NOTICIAS RIO DE JANEIRO | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS RIO DE JANEIRO

Quem dá mais ganha  Faculdades particulares oferecem bolsas e descontos atraentes  Rio - No vale tudo das universidade privadas por mais alunos, quem sai ganhando são os estudantes. As instituições de ensino apostam alto e oferecem desde a isenção de pagamento no primeiro período de curso até atraentes descontos, de 50%, para alunos transferidos ou que precisam de um empurrãozinho financeiro para começar a segunda graduação. Com apenas três anos de existência, a Faculdade CCAA inovou ao lançar apromoção ‘Pague um mês e quite seis’. O aluno pagava um mês de mensalidade válida por todo o semestre. Apesar de não revelar números, a faculdade confirma que foi o melhor período desde a fundação. “Foi uma política definida pela escola, uma vez que a instituição é nova. A intenção é fazer que o aluno conheça e confira a qualidade do ensino”, diz Flávio Rangel, que atua na área de Planejamento e Mídia. 
NOVOS E ANTIGOS Na Veiga de Almeida, estudantes passam por um vestibular e os mais bem colocados são premiados. Caloura do curso de Odontologia, Bruna Gouvêa, 20 anos, garantiu 25% de abatimento nas mensalidades.  Segundo o diretor do campus Tijuca, Abílio Gomes, a instituição também foca nos alunos antigos: “A universidade tem uma política diversificada de descontos para nosso corpo discente. Nós possuímos também regras próprias de renegociação de dívidas e outras para receber os transferidos”. 
CORRA PARA GARANTIR UMA VAGA Apesar de a temporada de vestibulares e bolsões com descontos ter acabado nas principais universidades particulares, há ainda chances de garantir uma vaga neste ano letivo. As instituições de ensino oferecem testes especiais. Compostos, normalmente, por prova, redação e entrevista, os chamados ‘Programas de Acesso Direto’ ou ‘Personalizado’ estão acontecendo ainda no mês de março. Em alguns casos, é cobrada taxa de inscrição. Aos alunos que já possuem uma graduação e querem dar entrada em novo curso, a Universidade Estácio de Sá isenta o estudante do vestibular. Mediante a apresentação do diploma, o aluno garante o ingresso direto na instituição e ainda consegue 20% de desconto nas mensalidades.  A Candido Mendes mantém parcerias com empresas privadas. Assim como a Estácio de Sá, que tem também um convênio com o governo do estado. Funcionários e dependentes podem garantir descontos, que variam de 30 a 40%. 
Bons preços na troca de universidade O início do ano letivo também é ideal para que alunos antigos renegociem dívidas e descontos com as universidades ou corram atrás dos incentivos que algumas dão a transferidos. A Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso), por exemplo, oferece até 50% de abatimento nas mensalidades dos estudantes que optarem por trocar de instituição. Em cursos, como Turismo e Direito, esse abatimento só é válido nas disciplinas do quinto ao oitavo períodos. Já nas graduações de Comunicação Social, Jornalismo, Radialismo, Propaganda e Publicidade e Relações Públicas, o desconto é de 30%.  Aluna de Comunicação, Verônica Garcia, 24 anos, pensa em aproveitar a oportunidade. Cursando o sétimo período, a jovem conta que ficou complicado custear a faculdade depois que saiu do estágio: “Consegui outro emprego, mas, mesmo assim, fica difícil arcar com as mensalidades”. À espera da resposta do pedido de bolsa na atual faculdade, ela não descarta a possibilidade de ter que pedir transferência: “Se não tiver jeito, terei que trocar. Mas preferiria não precisar sair”.
Araruama vira alvo de CPI  Contas de 2007 só foram aprovadas por conselheiro do TCE investigado  Rio - A aprovação das contas de 2007 do município de Araruama, na Região dos Lagos, será um dos próximos alvos da CPI que apura a suposta participação de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em suposto esquema de corrupção. Documentos obtidos por O DIA mostram que a prestação apresentada pelo então prefeito Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, o Chiquinho da Educação, passou por um estranho processo de tramitação. Apesar de quatro instâncias técnicas do TCE terem recomendado — duas vezes cada — a reprovação das contas, o relator do procedimento, conselheiro José Nader, ignorou os pareceres e aprovou a prestação.  Foi a primeira vez que isso ocorreu na segunda gestão de Chiquinho na Prefeitura de Araruama (2004-2007). Suas contas de 2004, 2005 e 2006 foram reprovadas pelo TCE.  “Pedirei todas as informações sobre o caso. Ainda vou propor a convocação dos envolvidos”, explicou a presidente da CPI, Cidinha Campos (PDT), ressaltando que não pretende rever decisões do TCE, mas saber se houve irregularidades.  Reprovação em quatro instâncias A tramitação das contas de 2007 de Araruama começou na 6ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCE. O órgão encontrou quatro irregularidades e 32 improbidades no documento apresentado pelo então prefeito Chiquinho da Educação — entre elas, abertura extra de créditosquando o município teve queda de arrecadação e repasse excessivo de valores para a Câmara Municipal. A inspetoria recomendou parecer prévio contrário às contas. O relatório foi então analisado pela Subsecretaria de Municípios, que também sugeriu a rejeição da prestação. O mesmo ocorreu na assessoria da Secretaria-Geral de Controle Externo do tribunal. Finalmente, os documentos foram enviados para o procurador-geral do Ministério Públicono TCE, Horário Machado Medeiros, que ratificou a decisão das instâncias anteriores. Representante do prefeito fez a defesa da prestação e, ao receber o processo, o conselheiro José Nader pediu novo exame do corpo técnico. Com algumas exceções, foram apontadas praticamente todas as mesmas irregularidades, e as quatro instâncias mantiveram o entendimento pela reprovação das contas.
Cristo lilás faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Iluminação especial pode ser vista neste sábado (7) e domingo. Iniciativa é da Assembleia Legislativa do Rio.
O Cristo Redentor recebe uma iluminação especial em tom lilás, neste sábado (7) e domingo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é da Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Rio. (Alerj).

