NOTICIAS BRASIL / MUNDO | Rio das Ostras Jornal

NOTICIAS BRASIL / MUNDO

Pedofilia na internet cresceu 149% em cinco anos, diz estudo
Pesquisa italiana aponta, no entanto, queda desse crime no Brasil.  Países com mais denúncias são Alemanha, Holanda e Estados Unidos.
A associação italiana Telefono Arcobaleno, destinada à luta contra a pedofilia na internet e à assistência
a crianças vítimas de abusos, denuncia em relatório anual que este crime na rede cresceu 149% desde 2003, mas, em alguns países, como o Brasil, o número de usuários desse material caiu.  Sobre o Brasil, a associação indicou no relatório que o número de usuários que faz uso de material de pedofilia caiu 22% de 2003 a 2008.  Só em 2008, a associação realizou 42.396 denúncias devido ao material de pedofilia presente na rede perante as autoridades de 45 países e os provedores de internet. Segundo o relatório, os países com mais denúncias são Alemanha (26.191), Holanda (5.256) e Estados Unidos (3.611).  Por zonas, a Europa é a que registra mais casos de pedofilia, com 86,6% das denúncias e com um aumento de 406% na quantidade de material de pedofilia desde 2003, na frente da América do Norte, com 10,8% das denúncias. 

Navio perde controle e bate em cargueiro no Porto de Santos

Cinegrafista amador registrou momento do acidente.  Colisão aconteceu nesta segunda (2); ninguém ficou ferido.

Um navio perdeu o controle e bateu em um cargueiro no Porto de Santos, a 72 km de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (2). Um cinegrafista amador registrou imagens do momento em que ocorreu o acidente.

O cargueiro liberiano descarregava uma carga de grãos de trigo no porto, no armazém 26 do complexo marítimo. No momento do acidente, o navio, de bandeira de Hong Kong, seguia em direção à Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa). 

Devido ao acidente, o processo de descarregamento da carga ficou paralisado por mais de três horas. Não foi constatado vazamento de óleo nas embarcações, apenas algumas avarias na parte frontal do navio e na lateral do cargueiro. Ninguém ficou ferido.  A Capitania dos Portos afirmou que só se pronunciaria sobre o assunto nesta terça-feira (3).

Morre fundador de escola campeã do carnaval 2009 em SP
Juarez da Cruz, de 78 anos, havia passado mal na apuração dos votos.  Também presidente de honra da agremiação, ele morreu nesta terça.
Morreu na madrugada desta terça-feira (3) Juarez da Cruz, um dos fundadores da escola de samba Mocidade Alegre, campeã do carnaval 2009 em São Paulo. Ele havia passado mal no dia 24 de fevereiro, logo após a apuração dos votos que deu o título à escola.  Segundo a agremiação, Cruz, que tinha 78 anos, estava internado desde a ocasião em um hospital na Liberdade, Centro de São Paulo. Ele teria sofrido uma parada cardíaca.  O velório é realizado na manhã desta terça na quadra da Mocidade, que fica na Avenida Casa Verde, 3498, Zona Norte da capital paulista. O enterro deve ser realizado às 16h, no Cemitério da Vila Nova Cahoeirinha.  Além de fundador, Cruz era presidente de honra da escola. A Mocidade Alegre ganhou em 2009 seu sétimo título do carnaval de São Paulo 

MP pede quebra de sigilo bancário e fiscal de suspeitos de pedofilia

Pedido também foi feito pela CPI da Pedofilia, que está em Catanduva. Promotores querem fazer um novo reconhecimento dos oito suspeitos.

O Ministério Público e a CPI da Pedofilia pediram à Justiça a quebra dos sigilos bancário, fiscal, e telefônico dos oito suspeitos de abuso sexual de crianças em Catanduva, a 379 km de São Paulo. Os promotores também vão pedir um novo reconhecimento dos suspeitos.

