Guardas municipais de Macaé e região aprimoram segurança comunitária em treinamento de campo | Rio das Ostras Jornal

M

Guardas municipais de Macaé e região aprimoram segurança comunitária em treinamento de campo

Imagem gerada com IA
Imagem gerada com IA

Macaé sediou recentemente uma etapa crucial do Programa Município Mais Seguro, com guardas municipais da cidade e de municípios vizinhos participando de um intenso treinamento em campo. A iniciativa, do governo federal em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa capacitar multiplicadores para a prevenção da violência com foco na atuação comunitária.

A quinta-feira foi dedicada à prática, onde agentes de Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Búzios percorreram locais estratégicos. O objetivo principal foi aprimorar o olhar para a percepção de riscos e a identificação de pontos de vulnerabilidade, contribuindo para uma segurança mais eficaz e voltada ao bem-estar da população.

A Prática em Campo e a Visão Cidadã na Segurança

Durante a atividade de campo, os guardas municipais visitaram estabelecimentos como o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba e o Colégio Municipal Maria Isabel. Nesses locais, o foco foi analisar detalhadamente a infraestrutura e o ambiente para identificar possíveis falhas de segurança, como controle de acesso, barreiras físicas inadequadas, pontos cegos e vegetação mal posicionada que poderia comprometer a proteção dos cidadãos.

O secretário de Segurança de Macaé, Tales Borges, ressaltou a importância da formação com um olhar voltado à cidadania. “O foco de tudo o que está sendo passado é a preservação do bem-estar das pessoas, de como diversos fatores podem interferir e como o papel do guarda deve ser em diferentes contextos. Tudo isso contribui para aprimorar o trabalho de segurança desenvolvido diariamente em nossa cidade”, afirmou Borges, destacando a relevância da abordagem preventiva.

Multiplicadores da Segurança Comunitária na Região dos Lagos

A capacitação, que incluiu duas semanas de aulas teóricas, culminou na aplicação prática do conhecimento. A supervisora Celene Medeiros, da Guarda de São Bernardo do Campo-SP e instrutora do Programa, explicou a transição da teoria para a prática: “Buscamos com esse trabalho em campo trazer essa visão de cuidado, da proximidade com a população. O guarda reconhece a realidade do ambiente e identifica fatores que podem comprometer a segurança”.

A experiência tem sido amplamente elogiada pelos participantes. Daiana Azevedo dos Santos, Guarda Municipal Civil de Búzios com 14 anos de atuação, expressou sua satisfação: “Está sendo muito gratificante, o curso abre novos horizontes, ainda mais esse tópico que aborda a polícia comunitária, que tem como contexto esse contato realmente com a população. É uma experiência que agrega muito à nossa prática diária de trabalho”.

Sandro Henrique, Guarda Municipal de Macaé com 22 anos de experiência, também destacou o aprendizado e a troca de conhecimentos com colegas de outras cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense. “Estamos aprendendo coisas que nunca tínhamos visto antes e que serão muito importantes para o nosso desempenho junto à população. Além disso, o fato de sairmos dessa formação como multiplicadores oportuniza que muito mais pessoas recebam a informação que estamos levando daqui”, pontuou.

O Programa Município Mais Seguro, uma iniciativa federal, busca fortalecer as forças de segurança locais, promovendo uma cultura de prevenção e proximidade com a comunidade. Para mais informações sobre programas de segurança pública, visite o site do Ministério da Justiça e Segurança Pública: gov.br/mjsp.

O Rio das Ostras Jornal acompanha o caso.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade