Quadrilha rouba armas e munição de centro de treinamento de policiais em SP
Pelo menos 10 homens participaram da invasão. No local, são treinados policiais e funciona uma grande fábrica de munição.
Uma quadrilha roubou, na noite desta quinta-feira (5), armas e munição de um Centro Tático de Treinamento que funciona em Ribeirão Pires, na região do ABC paulista. O complexo é usado para preparar policiais e seguranças. Num outro anexo ao local da invasão são fabricadas munição para a Polícia e para o Exército. Pelo menos 10 homens participaram da ação criminosa, que ocorreu pouco depois das 19 horas, segundo informou a Polícia Militar (PM).
A invasão ocorreu pelos fundos do terreno, localizado no Bairro Guapituba. A quadrilha entrou a partir de um matagal, e usou a mesma trilha para fugir. Pelo menos um vigia foi amarrado e trancado numa sala durante mais de uma hora.
No mesmo local, mas num outro anexo a área de treinamento invadida, funciona a Companhia Brasileira de Cartucho (CBC), fabricante de munição.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, que acompanhou o trabalho no complexo, o grupo levou 12 fuzis e 40 pistolas. A PM informou ainda que cerca de 60 mil cartuchos também foram levados.
De acordo com Marzagão, 240 homens, entre delegados das polícias Civil e Federal e policiais militares, investigam a ação criminosa. Esse contingente foi dividido em 85 equipes na região. Depois do roubo, a segurança no complexo foi reforçada e até policial foi obrigado a se identificar.
Gravidez de menina de 9 anos é destaque na imprensa internacional
Decisão da Igreja de excomungar envolvidos em aborto foi citada. Ministro da Saúde diz que ficou 'impactado' com o caso.
O caso da menina de 9 anos que sofreu um aborto no Recife, na quarta-feira (4), ganhou destaque na imprensa internacional. Jornais e sites destacaram a decisão do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, que disse que a mãe dela e os médicos foram excomungados após a interrupção da gravidez.
A rede inglesa "BBC" informou que o aborto é permitido no Brasil, nos casos de violência sexual e quando a vida da mãe corre risco. O texto afirma que os médicos disseram que a menina de 9 anos estava incluída nos dois casos. O americano "The New York Times" citou uma entrevista com a diretora do hospital onde foi realizado o aborto, Fatima Maia, que confirmou os riscos para a mãe.
O "Daily Mail" lembra que o advogado da arquidiocese pernambucana, Márcio Miranda, afirma que "não matar" é uma lei de Deus. A publicação diz ainda que "há mais católicos no Brasil do que em qualquer outro país do mundo".
O caso também continua causando polêmica no Brasil. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, falou sobre o assunto na quinta-feira (5). "Ao defender levar a gravidez até o fim, estaria se colocando a vida dessa menina em risco. Há uma questão extremamente grave e eu fiquei impactado com os dois eventos: a agressão contra a menina e a posição desse bispo, que realmente é lamentável."
Em resposta, o arcebispo disse que não se arrepende de ter falado em excomunhão e ter se colocado contra o aborto. "Eu me arrependeria se não tivesse feito isso. Seria um pecado de omissão."
Ao site espanhol "Elpais.com", que também fez reportagem sobre o caso, o arcebispo disse, por telefone, que tem o dever de "alertar o público, para que tenham temor às leis de Deus".
A intenção da equipe médica do Cisam é prestar atendimento psicológico e orientação sobre planejamento familiar. De acordo com Cabral, contato entre os médicos e a família da menina será feito via Ministério Público. O médico informou ao G1 que a menina deixou o hospital acompanhada pela mãe e por representantes do Ministério Público de Pernambuco e da Secretaria Executiva da Mulher
Violência
A gravidez da criança foi descoberta na semana passada, depois que ela reclamou de dores e foi levada a uma unidade de saúde. Os médicos classificaram a gestação como de alto risco, pela idade e por ser de gêmeos. Segundo os médicos, a mãe pediu para que o aborto fosse realizado. O padrasto da menina foi preso, suspeito de ter abusado da garota e ser pai dos bebês que ela esperava. De acordo com a polícia, a menina sofria violência sexual desde os 6 anos.
