Tiroteio interrompe o tráfego de trens
Rio - Um intenso tiroteiro entre traficantes do Morro da Coréia e policiais do 14 ºBPM (Bangu) deixou os usuários dos trens do ramal de Santa Cruz a pé na manhã desta sexta-feira.
Os policiais foram apurar informações do Disque-Denúncia sobre a ação de dois traficantes conhecidos como Tola e Aranha. Eles estariam praticando crimes de tortura contra os moradores da comunidade. Por volta das 6h, uma equipe do batalhão com apoio de dois Caveirões entraram na comunidade à procura dos traficantes. Os policiais foram recebidos a tiros pelos traficantes, dando início ao confronto.
A informação é que um suspeito foi atingido durante o confronto, e levado para Hospital Estadual Albert Schweitzer. Foram apreendidos um fuzil Norinko, modelo MAK-90 Spoter, calibre 7.65x39 mm de fabricação chinesa e um rádio transmissor.
Por volta das 7h, o confronto interrompeu a circulação de trens no ramal de Santa Cruz, no trecho entre as estações de Campo Grande e Bangu, na Zona Oeste do Rio. Os PMs do 14º BPM (Bangu) também vasculharam as favelas do Rebu, Taquaral e Vila Aliança, em Senador Camará, mas o tiroteio foi mais intenso na Favela da Coréia.
Durante o confronto os bandidos atiraram nos cabos de energia elétrica, de cima das lajes das casas próximas à estação e do alto de um viaduto. Com o corte da energia duas composições ficaram paradas no meio dos trilhos. Assustados, os passageiros tiveram que descer dos trens, e retornar para a estação andando. A SuperVia suspendeu a circulação dos trens nas estações de Santíssimo, Senador Camará e Senador Augusto de Vasconcelos.
A SuperVia informou que foi por medida de segurança, a alteração de circulação de trens no ramal Santa Cruz. Os trens diretos e paradores do ramal Santa Cruz circulam da estação Central do Brasil a Bangu e da estação Campo Grande a Santa Cruz, nos dois sentidos. Nos demais ramais a circulação é normal. Técnicos da Supervia foram para o local fazer os reparos da rede.
A previsão é que os ramais sejam reativados no final da tarde. A SuperVia informa que as dúvidas podem ser retiradas pelo telefone: 08007269494
GNV fica 7% mais barato em maio
Rio - Boa notícia para quem usa gás natural: residências, empresas e donos de carros movidos a GNV. Em maio, o preço do gás natural vai ter uma queda de, em média, 7% para os consumidores do Estado. Isso vai ocorrer em conseqüência da redução dos preços do petróleo e de seus derivados no mercado internacional.
ACUMULADO
No mês passado, o preço do gás natural tinha sofrido uma queda de, em média, 9%. A redução acumulada no ano chega a cerca de 16%. Em torno de 600 mil carros do Estado (50 mil táxis) usam GNV. Isso representa 30% da frota de 2 milhões de veículos.
Polícia Militar divulga o edital do tão esperado concurso para soldado
Rio - A Polícia Militar divulgou o edital do tão esperado concurso para soldado.A oferta é de 4 mil vagas. Diferentemente da seleção anterior, desta vez mulheres também poderão se inscrever. São 200 vagas destinadas a elas, com lotação no Batalhão de Polícia do Turismo.
As demais 3.800 chances são destinadas aos homens, sendo 1.600 para trabalho na capital e 2.200 distribuídas pelo seguintes municípios: São Gonçalo (125), Campos (150), Barra do Piraí (75), Nova Friburgo (50), Niterói (150), Duque de Caxias (150), Nova Iguaçu (150), São João de Meriti (100), Queimados (50), Cabo Frio (100), Petrópolis (50), Volta Redonda (75), Itaperuna (50), Teresópolis (50), Macaé (150), Angra dos Reis (75), Magé (75), Itaboraí (100), Santo Antonio de Pádua (50), Resende (50), Três Rios (50), Belford Roxo (75), Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (50) e Batalhão de Polícia Rodoviária (200). Ao se inscrever, os candidatos comprometem-se a, se aprovados, ficar durante, no mínimo, oito anos na mesma unidade. No caso das mulheres, serão cinco anos.