 

O senador Magno Malta (PL), que preside a CPI da Pedofilia, afirmou nesta segunda-feira (2) que ‘ninguém escapará’ de punição e que o depoimento das crianças abusadas sexualmente é que vai guiar o trabalho dos parlamentares.  Pelo menos 24 crianças teriam sofrido violência sexual, mas, de acordo com os pais delas, só dez fizeram o reconhecimento de quatro dos oito suspeitos. Quatro homens, entre eles dois adolescentes de 16 e 17 anos, estão detidos. 

Em encontro com o senador na sala do júri do Fórum de Catanduva, as mães das crianças questionavam o fato de crianças um pouco maiores, com 14 anos, por exemplo, não terem sido levadas para reconhecer os supostos pedófilos. A suspeita é de “descaso” e de que tudo esteja sendo “abafado”, como disse a mãe de uma garota de dez anos que teria sido vítima de abuso sexual. 

Delação

Às 9h desta terça-feira (3), Magno Malta pretende ver um dos presos, um borracheiro, de 46 anos, que está no Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, a 438 km da capital paulista. Quer oferecer a ele o benefício da delação premiada, que pode garantir a redução da pena, caso o homem denuncie outras pessoas no suposto esquema.

 

“Vou convencê-lo (dos benefícios) da delação premiada. Ele é um arquivo vivo”, disse. Malta deixou o Fórum por volta de 20h.

 

Frango adota ema em zoológico de Curitiba
Adoção é acompanhada por veterinários, que monitoram aproximações. Ema rejeitada pelos pais biológicos é a única sobrevivente de ninhada.
No Passeio Público de Curitiba, um frango de granja adotou um filhote de ema, como parte de um projeto de incentivo à adoção entre animais de diferentes espécies. A adoação é acompanhada por veterinários e biólogos, que ajudam a monitorar as aproximações. De acordo com a prefeitura, a ema é a única sobrevivente de uma ninhada que nasceu no zoológico. Como houve rejeição, o filhote foi levado para ser tratado no Passeio Público e voltará para seu grupo assim que se desenvolver um pouco mais
Zoo cria mãe mecânica para filhote de macaco
Mãe do animal ficou debilitada após o parto em parque na Inglaterra.
Um zoológico na Grã-Bretanha deu um robô como mãe adotiva para um filhote de macaco depois que sua mãe verdadeira teve a saúde debilitada com o parto.

O animal, da espécie macaco-de-Brazza, nasceu por operação cesariana no Port Lympne Wild Animal Park em Kent, no sudeste da Inglaterra e, com três semanas de vida, recebeu como companhia um macaco de brinquedo com um coração mecânico.

O chefe da área de primatas do zoológico, Simon Jeffery, disse que espera que o coração mecânico - que funciona quando o filhote aperta o brinquedo - ajude o animal a se acostumar ao batimento cardíaco da mãe verdadeira.Jeffery afirmou que espera reunir o filhote a seus pais em breve.

O irmão do filhote, Hoggle, também foi criado isoladamente e depois entregue aos pais, Bamboo e Tom. O mesmo ocorreu com um outro macaco, da espécie "Diana", chamado Keymon.

"Eventualmente espera-se que o filhote possa se unir aos seus pais, irmãos e o resto do grupo", disse Jeffery.

"Keymon e Hoggle foram reintroduzidos no grupo com sucesso depois de poucos meses, então sabemos por nossa experiência anterior com primatas criados isoladamente que isto funciona e garante que eles tenham um bom começo na vida."

A macaquinha ainda não tem nome.O macaco-de-Brazza tem testa de cor castanha, pálpebras brancas e membros negros com uma listra branca na coxa.

Ele é encontrado em florestas perto de fontes de água e vegetação densa na África central e recebeu esse nome em homenagem ao explorador francês Pierre Savorgnan de Brazza, que fundou a cidade de Brazzaville no Congo.

Cidade baiana celebra o centenário de Maria Bonita

Paulo Afonso (BA) mostra a participação das mulheres no Cangaço. Ela nasceu em 8 de março de 1911 e eventos marcam série comemorativa.

A cidade de Paulo Afonso (BA) inicia nesta terça-feira (3) uma série de eventos para comemorar o centenário de nascimento de Maria Gomes de Olveira, a Maria Bonita, que nasceu em 8 de março de 1911. A primeira programação de eventos termina neste domingo (8). 

