Terceira Idade de Macaé, localizada na rua Vellho Campos, próxima ao Procon. Já os grupos da região serrana poderão fazer a inscrição nas lans houses de cada localidade.
A primeira turma é composta pelos coordenadores dos grupos. São duas horas de aula por dia, em diversos horários. O primeiro turno vai das 9h às 10h, o segundo das 10h às 11h, e na parte da tarde, das 14h às 15h e das 15h às 17h. As aulas são ministradas as segundas, quartas e sextas-feiras. A duração do curso é de 20 aulas ao mês.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), nos próximos 25 anos, o Brasil será o sexto País em número de idosos. Em 2009, serão aproximadamente 35 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Mesmo assim, existe o preconceito de que os mais velhos não são capazes de usufruir da tecnologia. Muitos acreditam que quem envelhece perde a memória e, portanto, não está capacitado para a Informática.
Pensando nisso, a presidente de honra dos grupos da terceira idade de Macaé, Margarida Mussi Ramos, e o presidente Danilo da Silva Gomes, resolveram, com o apoio da Sectec, ensinar os princípio básico da Informática para os idosos. De início, foram cedidos dois computadores e dois professores (Patrícia Crispim e Ana Paula B. Dutra) que já estão atuando na sala da terceira idade, ministrando as aulas de conteúdo programático com os seguintes tópicos: conhecendo o computador, noções básicas de Windows, fazendo desenhos, conhecendo os jogos de Windows; trabalhando com textos simples, edição de cartas, correção ortográfica e configuração de página.
Casimiro de Abreu recebe visita de empresários do ramo turístico
Após sobrevoarem por aproximadamente 30 minutos o município de Casimiro de Abreu, quatro empresários do ramo de turismo e serviços foram recebidos, na tarde do último dia 3, pelo assessor de desenvolvimento econômico, José Henrique da Silva, para uma breve conversa de negócios.
Na pauta da reunião, a construção de um heliponto, um teleférico e um centro de treinamento onshore e offshore, além de implantação de cursos na área de desenvolvimento e estratégia de gestão.
O helicóptero que trouxe a comitiva ao município pousou no campo do Casimiro de Abreu Esporte Clube (CAEC) por volta das 15h. De lá, eles seguiram direto para o gabinete do prefeito, onde foi realizada a reunião. Antônio Marcos, que não pôde comparecer ao encontro, foi representado pelo assessor de desenvolvimento econômico do município, José Henrique da Silva, que teve a companhia do secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Transporte, Luiz Augusto Souza, da primeira-dama Rosana Machado, do chefe de Gabinete, Luis Fernando Shinkado, e da assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, Valéria Carvalho. Já a comitiva foi formada pelo presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Pedro Ernesto Mariano de Azevedo, o diretor da Training Consulting Consultoria e Treinamento de Fatores Humanos Ltda, Irio Vayz, o diretor técnico do Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Giuseppe Pellegrini, e a diretora de marketing e comercial do Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Izabel Mattos.
O presidente da ADESG explicou o motivo da visita. “Há um grande interesse por nossa parte em investir em Casimiro de Abreu, por isso, viemos conhecer um pouco mais do município. A intenção é construir um teleférico em Barra de São João, implantar um centro de treinamento que qualificaria mão-de-obra para o Comperj e disponibilizar cursos na área de desenvolvimento e estratégia de gestão”, disse Pedro Ernesto.
O diretor técnico do Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Giuseppe Pellegrini, revelou que, durante o vôo sobre o distrito de Barra de São João, constatou que é tecnicamente possível a construção de um teleférico no local. “Apesar do mau tempo, já foi possível notar que há possibilidade de se construir um teleférico no Morro São João. Mas para isso, precisamos de um levantamento topográfico do local para termos a certeza de que é viável a construção”, afirmou Pellegrini.
Quanto à construção do centro de treinamento, o diretor da Training Consulting, Irio Vayz, contou que a empresa já tem um pedido na Prefeitura para a cessão de uma área de 48 mil m² para abrigar os cursos. “Em 2007, solicitamos um terreno para construir o centro de treinamento. Nossa intenção é disponibilizar diversos cursos para capacitar a mão-de-obra da população da região. Além disso, pretendemos construir também um heliponto que atenderia ao centro de treinamento e poderia receber vôos turísticos”, explicou Irio.
