![]() |
Fotos: Reprodução |
A cena se repete e a indignação cresce: mais uma vez, pessoas com deficiência física são alvo de desrespeito e constrangimento no transporte público de Rio das Ostras. O caso mais recente envolve Vinícius Lima, paratleta, conselheiro do COMDEF (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e amputado da perna direita. Ele foi humilhado durante uma viagem em uma van da linha Jardim Miramar x Zen, na tarde desta sexta-feira, 25/04, (por volta das 12h30).
Vinícius, que estuda no SENAI de Macaé, tem utilizado diariamente o transporte coletivo da cidade há cerca de três meses, sempre embarcando no ponto inicial da Zen e desembarcando no Jardim Atlântico. Apesar da rotina conhecida pelos motoristas, ele foi cobrado de forma agressiva por não ter anunciado previamente que era passageiro com gratuidade — direito garantido por lei federal e que não exige prévia autorização ou comunicação ao condutor.
O episódio foi registrado em vídeo por Vinícius, que, visivelmente
constrangido, fez um apelo:
“Eu sou gratuidade, e eles alegaram que eu não avisei. Olha aqui a minha perna, eu não tenho perna. Eu preciso avisar que não tenho perna? O motorista está xingando, falando palavrão. Eu quero fazer essa denúncia, pedir apoio ao Comdef, ao vereador Derlan Espanhol e ao prefeito Carlos Augusto. Isso não pode continuar.”
A denúncia foi encaminhada ao COMDEF, que deverá tomar as medidas cabíveis. O caso evidencia não só a falta de preparo e empatia por parte de alguns motoristas, como também a urgência de fiscalizações mais rigorosas e treinamentos para garantir o respeito à legislação e à dignidade das pessoas com deficiência.
Vinícius destaca ainda que a prática de exigir que o passageiro com deficiência anuncie sua gratuidade ao embarcar tem se tornado rotina no transporte coletivo local. “Eles já sabem que sou amputado. Não tenho que estar explicando minha condição todos os dias. Isso é humilhante”, reforça.
Infelizmente, este não é um caso isolado. Recentemente, uma senhora de73 anos e seu neto autista também foram vítimas de constrangimento semelhante ao tentar utilizar o transporte público. Casos assim escancaram o despreparo e a falta de sensibilidade de alguns profissionais do setor, prejudicando a imagem de toda a categoria.
O transporte coletivo é um serviço público essencial. T
odos os
passageiros, especialmente os que possuem direitos específicos garantidos por
lei, devem ser tratados com respeito, empatia e dignidade. A repetição desses
episódios em Rio das Ostras exige providências urgentes por parte do poder
público e das empresas responsáveis.
Caso os usuários se sintam lesados, é importante formalizar
reclamações junto aos seguintes órgãos:
Sectran Direto:
E-mail: sectran.transportes@gmail.com
Telefones: (22) 2771-6039 / (22) 2771-3495
Sectran Ouvidoria:
E-mail: sectran.ouvidoria@gmail.com
Telefone: (22) 2771-2842 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência –
COMDEF/RO:
E-mail: comdefriodasostras1@gmail.com
Telefone: (22) 2771-8942
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI:
E-mail: conselhodapessoaidosa.ro@gmail.com
Telefone: (22) 2771-8942
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!