 

O objetivo da Diretoria de Cultura da cidade baiana é falar da importância da mulher no Cangaço, já que Maria Bonita nasceu no dia Internacional da Mulher e acompanhou o movimento ao lado de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

A ex-cangaceira Aristeia Soares de Lima, o ex-soldado da volante Teófilo Pires, além de Neli Conceição e João Souto, filhos do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha estarão presentes nos eventos. Aristeia é uma das últimas remanescentes da luta do cangaço e vive há quatro anos na cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas. Aristeia Soares de Lima, 96 anos, disse que não tem saudades do tempo em que viveu na caatinga. Ela disse também que chegou a passar fome depois do fim do cangaço, em 1940. 

Jeito feminino no cangaço 

Segundo o historiador João de Sousa Lima, Maria Bonita foi responsável por introduzir vários costumes no meios dos homens do cangaço, já que a presença de mulheres no movimento era proibida até a entrada dela no grupo.

 

A série de eventos pelo centenário da Rainha do Cangaço é uma iniciativa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Secretaria de Turismo de Paulo Afonso. A atividade de abertura é o I Seminário sobre o nascimento de Maria Bonita. A segunda edição do evento será realizada em 2010 e o terceiro seminário será feito em 2011.  "Queremos valorizar nossas raízes culturais e levar ao conhecimento público a importância de Paulo Afonso como um dos principais cenários relacionados com a história do cangaço. Além disso, vamos falar da importância de uma mulher que rompeu todas as barreiras de preconceito e entrar para história do país", disse João de Sousa, que também é diretor de cultura de Paulo Afonso.

Turismo

Os endereços que possuem referência ao cangaço em Paulo Afonso vão se transformar em pontos turísticos para alunos e pesquisadores da região e do país. Para isso foi criado o"Roteiro do Cangaço". Uma destes pontos é a casa onde viveu Maria Bonita, no povoado de Malhada da Caiçara.

O imóvel foi restaurado e abriga um acervo de fotografias de Lampião e Maria Bonita, além de objetos que foram usados pela família dela.

Programação  Nesta terça-feira será inaugurada a mostra cultural para alunos das escolas municipais e estaduais. A visitação será feita com guias culturais. Às 19h30 será apresentada a peça teatral "A Noite cabreira de Angico".  Na quarta-feira (4), as visitas serão mantidas, além de palestras sobre empreendedorismo cultural. Na quinta-feira (5), o dia será destinado apenas às visitações de alunos e pesquisadores ao local.

Na sexta-feira (6), os organizadores vão exibir os filmes "A casa de Maria Bonita", dirigido por Gilmar Teixeira e João de Sousa Lima; "Sila a Cangaceira", dirigido por Aderbal Nogueira; Virgulino Ferreira da Silva - Governador do Sertão, com direção de Manoel Neto e Miguel Teles; e 70 anos da Morte de Lampião e Maria Bonita, dirigido por Antônio Galdino. 

Após as exibições dos filmes será realizado um debate com o tema "A participação da Mulher no Cangaço" e o ciclo de palestras "A Vida de Maria Bonita", com escritores de outros estados. Às 19h30 será feito o lançamento do livro "A Trejaetória guerreira de Maria Bonita - a Rainha do Cangaço", de João de Sousa Lima.No sábado (7), os filmes serão exibidos novamente. No domingo (8), uma excursão vai levar estudantes até a casa onde viveu Maria Bonita.

Trabalhar de madrugada gera sintomas de diabetes e problema cardíaco
Glicose e insulina aumentadas, bem como pressão alta, afetam pacientes. Razão parece ser o 'ajuste incorreto' do relógio biológico das pessoas.
Não dá para brincar com o relógio biológico. Por mais que as pessoas que trabalham de madrugada tentem dormir de dia, o horário alterado provavelmente vai causar problemas de saúde, com efeitos sobre o corpo que lembram o diabetes e doenças cardiovasculares. Essa é a conclusão de um quarteto de pesquisadores americanos num estudo publicado na edição desta semana da revista científica "PNAS".