Encerrando a reunião, o assessor José Henrique afirmou que irá providenciar todos os documentos solicitados e posteriormente irá marcar uma nova reunião e desta vez com a presença do prefeito Antônio Marcos. “Hoje demos o primeiro passo para uma futura parceria, que tenho certeza que será de sucesso”, finalizou o assessor.
Funcionários e ex-comissionados recebem pagamento de férias
O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos de Lemos Machado e o vice-prefeito, Heleno Ribeiro, fizeram questão de estarem presentes durante o pagamento de férias dos ex-comissionados e funcionários da Prefeitura.
O repasse foi feito na última quarta-feira, dia 8, no Plenário da Câmara dos Vereadores. Organizado pela Secretaria de Administração e Secretaria de Fazenda, Indústria e Comércio, o pagamento foi feito a centenas de ex e atuais servidores, que requereram até o dia 20 de março. Os que não receberam, podem procurar a Tesouraria da Prefeitura a partir desta segunda-feira. Entretanto, aqueles que solicitaram após essa data, receberão no prazo a ser marcado pelas Secretarias responsáveis.
O prefeito ressaltou que ainda que não seja de responsabilidade do atual governo o pagamento de férias das pessoas que eram cargos de confiança do governo anterior, ele, como gestor, priorizou que todos os trabalhadores recebessem neste início de administração. “Podíamos deixar que o pagamento acontecesse via justiça, mas sabemos que todos precisam muito e que é um direito de vocês, que são trabalhadores”.
Antônio Marcos frisou ainda que o objetivo de sua gestão é investir no município e beneficiar a todos os moradores, independente da opção que cada um fez na hora do voto.
O vice-prefeito e o secretário de Administração, Elieser Crispim, acompanhados de funcionários da Secretaria de Administração e de Fazenda, fizeram pessoalmente o pagamento das pessoas que estiveram presentes no Plenário.
Cerca de R$ 470 mil reais foram destinados ao pagamento dos ex-comissionados. Todos receberão a quantia respectiva pelas férias.
Antônio Marcos recebe Título de Cidadão Riostrense
Na noite da última quarta-feira (8), Antônio Marcos recebeu das mãos do vereador Robson Castro de Oliveira, o Robinho, o Título de Cidadão Riostrense por Mérito Municipal.
A entrega aconteceu durante a Sessão Solene da Câmara Municipal de Rio das Ostras em comemoração aos 17 anos de emancipação político-administrativa do município.
Bastante emocionado com a homenagem, Antônio Marcos afirmou que ficou muito orgulhoso por ter se tornado um Cidadão Riostrense. “Tenho um carinho enorme por Rio das Ostras, município que trabalhei por muitos anos. Fiz grande amigos por aqui, como é o caso do vereador Robinho. Estou muito orgulhoso e feliz por ter ganhado o Título de Cidadão Riostrense por Mérito Municipal”, disse o prefeito, que chegou à cerimônia acompanhado da primeira-dama Rosana Machado.
Em seu discurso, o vereador Robinho justificou a homenagem ao prefeito Antônio Marcos. “Esta homenagem é concedida às pessoas que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do município e Antônio Marcos foi uma delas. Além de ser um grande amigo, Antônio demonstra que tem um grande apreço por Rio das Ostras. Ele é merecedor deste Título”, afirmou o vereador.
Já o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, fez questão de parabenizar a população de Casimiro de Abreu por ter escolhido Antônio Marcos para chefiar o município. “Casimiro de Abreu precisava de um administrador como Antônio Marcos, que é um político jovem e de visão. A população casimirense está de parabéns por ter confiado nas propostas dele. Tenho certeza que a nossa cidade-mãe está em boas mãos”, declarou Carlos Augusto.
O evento reuniu cerca de 400 pessoas. Entre os presentes, o vice-prefeito Heleno Ribeiro, o assessor de desenvolvimento econômico, José Henrique da Silva, o secretário de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina, o presidente da Fundação Municipal, Alexandre Magno, a secretária de Planejamento, Eliane Benjamin, além dos vereadores João Medeiros (presidente da Câmara), Ademilson de Souza - o popular Bitó -, Paulo Nova Barra, Marcos Miller (Marquinhos da Vaca Mecânica) e Luciano Nogueira.
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!