REQUISITOS MÍNIMOS
A seleção para a Polícia Militar é aberta a candidatos com, pelo menos, o Nível Médio completo. Também é preciso ter carteira de motorista, idade entre 21 e 30 anos (até 29 de março de 2009), altura mínima de 1,68m para homens e 1,60m, mulheres (descalços e descobertos), e peso proporcional à altura. As inscrições serão aceitas entre os dias 9 e 29 deste mês no site www.policiamilitar.rj.gov.br. O depósito da taxa de R$ 65 deverá ser feito no Banco Itaú, por meio de boleto bancário, na conta corrente 03738-7, agência 5673 em nome da PMERJ — Inscrição em Concurso. Quem não tiver acesso à Internet poderá ir a um dos batalhões fazer a inscrição.
Ensino para a inclusão Lula inaugura escolas técnicas em Cabo Frio, Caxias e Volta Redonda falando em melhores condições de empregabilidade
Rio - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou ontem escola técnica em Cabo Frio, em cerimônia transmitida por monitores para Duque de Caxias e Volta Redonda, onde simultaneamente estavam sendo abertas oficialmente unidades semelhantes. Os cursos serão de Nível Superior e Nível Médio profissionalizante. Lula ressaltou a importância do ensino técnico para a inclusão social e criticou o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por conta de sua política para o setor.
Em seu discurso, o presidente enfatizou a necessidade de os jovens terminarem o Ensino Médio com uma profissão, o que lhes daria melhores condições no mercado de trabalho. A expectativa do governo é terminar 2010 com 314 escolas técnicas em todo o País, mais do que o dobro das 140 que encontrou ao assumir em 2003. “Vocês sabem o preconceito que sofri. Eu não sabia nem falar direito, eu falava ‘menas’ laranjas”, brincou o presidente, lembrando que o futebol também proporciona ascensão social.
Lula criticou o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza por ter enviado ao Congresso projeto que impedia o governo federal de manter escolas técnicas. A lei teve que ser alterada para que a atual gestão ampliasse a rede. Só este ano, serão inaugurados cem institutos que mesclam ensino técnico com cursos superiores, incluindo licenciaturas.
Houve uma gafe de Lula quando ele lembrou a escola técnica inaugurada semana passada em Manguinhos, do governo do estado. Ao dizer que o prédio, cedido pelo Exército, faria inveja até à rainha da Inglaterra, ele trocou o nome da majestade Elizabeth por Margareth.
Durante a cerimônia, estudantes protestaram contra a falta de passe livre. Como não conseguem gratuidade por serem da rede federal, muitos estão tendo dificuldade para estudar. Havia alunos de escolas técnicas de vários municípios da região, como Alexsander Amaral da Hora, 15 anos, que mora em São João da Barra e estuda em Macaé. “A passagem custa R$ 10, e é difícil para pagar”, conta. Lula se sensibilizou com o protesto dos estudantes e pediu para os prefeitos solucionarem o problema. Pela legislação estadual, o passe livre funciona apenas na rede do estado e municipais.
Verbas para recuperação após chuvas Durante a cerimônia, o presidente Lula anunciou a edição de uma medida provisória para ajudar os municípios do Estado do Rio que foram mais castigados pelas chuvas durante o verão. Ele atendeu a um pedido do governador Sérgio Cabral a favor da recuperação dessas cidades. Só no Norte Fluminense, foram 50 mil desabrigados e desalojados. O valor da ajuda federal ainda não foi definido. Segundo o presidente, essa medida ainda precisa ser estudada pelo Ministério da Integração Nacional e pela Casa Civil. “Tem que ser uma coisa razoável”, disse Lula. O governador informou que as verbas serão destinadas às famílias que perderam suas casas nas enchentes e à recuperação da infra-estrutura, principalmente das estradas. Ele ressaltou a importância da ajuda em discurso para Lula: “O senhor está chegando aqui hoje num dia de sol, graças a Deus, pois estamos melhor em termos de clima. Mas no final de dezembro e início de janeiro, atravessamos uma fase muito dura no estado”.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!