Frank Scheer, da Divisão de Medicina do Sono do Brigham and Women's Hospital, junto com seus colegas, submeteu um grupo de voluntários (cinco mulheres e cinco homens) a dez "dias" de 28 horas -- um tipo de turno que quebra a semana em seis "dias" mais compridos que o normal. Isso levou essas pessoas a dormirem com uma diferença de 12 horas em relação aos seus horários normais.

 

O resultado foi o aparecimento de sintomas muito parecidos com os de pacientes diabéticos ou com problemas cardiovasculares, como aumento do açúcar no sangue, apesar do excesso de insulina para compensar isso, aumento da pressão arterial e dificuldades para dormir. Segundo os pesquisadores, a razão das mudanças é a alteração no relógio biológico natural do organismo, que é "ajustado" pela luz do dia em todas as pessoas, mesmo aquelas que trabalham nos turnos da noite.

 

MP manda fechar escolas itinerantes do MST no RS; decisão provoca protestos

Alunos podem ficar sem certificados de conclusão de curso. Até o ano passado, crianças estudavam dentro dos acampamentos.

O governo do Rio Grande do Sul, por orientação do Ministério Público (MP), cancelou os convênios com o MST que mantinha escolas itinerantes em acampamentos de Sem-Terra. A decisão provocou protestos em várias cidades gaúchas. 

No norte gaúcho, por exemplo, uma sala de aula foi montada no meio do asfalto e bloqueou o trânsito na BR-386. No sul do estado, estudantes foram levados para frente da Coordenadoria Regional da Educação de Pelotas. Em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, outra manifestação: integrantes do MST não aceitam a matrícula dos filhos em escolas públicas, como determinaram o governo e o Ministério Público (MP). 

Até o ano passado, as crianças estudavam em escolas itinerantes, dentro dos acampamentos e administradas por uma organização ligada ao MST. O modelo, que hoje existe em vários estados, funcionava havia 13 anos no Rio Grande do Sul.  O governo estadual repassava dinheiro para a manutenção, cerca de R$ 16 mil por mês, mas não escolhia os professores, que eram selecionados pelo próprio MST, sem a necessidade de concurso.O MP pediu o fim do convênio, alegando que teria controle do número de dias letivos, da presença dos alunos e do conteúdo das aulas.  O promotor público Gilberto Thums disse ainda que não há justificativa para manter escolas itinerantes, já que, segundo ele, a maioria dos acampamentos no estado agora é fixa. “Eu acho que os acampamentos não são ilhas onde se ensina coisas que ninguém pode saber. O ensino público obrigatório tem que ser igual em todos os lugares. Visa simplesmente assegurar a essas crianças um direito que é em condição de igualdade com os demais”, diz.  O MST, porém, reclama que as famílias não foram consultadas, e que os colégios públicos ficam longe dos acampamentos.  

“O currículo do MEC (Ministério da Educação e Cultura) é seguido nas escolas. Se as crianças têm uma educação além do currículo básico de acordo com a sua realidade, isso não é proibido por lei, muito pelo contrário, é um direito constitucional delas. Nós não podemos compactuar com isso e vamos fazer todo o possível para acabar com isso”, afirma Cláudia Ávila, advogada do MST.  De acordo com o governo do estado e o MP, se os estudantes continuarem nas escolas itinerantes, não vão receber os certificados de conclusão de curso. E os pais podem ser responsabilizados por abandono intelectual.  “A partir de hoje se não estiverem dentro da escola, começam a receber falta”, alerta Cristina Schwahn, coordenadora adjunta de ensino de Canoas. 

Tigre mata 2 em Sumatra

Já são oito as vítimas de incidentes semelhantes em menos de um mês. Irmãos foram atacados junto com outras quatro pessoas.

Duas pessoas morreram nesta terça-feira (3) ao serem atacadas por um tigre na ilha indonésia de Sumatra, o que eleva a oito o número de vítimas em incidentes do tipo em menos de um mês, segundo informaram as autoridades locais.

As vítimas eram irmãos que trabalhavam na indústria madeireira ilegal no norte de Sumatra. Eles foram atacados junto com outros quatro companheiros enquanto descansavam.