Unesp aprova mudanças no vestibular a partir deste ano
Prova passará a ser realizada em duas fases. Questões deixarão de ser divididas em matérias.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovou nesta quinta-feira (5), em primeira votação, mudanças no seu vestibular a partir deste ano. A prova passará a ser feita em duas fases, uma em novembro e outra em dezembro. Além disso, as questões deixarão de ser divididas em matérias, valorizando a interdisciplinaridade, tendência registrada também na Fuvest.
Segundo o documento aprovado pela Câmara Central de Graduação da Unesp, as provas serão divididas em três “conjuntos nucleadores”. O documento segue para votação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O primeiro conjunto será Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que abrange as áreas de português, língua estrangeira, educação física, arte e informática. O segundo se chamará Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, com questões de matemática, física, química e biologia.
O último bloco, Ciências Humanas e suas Tecnologias, incluirá as tradicionais história e geografia, mas terá ainda sociologia, antropologia, política e filosofia, disciplinas normalmente não cobradas nos vestibulares.
“São áreas que já fazem parte do currículo do ensino médio, por isso têm de estar na prova também”, disse a pró-reitora de Graduação da Unesp, Sheila Zambello de Pinho. A Unesp é única entre as universidades estaduais de São Paulo que ainda realiza o exame em uma só etapa.
A coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, aprova as alterações. “A proposta da Unesp segue a tendência do Exame Nacional do Ensino Médio e de outros vestibulares que privilegiam a capacidade de leitura e de relacionar conhecimentos”, afirma. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Policiais bloquearam as ruas da área e um helicóptero é usado para localizar o suspeito. A Swat também foi chamada.
"Até onde sei, ele (Crawford) é o pai de algumas das crianças", afirmou o tenente Thomas Stacho.
A polícia informou que um menino conseguiu fugir de uma residência em um bairro de classe média de Cleveland, onde os tiros foram disparados por volta das 20h de quinta-feira (22h de Brasília), e pediu ajuda. Quando os oficiais chegaram ao local, o suspeito já havia fugido a pé.
O jornal local “Cleveland Plains-Dealer” informa que uma das vítimas era a mãe das crianças.
Crawford já tem um histórico de violência, incluindo um período na prisão em 2002 por um caso de violência doméstica que também envolveu armas e crianças, completa a publicação.
Novo viaduto fica isolado após descoberta de falha geológica em MG
Polícia Rodoviária Federal diz que trecho usado atualmente é perigoso. Dnit diz que deu início a nova licitação para terminar obras.
Uma falha geológica impede a construção dos acessos a um viaduto que já foi construído, mas ainda não é usado, em Minas Gerais. Até que uma nova licitação seja feita, os motoristas continuam colocando a vida em risco ao passar pelo Viaduto Vila Rica, mais conhecido como Viaduto das Almas. O trecho é um dos mais temidos pelos motoristas que passam pela BR-040.
O viaduto Vila Rica fica entre duas descidas, é sinuoso, estreito e não tem acostamento. Os radares que deveriam ajudar no controle da velocidade estão desligados desde outubro de 2007.
O trecho de 260 metros é marcado por tragédias. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, nos últimos cinco anos, 43 pessoas ficaram feridas e sete morreram em acidentes no local. Margaret Cordeito perdeu a irmã há três anos. "Começou a chover de um minuto pro outro, o carro derrapou, ela não teve como controlar o veículo e derrapou. Ela bateu de frente com um ônibus, não teve como desviar", contou.
Há décadas, os motoristas esperam uma alternativa. A solução apareceu em novembro de 2006, com o início das obras do viaduto, com traçado reto e mais seguro. Ele está pronto há quatro meses, mas ainda não há pistas de acesso.
Segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), houve um afundamento do solo, perto do local onde seria construída a ligação entre a pista e o viaduto. O conserto não estava previsto no investimento original e agora é preciso fazer uma nova licitação para concluir a obra. "O Dnit optou por fazer um novo traçado e, com isso, o valor do contrato extrapolaria o limite legal. Com isso, o Dnit optou por fazer uma nova licitação, que começou em 3 de março", disse o superintendente do Dnit em Minas Gerais, Sebastião Souza. O estado de conservação do Viaduto das Almas também preocupa. Vários pontos estão sem mureta de proteção e há poças d’água e buracos na pista. Motoristas são forçados a fazer manobras arriscadas. Para o engenheiro de tráfego Osias Batista, o Dnit precisa adotar medidas emergenciais que possam garantir o mínimo de segurança a quem passa pelo local. Entre as prioridades estão a recuperação do pavimento, a recuperação da mureta e a reutilização de radares, para controlar a velocidade dos carros.
Souza diz que o departamento faz constantemente a manutenção do trecho. A expectativa é de que o novo viaduto seja liberado até fevereiro do ano que vem. Sobre a reativação dos radares, o Dnit prometeu publicar os novos editais ainda neste mês.
Bebê é encontrado em caixa de sapatos em Pernambuco
Criança foi abandonada perto de hospital de Petrolina. Menino, que pesa quase três quilos, passa bem, segundo médicos.
Um recém-nascido foi abandonado dentro de uma caixa de sapatos, nas proximidades de um hospital, em Petrolina (PE), na noite de quarta-feira (4). Um homem encontrou a caixa e avisou funcionários da unidade de saúde. "A gente saiu correndo pra verificar se era realmente uma criança na caixa de sapatos. A primeira ação foi levar o bebê para o hospital", disse o recepcionista Charles Dias. O menino, que pesa quase três quilos, recebeu atendimento e foi levado para uma maternidade. Ele passa bem, segundo os médicos.
"Assim que a criança for liberada do hospital, será levada para um abrigo do município, e vamos informar o promotor e o juiz da Infância e da Juventude, para que sejam tomadas as devidas providências", disse o conselheiro tutelar Júlio Costa Filho.
A polícia está investigando o caso.
Mas, apesar da isenção no rendimento mensal, esse contribuinte poderá ter de fazer a declaração de imposto de renda, caso se enquadre em outras situações que exijam a prestação de contas (veja aqui as situações).
Quem tiver que declarar deverá lançar o valor da aposentadoria isenta de IR por doença grave na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis. A isenção do imposto não se estende a outra fonte de renda que o contribuinte tiver. Alguém que seja aposentado por doença grave estará isento do IR apenas no valor que recebe da Previdência. Caso receba o valor do aluguel de um imóvel, por exemplo, deverá pagar imposto.
Laudo
Para ficar isento da cobrança do imposto, é preciso comprovar a condição de portador de doença grave com um laudo pericial emitido por serviço médico oficial. Se o motivo da aposentadoria tiver sido doença grave, o imposto já não será descontado. Mas, se a doença foi descoberta depois, é preciso passar por uma perícia. “É muito comum a pessoa se aposentar e aparecer um problema. Ela terá que pedir uma perícia. Se o contribuinte é do setor privado, é preciso pedir uma perícia junto ao INSS para comprovar. Nesse caso, o próprio médico vai comunicar o departamento de finanças do órgão, do INSS, para que já considere o contribuinte isento”, explica o consultor.
Se for comprovado que a doença existia há algum tempo, é possível pedir a devolução do imposto de renda descontado na aposentadoria ou na pensão recebida nos anos anteriores. Para isso, é preciso fazer declarações retificadoras, informando o rendimento recebido como isento e não tributável por doença grave.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!