Caminhada em homenagem ao Dia da Mulher toma a orla de Copacabana

Iniciativa do grupo 'Mulheres da Paz' reúne comunidades carentes. Programação comemorativa inclui música e ações educativas.

Uma grande caminhada na orla de Copacabana abriu as comemorações para o Dia Internacional da Mulher, neste domingo (8), no Rio. A passeata foi organizada pelo grupo "Mulheres da Paz", que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e atua dando apoio para mulheres e jovens em situações de risco, em áreas violentas. Na mobilização deste domingo, participam integrantes de 18 comunidades carentes.

 

Com flores, dança do ventre e bandeiras cor de rosa, os participantes da caminhada pedem mais segurança, justiça e respeito à dignidade das mulheres. Ritmistas da Rocinha animam o passeio com um samba composto pelo grupo. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do estado, Benedita da Silva, prestigia a manifestação.

Programação variada

Ao longo do dia, dez lonas culturais vão receber uma série de atividades, como apresentações musicais, saraus de poesia, espetáculos de dança e teatro, sessões de cinema e palestras sobre a saúde da mulher. Em cada lona serão distribuídos 500 livros, doados pelas bibliotecas populares municipais. Todas as atrações têm entrada franca.

Às 18h, no Grêmio Recreativo e Esportivo dos Industriários da Penha, no subúrbio, a Orquestra Lunar, formada somente por mulheres, faz uma apresentação em um grande baile. A participação do prefeito Eduardo Paes é esperada.  Os Sescs Tijuca (Zona Norte), Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), Niterói (Região Metropolitana), Nova Friburgo (Região Serrana) e São João de Meriti (Baixada Fluminense) realizam, ao longo da semana que vem ações ligadas à saúde, lazer, esporte e cultura, em homenagem às mulheres. Já o Sesi de Duque de Caxias (Baixada Fluminense) terá, de 10 a 13 de março, serviços de beleza, com profissionais fazendo cortes de cabelo, escova, maquiagem, manicure e massagem.  

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!