Segundo a polícia, o tigre só comeu o fígado das vítimas e não atacou as outras quatro pessoas.

O tigre-de-sumatra está na lista de animais em grave risco de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza dos Recursos Naturais.

São apenas cerca de 400 exemplares do tigre na Indonésia, onde seu número se reduziu muito nos últimos anos devido ao desmatamento, que obriga esses animais a sair de seu habitat na selva e se aproximar de áreas povoadas.

 

Veja imagens da mansão do diretor-geral do Senado

Jornal 'Folha de S.Paulo' diz que casa não-declarada vale R$ 5 milhões. Agaciel Maia nega valor e diz que imóvel está cotado em R$ 2,5 milhões.

O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia,negou nesta segunda-feira (2) ter omitido em suas declarações de imposto de renda a casa onde mora no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, comprada em 1999. 

 

Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” afirma que Agaciel registrou o imóvel no nome do irmão, o deputado federal João Maia (PR-RN), pois estaria com os bens bloqueados.

 

A casa tem três andares, cinco quartos e cerca de mil metros quadrados de área. Imagens feitas pela TV Globo mostram uma piscina em forma de taça, um campo de futebol que vai até o final do terreno e um pequeno píer. A “Folha” afirma que o imóvel vale R$ 5 milhões –Agaciel nega e estima o valor em R$ 2,5 milhões, por conta de, segundo ele, uma usina de tratamento de lixo que fica em frente ao lote.

Outro lado

Na reportagem do jornal, o diretor-geral reconhece a compra do imóvel no nome de seu irmão devido aos problemas judiciais. Nesta segunda-feira, no entanto, ele voltou atrás. Disse que não estava com os bens indisponíveis na época e apresentou uma declaração de Imposto de Renda relativa a 1996 na qual consta a compra do lote.  Agaciel afirma que a compra do lote foi realizada primeiro por seu irmão porque ele estava tentando ainda vender a casa em que morava, no mesmo bairro. Posteriormente, assinou um contrato de compra e venda do imóvel, mas o diretor-geral do Senado disse que errou ao não registrar a casa em uma escritura.

 

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu nesta segunda ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue a evolução patrimonial do diretor-geral.

 

Brasileiros ficam de fora de briga por 'melhor emprego do mundo'

Queensland anunciou 50 finalistas. Só um tomará conta de ilha paradisíaca. Mais de 700 brasileiros se inscreveram para tentar salário de US$ 100 mil.

Os brasileiros ficaram de fora da disputa pelo chamado "melhor emprego do mundo", oferecido à pessoa que queira ser vigia da paradisíaca ilha de Hamilton, no estado de Queensland, na Austrália, conforme informou hoje a organização do concurso.

O estado de Queensland anunciou o nome dos 50 finalistas, em uma lista em que nenhum dos mais de 700 brasileiros que se inscreveram para tentar conseguir o emprego consquistou vaga.

Entre os 50 selecionados, que saíram de uma lista de mais de 34 mil candidatos, estão cidadãos de 22 países, em sua maioria de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Itália e França.

"O processo de seleção foi muito estrito, tratamos como qualquer processo seletivo de trabalho, e foi realizado com integrantes do departamento de Turismo de Queensland e de uma empresa de recursos humanos", explicou à Agência Efe uma porta-voz do departamento de Turismo.

O nome da pessoa selecionada, que receberá US$ 100 mil por seu trabalho, será anunciado no próximo dia 6 de maio.Com o concurso, a organização espera promover a ilha de Hamilton, a Grande Barreira de Corais e as praias tropicais de Queensland.

A oferta de trabalho inclui as passagens de avião e alojamento de luxo, e a única condição para que a pessoa tenha acesso ao emprego é que ela nade, conheça gente, faça turismo, ou seja, se divirta, para depois explicar suas experiências através da internet.

O ganhador deverá fazer fotos, gravar vídeos e publicar semanalmente informações em um blog.

O concurso faz parte da campanha propagandista à qual o governo de Queensland destinou mais de US$ 1 milhão.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade